Menu principal

RELOGIO STUDIO

Iniciado por Luis O, 07 Maio 2010 às 23:36:52

tópico anterior - próximo tópico

Luis O

Prezados integrantes
Meu nome é Luis O, e acabei de me cadastrar.
Sou um admirador de relógio mecânicos, e cheguei até vcs após várias buscas na internet....na verdade em razão de uma resposta dada pelo Gravina sobre uma marca denominada STUDIO.
Então, minha mulher ganhou do pai dela um relógio dessa marca STUDIO, que foi restaurado por um grande relojoeiro no RJ, meu amigo de longa data e por quem tenho grande confiança.
A máquina é linda, suissa, com grande precisão, apesar dos mais de 50 anos. O relógio foi dado a ele pela mãe dele quando tinha 18 anos...hj ele tem 70 anos...
Apesar da resposta do Gravina, gostaria de maiores informações sobre esse relógio....ele é muito interessante, com diversos calendários (mês, dia da semana), hora, minuto e segundo.
Não consegui encontrar nenhuma informação ou foto desse relógio...e olha que o google tem de tudo..
Achei 2 relógio à venda dessa marca, mas nenhum deles tão complexos quanto o da minha mulher.
Por isso peço a ajuda de vcs, conhecedores dos relógios mecânicos.
Desde já agradeço a atenção e ajuda.
abs a todos.

HumbertoReis

Seja bem-vindo, Luis!

O aro que gira é o dos dias ou do dia de semana? Interessante essa engenhosidade.

Alberto Ferreira

Salve!

Seja muito bem-vindo, Luis!

Mas, uma pergunta...
Você postou uma foto na sua mensagem aí acima, usando a ferramenta do fórum?
Se o fez, infelizmente, eu não estou conseguindo visualizá-la (e isso já ocorreu antes comigo, em outros casos - eu até já pedi ao Bruno Recchia para verificar...  ::)).

Mas se você não postou uma foto, por favor, faça isso.
Desta maneira os eventuais comentários dos amigos ficarão mais fáceis de serem feitos.

Um abraço e participe sempre!
Alberto

rlessa

Luis seja bem vindo... ;)

Alberto aí está a foto ( com uns extras   :-\ colocados por mim)

Humberto,
provavelmente girando a coroa A vc coloca a escala interna B do dia da semana no primeiro dia do mes, ou seja, se dia 1 é uma terça, vc alinha a terça com o 1, assim vc terá os dias da semana durante o mês inteiro.

Interessante que o relógio tem mês e dias da semana em português... os feras do forum saberão dizer algo da marca e do relógio

Alberto Ferreira

Salve!

Grato por postar a foto, Lessa!

Eu não conhecia este modelo de Studio em específico, mas eu creio que a sua suposição está correta.
O calendário é mesmo estático, no sentido de não ser acionado pelo movimento e sim pela coroa.

Houve outros modelos, de outras marcas conhecidas, com este tipo de concepção, "calendário estático", alguns realmente um tanto "difíceis" de se ver.
Mas, para ilustrar, eu me lembro deste Seiko aqui, que eu tenho em coleção...

Seiko 7019 6039

Desculpem a qualidade da foto, que está aqui em caráter meramente ilustrativo.

Quanto à marca Studio, ela é antiga e foi produzida pela VULCAIN WATCH FACTORY (aquela mesma que fabricava os Vulcain), eu creio.

Mas vamos ver se algum colega acrescenta algo mais sobre a marca, ou corrige ao que eu acabo de dizer sobre a Vulcain.

Abraços,
Alberto

sat

Caraca! Se a marca foi produzida pela Vulcain, o reloginho vale mais do que eu pensava. Tudo o que sei é que a máquininha dos Studio é muito boa e precisa. Melhor que alguns de marcas mais famosas que eu possuo.
Eu também tenho um modelo estranho.

Gosto muito do bichinho. Me custou baratíssimo e funciona muito bem.
Abraços,

SANDRO

P.S. Esse do novo colega é muito bonito e diferente.
P.S.2 Seja bem vindo.

rlessa

um pequeno texto que encontrei diz que existia a empresa Vulcain & Studio...

