Menu principal

Estudo teórico sobre movimento harmônico - a base de funcionamento dos relógios

Iniciado por paulorocha, 18 Maio 2010 às 12:01:18

tópico anterior - próximo tópico

paulorocha

Olá amigos

Ontem a noite eu tive a minha primeira aula sobre movimento harmônico. Como este tipo de movimento é a base de funcionamento dos relógios mecânicos achei que poderia ser interessante iniciar uma discussão sobre o assunto aqui no fórum.

O que acham? Quero deixar claro que (ainda) não tenho conhecimento sobre a matéria, mas se for do interesse vou colocando aqui os apontamentos teóricos e cálculos relacionados.

Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

nilomis

Jefferson

Olá Paulo,

Acredito que será muito esclarecedor para todos do fórum.

Parabéns pela iniciativa.

Abraço,

Jefferson

shun

MHS? oh my god, isso é a minha ruína! esses movimentos pendulares, quando misturado com molas e temperaturas diversas..... vou te contar...!

Bom proveito Paulo! Um abraço!

Cigano

Estamos no aguardo mr. Paulo Rocha.
Siga em frente que á idéia é quente !! 8)

Boa iniciativa !!
Abraços,
Cigano!

paulorocha

OK pessoal.

Hoje eu não tive tempo nem para me coçar direito, mas vou tentar montar um texto amanhã.

Abração
Um grande abraço

Paulo Rocha

paulorocha

Bem amigos, para dar início ao nosso bate-papo sobre o assunto, vamos analisar o movimento harmônico simples (me perdoem se eu cometer algum erro).

Um movimento harmônico caracteriza-se por movimento periódico, ou seja, se repete a intervalos de tempo sempre iguais. Quando a amplitude (deslocamento) do movimento não se altera no decorrer do tempo, temos um MHS – movimento harmônico simples.

As grandezas que determinam o MHS são:

-Frequência: número de oscilações em um determinado tempo. É medido em hertz (1 Hz = 1 oscilação por segundo)
-Período: tempo necessário para executar uma oscilação completa. É o inverso da frequência (T = 1/Hz)