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Entrevista com o CEO da Bonhans sobre o mercado atual de leilões

Iniciado por flávio, 13 Abril 2022 às 12:11:03

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flávio

Interessante essas duas passagens, que traduzi diretamente via Google.

HODINKEE: O aumento nos preços das principais marcas em leilão significa que há uma oportunidade de aumentar a conscientização sobre fabricantes menos conhecidos – onde há tanto conteúdo relojoeiro, mas a um preço acessível.

Concordo plenamente com você nessa observação. E acho que não é surpreendente porque é exatamente o que aconteceu na arte contemporânea e na arte moderna e em muitas outras categorias. No topo da pirâmide há tão poucos jogadores ou tão poucas pessoas que podem jogar, então o fato de você ter acesso a uma oferta muito mais ampla na pirâmide, acho super interessante para a indústria e certamente excita o consumidor. Não há dúvida sobre isso.

HODINKEE: Na arte contemporânea, chegou-se ao ponto em que você tem que ser praticamente um fundo soberano para fazer lances.

Exatamente. E isso é obviamente ridículo, e é ótimo que existam pessoas, fundações ou museus por aí que possam pagar por isso, mas acho que o espaço de luxo também precisa ser acessível. Obviamente, todas as categorias devem estar focadas em exibir e aumentar a conscientização sobre a variedade e a amplitude do que está lá fora. E você pode, como você sabe melhor do que eu, conseguir alguns relógios incríveis por preços que você e eu podemos pagar.

HODINKEE: Resultados recordes de leilões recebem muita atenção, mas, na verdade, muitas vezes há lotes que representam ótimos relógios, mas que na verdade custam menos de US $ 10.000. Temos a impressão de que você precisa ser um bilionário para jogar, mas se você observar os resultados reais, isso não é verdade.

Não, não é verdade. Tivemos uma venda de relógios pela primeira vez em Paris na semana passada, e vimos exatamente isso, tínhamos cerca de metade dos lotes que estavam no limite inferior, nessa faixa, de 6.000 a 12.000 euros, e eles venderam perto dessas estimativas, mas havia atividade em torno deles porque eram peças interessantes e acessíveis. Então eu acho que definitivamente há uma tendência clara lá.

Os relógios da Bonhams fazem parte de um foco futuro. Eu disse que tínhamos 72 categorias, mas há 10 ou 12 categorias nas quais estamos realmente colocando muita ênfase, e relógios é uma delas. E então estamos reforçando nossas equipes em Nova York, Paris, Londres e Hong Kong. Então é claramente um espaço onde sentimos que podemos fazer muito. Tradicionalmente, historicamente, éramos muito fortes e somos muito fortes no espaço da joalheria. E relógios e joias combinam muito bem. Portanto, também encontramos muitas oportunidades para crescer esse negócio em conjunto e temos grandes esperanças.

Vemos que o que chamamos de espaço de luxo, que obviamente se desenvolveu no negócio de leilões nos últimos anos, costumava ser joias, depois joias e relógios, agora são joias, relógios, bolsas e muitas coisas. Então nos vemos com um posicionamento particular de luxo, mas acessível.

https://www.hodinkee.com/articles/why-bohnams-chairman-hans-kristian-hoejsgaard-doesnt-want-to-be-in-the-business-of-breaking-watch-au

Jefferson

Um fator também impactante para os resultados recentes nestes leilões, que não sei se foi abordado nesta entrevista, foi o efeito da pandemia que reduzindo a oferta de componentes por conta de fechamento das fabricas, lojas fechadas e falta de um mercado on-line desenvolvido a oferta de relógios diminuiu e por outro lado houve grande injeção de dinheiro no mercado por parte dos bancos centrais e as pessoas sem sair de casa, sem viajar, etc passou-se a ter compradores com dinherio sedentos por comprar e pouca oferta de relógios, elevando muito os preços dos relógios disponíveis.