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Entrevista: Linha Seiko Ananta

Iniciado por shun, 03 Março 2010 às 21:34:03

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shun

Olá pessoal, comprei um exemplar de uma revista de "Relógios & Jóias" destinado ao mercado europeu(Portugal) e com a devida autorização vou transcrevê-la aqui, ja que todos somos fãs da Seiko!  ;)

"A linha Ananta reúne a melhor tecnologia da Seiko"

Ananta, ou 'infinito' em português, é o nome da linha que a Seiko se prepara para lançar mundialmente. Uma coleção de prestígio, com modelos mecânicos e Spring Drive, que se assume como a aposta da marca niponica para um posicionamento mais alto da Seiko a nível internacional. Robert Wilson, diretor de merketing europeu da marca, explica a estratégia por detrás da linha Ananta.

R&J: Pela primeira vez a Seiko vai lançar uma linha de prestígio no mercado global. Porquê esta decisão, numa época de recessão?

R.W.: Quanto à crise, não sei se é boa ou má para o lançamento da coleção Ananta. Algumas pessoas dizem que não é boa altura para lançarmos algo com esta dimensão. Outras dizem que para relógios mecânicos com valor acrescentado, onde a linha Ananta se insere, é uma boa altura. É a resposta dos nossos retalhistas( revendedores ), a quem temos apresentado a linha Ananta nos ultimos 3-4 meses, que é extremamente positiva, muito melhor do que estaríamos a espera. A questão sobre a crise é uma questao dificil. De fato temos tido relógios de prestígio no mercado doméstico durante muitos anos e essa é a Seiko de gama média que é familiar a Europa. De certa forma é uma situação estranha, quase esquizofrenica. temos uma Seiko no Japão e outra a nivel internacional e no nosso mundo global isso nao é sustentável, o que queremos é ter uma só Seiko no mundo. Durante os ultimos dois anos, talvez por causa da internet e de outras formas de comunicação, muitas pessoas conhecem o tipo de produto que vendemos no mercado doméstico, particularmente produtos como o Grand Seiko. E muitoos consumidores, colecionadores, jornalistas e retalhistas pediram-nos para trazer esses produtos para a Europa. Queríamos fazê-lo há muito tempo, mas nao podíamos porque nao conseguiamos produzir relogios mecanicos suficientes.
Com a linha Ananta isso muda, Agora já temos a capacidade de entregar o que os retalhistas precisam. Mas, a linha Ananta nao é uma mudança tão dramática como isso. Nos últimos 3-4 anos temos deliberadamente introduzido produtos cada vez mais caros. Logo esse lançamento acaba por ser o desenrolar de uma situação que acontece progressivamente há cinco anos. Além disso, o preço médio da Seiko na Europa tem subido significativamente nos ultimos 3-4 anos. Nao só é a altura correta para nós em termos de capacidade de produçao, como pensamos que ja mudamos a imagem da Seiko de uma forma que os consumidores irao aceitar mais facilmente a introdução destes novos produtos.

R&J: A linha Ananta é o culminar dessas mudanças?

R.W.: A linha Ananta é mais uma expressão dessa estratégia, não será apenas o fim.
Afinal todas as marcas de relógios são viagens e nao destinos. Eu pessoalmente gostaria de ver a linha Grand Seiko na Europa e penso que há uma ótima hipótese de o fazermos. Temos uma Loja exclusiva da marca em Paris, o Grand Seiko é aí vendido e tem muito sucesso. Sabemos que a procura existe, mas temos que seguir um pouco mais devagar porque ainda há limitações no que podemos produzir.

R&J: A linha Ananta é uma estratégia para posicionar a marca mais acima no mercado internacional?