The REVUE THOMMEN brand was produced for decades within the MSR holding by the company "Vulcain & Studio" in La Chaux-de-Fonds. In 2000, "Vulcain & Studio" ceased activity

Luis O

Prezados
muito obrigado pela recepção. sinto-me honrado.
A coroa "A" possui duas finalidades: mudar o dia do mês (que estão dispostos no mostrador mais externo) e o nome do mês (que está marcado acima do nome Studio.
O pequeno ponteiro de ponta vermelha marca o dia da semana, que não roda. O ponteiro é que roda , e tem que ser ajustado pela outra coroa no movimento rotacional do relógio (como se estivesse acertando a hora) ou indo e vindo com o ponteiro da hora.
Depois de ajustar o ponteiro de ponteiro de ponta vermelha, pelo dia da semana(seg, ter, qua.....), vc ajusta o dia do mês, através da coroa "A". Com isso, vc tem um calendário completo....FANTÁSTICO A IDÉIA.
Uma curiosidade é que realemte, o mostrador é todo em português, apesar do relógio ser suisso, com máquina suissa. Segundo o meu amigo relojoeiro pode ser que o mostrador tenha sido feito por encomenda....para um consumidor brasileiro......acreditem, é fantástico!
Como ele foi todo reformado, a precisão é incrível....foi trocada a corda, feito balanceamento dinâmico, trocado o eixo do balanço e reforma da caixa....o mostrador não foi mexido em razão da complexidade das informações, e em razão da minha mulher (que é a dona do relógio) não querer alterar as características originais da peça.
Eu encontrei outros dois modelos na internet, mas que não chegam aos pés desse.....seguem os links: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142698846-relogio-studio-raridade-a-corda-uma-beleza-suisso-_JM e http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137404724-studio-em-raro-estado-de-conservaco-item-de-coleco-_JM
Mais uma vez agradeçoa a atenção e ajuda a identificar de forma definitiva essa raridade....
Grande abraço a todos.

Alberto Ferreira

Salve!
Caro Luis,
Se me permite, aqui vão mais alguns comentários.

Citação de: Luis O online 09 Maio 2010 às 20:09:18
...
O pequeno ponteiro de ponta vermelha marca o dia da semana, que não roda. O ponteiro é que roda...
...

Este tipo de configuração de calendário, onde em vez de um disco que mostra o dia através de uma janela há um ponteiro que percorre o mostrador, foi relativamente comum em um dado período e é chamado de "calendário periférico".

...
...o mostrador é todo em português, apesar do relógio ser suisso, com máquina suissa. Segundo o meu amigo relojoeiro pode ser que o mostrador tenha sido feito por encomenda....para um consumidor brasileiro...
...

Na verdade, independentemente da origem do relógio, seja ele suíço, japonês, etc, há vários exemplos de relógios com calendários em português.
Não sendo eles, entretanto, feitos por encomenda de algum consumidor, mas sim para atender ao mercado mundial, inclusive o brasileiro e outros de língua portuguesa...

...
...o mostrador não foi mexido em razão da complexidade das informações, e em razão da minha mulher (que é a dona do relógio) não querer alterar as características originais da peça.
...

Na minha opinião particular, uma decisão acertada.
Pelo fato de ser de estimação e também para manter as características originais da peça eu também não "restauraria" o mostrador.
Na minha opinião, um belo exemplar, e com uma configuração pouco comum.

O ponteiro dos segundos foi perdido?
(*)

Parabéns pela peça!
Um abraço!
Alberto

PS:
(*) Desculpe, a pergunta não cabe.
Após postar eu percebi que o ponteiro está lá.

rlessa

Citação de: Alberto Ferreira online 09 Maio 2010 às 20:45:13
....editado
O ponteiro dos segundos foi perdido?

Parabéns pela peça!
Um abraço!
Alberto

Está lá Alberto, +/- no 8... ;D
é que está dificil de ver mesmo...

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é, amigo Lessa!

Eu havia acabado de perceber e corrigir o equivoco.
8)

Grato e um abraço!
Alberto

Luis O

mais uma vez muito obrigado pelo interesse....
o ponteiro do segundo está lá....finíssimo......ele está perfeito...
O funcionamento é fantástico e a precisão incrível.
Acabei de falar com meu sogro. Ele ganhou o relógio quando tinha 11 anos, ou seja, a 59 anos atrás.....a mãe dele comprava de um português que trazia joias e relógios da europa. Talvez por isso o mostrador seja em português de portugal....e não como a princípio pensei ser a nossa grafia.....bate com o que o nosso colega acima comentou.
continuo curioso para saber a origem, datação correta de fabricação e maiores detalhes.
grande abraço e obrigado.

Wilson

Bem vindo Luis !

olha, tive um Election com esse mesmo sistema

abraços,

wilson

Luis O

Wilson
exatamente igual. Que relógio é esse? de onde vem? qual o ano? vc tem foto da máquina?

Luis O

nada mais professores? notem que o mostrador do Election do Wilson está escrito em espanhol....interessante....

Cigano

Citação de: Luis O online 11 Maio 2010 às 11:18:45
nada mais professores? notem que o mostrador do Election do Wilson está escrito em espanhol....interessante....

Eu tinha reparado isso ontem, muito bonito esse relógio !!
Abraços,
Cigano!

Luis O