Menu principal

COMO DEVEMOS FAZER AS NOSSAS CITAÇÕES, POSTAR E RESPONDER?

Iniciado por Alberto Ferreira, 26 Fevereiro 2010 às 19:28:41

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Bem,...
Se me permitem... Sem querer ser chato, e talvez já o sendo...   :P

A rigor, o tema desta minha mensagem não é (diretamente) relógios, portanto, após um período para visualização aqui no espaço principal e para a devida consideração dos amigos, eu vou transferí-la para o nosso famoso botequim, onde eu creio que ela até caiba melhor.
Mas talvez seja interessante que ela fique aqui por um par de dias...

É o seguinte...
Eu já recebi (por MP) alguns comentários a respeito de como nós devemos (ou deveríamos) fazer para que as nossas postagens sejam mais claras, fáceis e agradáveis de ler, o último desses comentários foi recebido de um nosso (muito atuante) colega, hoje.

Eu confesso que também já havia pensado em comentar sobre este ponto, de tentar dar algumas dicas de como seria mais interessante que façamos, etc.

1) Postagens com muitas fotos (e sendo elas, por vezes, grandes), excedendo mais de uma tela, etc...
Tudo bem...
Pode até ser necessário, mas...
Por vezes, ao postarmos tudo ao mesmo tempo, e não em mais de uma mensagem, nós fazemos com que quem nos leia perca um pouco a concentração e o foco...
Pensem nisso.  ::)

2) O nosso fórum permite respostas com "citação".
Ótimo!  8)
Isso ajuda na medida em que é feita uma referência à mensagem específica que queremos responder ou comentar, posto que a mensagem original pode estar localizada algumas páginas "para trás", etc...

Mas,...
Amigos, se possível, editem apenas a parte relevante da mensagem original, evitando citar a íntegra (que muitas vezes já contém respostas e/ou comentários das mensagens anteriores, em "cascata"). Fazendo isso, a coisa fica mais clara para quem lê.

Para fazer esta edição, basta usar a função "citar" e depois apagar as parte "não relevantes" do texto original.

Ao fazermos isso, como eu tentei dizer, facilitamos a compreensão e a leitura, além de evitarmos uma desnecessária repetição de algo que apenas tomará lugar na tela.

Bem, meus amigos,...
Eu espero que vocês entendam e recebam esta minha mensagem como uma mera e bem intencionada sugestão.  8)

Algum comentário?
Alguém gostaria de acrescentar algo?  ::)

Um grande abraço a todos!
Alberto

nilomis

Completando as sábias palavras do Alberto (se é que isto é possível ...)

Quando se "cita" uma mensagem, a mensagem "citada" fica dentro de um par de tags marcados com QUOTE.

Note que quando se "cita" uma mensagem que já "citou" outra(s) os tags QUOTE ficam aninhados (um dentro do outro).

Não é considerado polido (na verdade é chato mesmo  ::) ) escrever dentro desses tags, pois estaremos adulterando a mensagem original.

Grato,

Nilo

igorschutz

Eu gostaria de acrescentar algo:

Quando responderem com citação uma mensagem que contém fotos, evite re-publicar estas fotos, a não ser que seu comentário seja especificamente sobre a imagem em si, senão polui muito a visualização.

Se você quer elogiar o relógio do colega, não é necessário re-publicar a imagem dele para isso. É só mencionar o nome/nick, modelo, etc. e fazer seu elogio (p. ex. "Bonito Rolex Sub, Zequinha!").

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Paulo Sergio

100% certas as colocações dos amigos Alberto, Nilo e Igor!!!
Temos que quebrar paradigmas!!!
Orientar, sempre, faz parte da amizade saudável deste time!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

EduBSB

Como participo deste forum mais lendo do que respondendo, sinto-me a vontade para fazer a seguinte observação.

Já aconteceu de, ao acessar a determinado tópico (recente ou não) que me chamara a atenção, ter observado que quando uma

resposta mais detalhada ou complexa é dada, geram-se comentários e observações acerca da mesma e os comentários subsequentes

acabam se relacionando a estes novos comentários e observações dados. Em suma, acontece um pouco como aquela brincadeira de telefome sem fio,

onde a mensagem final difere bastante da original, e o assunto a ser debatido acaba sendo outro. Ao analizarmos a postagem inicial e a(s)  útima(s)

resposta(s) de alguns tópicos, constataremos que os assuntos mencionados são completamente distintos. Essa abordagem paralela tem seus méritos,

mas é interessante  manter o foco, não fugindo dos questionamentos iniciais.

Agradeço a Atenção                                 Edu.

FALCO

Citação de: nilomis online 26 Fevereiro 2010 às 19:42:15...
Quando se "cita" uma mensagem, a mensagem "citada" fica dentro de um par de tags marcados com QUOTE.
Note que quando se "cita" uma mensagem que já "citou" outra(s) os tags QUOTE ficam aninhados (um dentro do outro).
...

As citações ficam entre comandos e estes entre "colchetes" = [...].
Acho importante frisar o amigo nilo, quando citamos mensagens já com citações, basta editar a parte entre os comandos e substituir o texto "re-citado" por reticências, todos entenderam que lá havia um texto que não é importante na mensagem atual.

Citação de: nilomis online 26 Fevereiro 2010 às 19:42:15...
Não é considerado polido (na verdade é chato mesmo  ::) ) escrever dentro desses tags, pois estaremos adulterando a mensagem original.
...

Adicionando, acho indelicado escrever no texto citado, mas essencial editá-lo, de forma à retirar aquilo que não precisa ser citado

Citação de: igorschutz online 26 Fevereiro 2010 às 19:44:59
Eu gostaria de acrescentar algo:
...
Quando responderem com citação uma mensagem que contém fotos, evite re-publicar estas fotos, a não ser que seu comentário seja especificamente sobre a imagem em si, senão polui muito a visualização.
...

Na minha opnião nunca devemos citar fotos, não existe razão (raríssimos casos, onde a foto está em páginas passadas a foto deve ser citada), ao citar uma mensagem, no lugar da foto, devemos colocar um: (foto) para lembrar que ela existe na mensagem original. E se for apenas elogiar a foto, não precisa citá-la, apenas indicá-la.

E para concluir, a citação existe para chamar a atenção à um ponto específico da mensagem, se vai citar tudo, não cita nada e apenas responde, o efeito será o mesmo.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

HumbertoReis

Sim, acho válidas todas as informações e comentários aqui expostos.

Concordo que a poluição gerada por fotos dentro de citações é desconfortável.

Quanto a desvirtuar do tema original do tópico: o ideal seria mantermos o foco, sim, mas isso é missão quase impossível, dada a infinidade de temas que nos agradam e que se relacionam ao tema abordado nos tópicos. O legal é que de vez em quando surge um que diz 'voltando ao tema do tópico'... Daí retomamos a marcha inicial.

Pandolfi

Amigos, eu acho que alguns dão muito espaço entre as linhas.
Assim, uma mensagem de umas quatro linhas toma quase meia página.
Abração.
Pandolfi

Cigano

Muitas das vezes eu não republico as fotos só a menssagem, só quando já está em pagina passada que eu republico a foto para que possam ver do que satra a minha replicação !!
Abraços,
Cigano!