Menu principal

Breguet Type XXII 72.000vph Que loucura

Iniciado por melao, 09 Junho 2010 às 20:13:58

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Bem, vou colocar minha opinião, que acho que vai de acordo com todos:

- é verdade sim que, em teoria, a maior frequência pode promover melhor precisão, pois dilui os erros, e aí é pura matemática
- porém o benefício é maior quanto mais erros você tem; em outra palavras, máquinas mais simples, de menor qualidade, se beneficiam mais do aumento de frequência do que máquinas hi-end.
- um belo Lange, por exemplo (é o que me veio à cabeça), com um balanço, espiral e todo o escapamento impecável, funcionando a 18.000 bhp, seria bem pouco beneficiado se funcionasse a 36.000 bph, ou quiçá, poderia ter sua precisão piorada. Pois a frequência baixa tira proveito de um balanço de grande inércia e grande estabilidade. Talvez, com um balanço e espirais tão bem feitos, tire-se melhor benefício da frequência baixa do que se tentasse fazer o mesmo com alta frequência.
- isso porque com um frequências muito altas você começa a ter problemas dinâmicos no deslocamento do balanço que você não tem em frequências mais baixas. Por isso não se deve esperar que se dobre o desempenho se, num exemplo hipotético, pegasse um movimento de 18.000 e colocasse tudo para ele virar 36.000. A frequencia mais alta vai compensar e diluir os erros, mas eles exitirão em quantidade maior, possivelmente.
- frequencia muito alta exige uma corda de alta tensão, o que pode prejudicar o isocronismo, ou no mínimo, dificultar bastante a obtensão do isocronismo no que tange o papel da corda nisso.
- mas o aumento de frequencia por si só promove melhor desempenho, como podemos ver no caso clássico dos ETA 2846 (21.600 bph) comparado com os 2824 (28.800 bph). É praticamente o mesmo movimento, com 98% das peças intercambiáveis. Somente corda, roda de escape, quarta roda, âncora e balanço completo são diferentes. Ou seja, o projeto, o chassi, todas as outras rodas, são todos idênticos. Mas o desempenho do 2824, mesmo das versões mais simples, é bem superior.

É isso.

Abraços!

Adriano