R.W.: Certamente. A Ananta é quatro a cinco vezes mais cara do que a média de preço dos outros relógios Seiko. è uma grande afirmação da nossa parte. Começamos com o Spring Drive há um ano e meio atrás, por isso, como coleção, nao é a primeira vez que temos produtos nessa gama. O que é nosso é o fato de nos focamos tanto e fazermos um esforço de marketing tão forte numa coleção desse preço. Iremos fazer muito mais barulho com a linha Ananta a nível de marketing e publicidade do que alguma vez fizemos com um produto desse gênero.

R&J: O objetivo é abandonar os produtos de gama média?

R.W.: Não (UFA!!  ;D), porque se o fizéssemos nós também desapareceríamos. E não é essa a nossa intenção, Sabemos que na Europa temos cerca de 5 milhares de retalhistas muito leais que têm clientes que cresceram a gostar dos Seiko de 200 a 500 euros. E nao vamos dizer adeus a esses parceiros e clientes, claro que não. O que estamos a tentar fazer é adicionar algo acima disso. No entanto, diminuímos a coleção tirando alguns dos modelos de gama mais baixa. Não é nada muito dramático, é algo que temos vindo a fazer ao longo do tempo e continuaremos a atualizar, nao só a gama mais alta da coleção, mas também a de preços mais baixos. Portanto, se alguem quiser comprar um Seiko a 300 ou 400 euros no futuro poderá fazê-lo, mas será um relógio melhor ao mesmo preço.

R&J: Qual o objetivo da nova campanha de publicidade centrada na Ananta e na história da marca?

R.W.: Não é tanto a história da Seiko que queremos promover. O que queremos fazer é explicar a credibilidade da marca. A maior parte das pessoas vê a Seiko como uma empresa que chegou de repente com o relógio de quartzo em 1969 e provavelmente sabem que somos a marca de quartzo que revolucionou o mercado nos anos 70, 80 e 90. O que nao sabem é que há muito tempo que produzimos outro tipo de relógios que nos permitiram trazer agora o Ananta mecânico e o Spring Drive. Portanto nao vamos contar a nossa historia, vamos sim colocar a linha Ananta num contexto. É uma maneira de dizer que tudo isso nao surgiu do nada, que vem de uma empresa com credibilidade e capacidade de manfatura.

R&J: Como definiria a coleção Ananta?

R.W.: Linda! Primeiro é uma coleção masculina, nao existes relógios femininos na linha Ananta; depois reúne a melhor tecnologia que a Seiko tem. Foi-lhe dado o nome de Ananta, que significa o infinito, porque foi dito aos designers que podiam fazer tudo o que quisessem. Podiam escolher qualquer movimento que quisessem ou construir novos e podiam criar qualquer ideia de design. Era uma folha em branco. O que eles quiseram fazer foi escolher o melhor da Seiko. Na opinião deles, e penso que a maior parte das pessoas concordará, o melhor da Seiko é a tecnologia Spring Drive e os relógios mecanicos topo de gama. É por isso que a coleção foi assim chamada. Outra questão importante sobre a linha Ananta é que é  primeiro relógio que iremos lançar na Europa e no mercado doméstico. Será lançado ao mesmo tempo em todo o mundo, da mesma forma, com a mesma campanha.

R&J: Numa altura em que a indústria relojoeira atravessa tempos difíceis, como vê o futuro desta indústria?

