Menu principal

Cactos, suculentas e outras plantas decorativas (e colecionáveis)

Iniciado por paulorocha, 12 Abril 2010 às 08:16:51

tópico anterior - próximo tópico

paulorocha

Olá amigos

Por sugestão do nosso colega Broker, estou abrindo este novo tópico para trocarmos algumas "figurinhas" sobre plantas decorativas. No título do tópico eu coloquei "cactos e suculentas" pois são as que eu aprecio mais, mas todas as plantas (e seus cultivadores) são bem vindos à discussão!

Antes de mais nada, quero deixar claro que sou um mero iniciante na área e ainda tenho que estudar muito para chegar a ser mediano.

O cultivo de cactos é uma atividade fascinante! A quantidade de espécies, a variedade de formatos e tamanhos e a magnífica beleza das flores é realmente incrível.

O meu interesse principal é em espécies endêmicas do Brasil, principalmente do cerrado. E de porte médio para pequeno.

Estou começando a estudar as técnicas de enxertia que irão me permitir expandir bastante a coleção.

E como um "incentivo" para aqueles que não conhecem os cactos, segue o link para fotos de uma das maiores coleções do mundo: http://www.henkhallo.nl/fotoalbum/

Também vale a pena ver a sequência de fotos do nascimento de uma flor de cactos: http://www.henkhallo.nl/selenicereus/

Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

shun

Eu tenho um cactus já há uns 10 anos, nao sei de qual espécie.. e somente agora ( juro ) ele comecou a dar flores, nesse exato momento tem 2 abertas e mais uns 3 botões ainda... é bem diferente, tem uma cor avermelhada muito forte, quase bourdeaux ( assim que se escreve? ou é BORDÔ mesmo? ).

FALCO

Muito legais estes links...

Onde se encontra isto no Brasil, acredito que floricultura não seja...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

paulorocha

Tem sim Broker! É só procurar bem... Mas algumas espécies é na base de negociação direta com outros colecionadores.

Shun, tire umas fotos das flores para nós! Quem sabe não conseguimos identificá-lo para você.

Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

HumbertoReis

No domingo vi um cacto muito doido lá no meio do mato. Errei a estrada de acesso a um morro e fui parar numas estradinhas sobre rochedos, com muitos cactos.

Tirei foto do celular, mas não sei onde está o cabo.

Se voltar lá, dou um jeito de tirar fotos com a câmera, para colocá-las aqui.

Nota: moro no semi-árido baiano.

FALCO

La fora tem vários foruns sobre o tema (cactus) bem legais, alguém conhece algum no Brasil? Acho que este tema deve ser muito "regional" para se informar fora...

É ilícito colhê-los na natureza? Se bem que na minha região só se colhe asfalto...

Alguém já viu galerias de fotos de "cultivadores locais" assim com estas que vemos dos gringos?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

paulorocha

Legal Humberto, tire a foto sim!

Broker, eu participo de uma lista de discussão sobre cactáceas, mas não é exatamente um fórum e sim uma lista de e-mail. Posso te passar o endereço se quizer.

Quanto a colhê-los na natureza, se você conhecer as técnicas de enxertia de cactos (que são um pouco diferentes das demais plantas), é possível se retirar um "broto" e enxertá-lo em um cavalo adequado. Quando este formar novos brotos, ou se formar flor e fruto (e consequentemente, sementes) você poderá plantá-lo diretamente. É desta forma que pretendo ampliar a minha coleção.

O próximo link não é exatamente uma coleção, mas sim uma lista de fotos de cactáceas brasileiras em seu ambiente natural: http://www.fortunecity.com/greenfield/swallowtail/785/imagens.html

Um grande abraço

Paulo Rocha

shun

Fotos!

Não são as melhores fotos, e o cactus não é um exemplo de beleza.. mas aí vai.. a primeira "florada" do meu cactus!

paulorocha

Um grande abraço

Paulo Rocha