R.W.: Ninguem está imune a esta situação de crise. Também a Seiko tem passado por um momento difícil. No ano comercial que terminou a 23 de Março, o negocio de relojoaria na Seiko ainda estava a dar lucro, mas estava a descer, nao tanto na Europa, mas sobretudo na América e na Ásia. A minha opiniao é que a industria relojoeira em 2006/2007 estava numa espécie de momento "bolha", um momento irrealista. Todas as empresas de relojoaria em praticamente todas as gamas tiveram ótimos resultados. Por isso, quando esta crise acalmar, como tenho certeza que fará pelo menos antes do natal de 2010, quem sabe até mais cedo, penso que nao voltaremos aos níveis de 2007, mas sim aos de 2005, altura em que todos faziamos negocio também. Quando se diz que as exportações relojoeiras suiças desceram 30% nos últimos meses, essa porcentagem refere-se a um período de "boom" irrealista, tendo em conta que tinhamos subido muito. Talvez agora haja um pouco mais de sanidade no mercado. Também ja reparamos que muitos produtores de relógios, incluindo nós próprios, responderam à crise reforçando a gama de preço médio das suas coleções.
Por isso penso que as manufaturas irão responder com uma oferta melhor. Nao estamos apenas à espera que a crise passe. A industria está a responder de uma forma positiva e assim ajudaremos a diminuir o período de impacto desta crise. Por outro lado, as marcas quie tem integridade de manufatura ião continuar bem nos proximos anos e as marcas que sao construídas sobre uma base de manufatura menos sólida poderão sofrer mais. É muito interessante se virmos o tipo de mensagens publicitárias que a indústria está a lançar neste momento. Todas as grandes manufaturas estão a falar sobre o que é que seus produtos fazem, onde sao produzidos, como são produzidos, há muito menos enfoque naquilo que chamamos de estilo de vida. Está a decorrer uma mudança na linguagem do negócio dos relógios. E essa integridade manufatureira será a nova linguagem.

R&J: E como vê a Seiko nesse futuro?

R.W.: Isso está nas nossas mãos, porque afinal somos uma das 23 ou 24 empresas relojoeiras do mundo que produzem cada parte de cada relógio. Se de fato houver uma mudança nessa linguagem da indústria, então a Seiko estará bem. Aliás a Seiko atualmente está bem em todas as gamas de preço, curiosamente. Claro que nenhuma crise é boa para nós, mas estamos bastante confiantes para os proximos dois anos.

Fonte: Relogios & Jóias


Ufa gente, acabou! ( tive que transcrever tudo na raça, perdão a falta de acentos em alguma palavras )
Espero que gostem!!!


Para os nossos amigos de Portugal "leon" e "correia" há também uma pergunta sobre como a Seiko está no mecado Português, que acabei nao transcrevendo, mas se estiverem interessados me mandem uma MP que ficarei feliz em transcrever aquela parte para vocês.


michelim

Shun, gostei muito da transcrição, obrigado!!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

leon

 ;D Boa noite amigo Shun aquí a Seiko está muito bem posicionada a nível de mercado.


Abs
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

Alberto Ferreira

Salve!

Legal, Shun!
Grato por compartilhar.

Eu pensei que você pretendia postar aqui (replicar) a integra de um artigo.  :D

Abraços,
Alberto

igorschutz

Muito legal, Shun!

Obrigado pelo esforço em compartilhar conosco.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Arrais

Gostei mesmo...obrigado pelo esforço shun...valeu a pena. Bom ver a seiko com estas ambições  ;)
Easily satisfied with the Best

Wadley

Beleza.   

Realmente a linha Ananta é diferenciada.

Vamos ver como fica esse reposicionamento da Seiko no mercado europeu.
Wadley

Tomas


     Muito boa a materia  ;) , obrigado .

abraços, Tomas
abraços Tomas.

kinder

Materia de primeira, parabéns meu irmão.......


Abraços, KINDER ;D

Jefferson

Caro Shun,

Muito boa a matéria. Parabéns por seu esforço em transcrever e compartilhar conosco.

Um abraço,

Jefferson

shun

Obrigado gente, eu aprendi tanto por essas bandas que um dia eu tinha que tentar contribuir com algo também né?  :P

Daniel Eira

Shun,

Muito obrigado por compartilhar! Muito bom!

Abs

Daniel
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ESTRELADEDAVI


Muito legal a reportagem Shun, adorei, e torço pela Seiko se posicionar melhor no mercado, afinal ela também é uma manufatura de peso e produz ótimos relógios.

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

Desotti

Valeu por compartilhar Shun, o Ananta Chrono já se tornou um objeto do desejo para mim. ;)

Abraço!

Marcelo.