Menu principal

Este relógio é raro - nunca tinha visto um antes (fotos, muitas)

Iniciado por nilomis, 31 Maio 2010 às 17:30:35

tópico anterior - próximo tópico

nilomis

Turma,

Deixei de ir na Benedito em um sábado e o Eduardo, aqui do FRM aproveitando a minha ausência, "capturou" esta belíssima peça.

Nunca tinha visto um, ao vivo e o triste da história é que o Eduardo é "mão única".
Compra mas nunca vende.

Trata-se de um Jaeger-Lecoultre Memovox "Snowdrop" E877 do início dos anos 70.

O relógio tem um formato pouco usual, "massudo" (42mm - grande para a época) e o cristal é protegido por um bezel com 14 ângulos.

O movimento é, acho, um JLC 916 "hi beat" (para aquele tempo) de 28.800.

Para quem não conhece, a linha "Memovox" da JLC, embora não tenha inventado o relógio de pulso com despertador foi quem mais difundiu esta tecnologia (que aqui entre nós, é de bem pouco uso nos dias atuais).

A coroa inferior, controla as funções normais do relógio e a superior serve para acertar o despertador e para dar corda no despertador (não é como um da Omega já citado aqui que usa o automático para carregar o relógio e o despertador.

Espero que apreciem e comentem.

Bom, agora vou pensar uma forma de não devolver o "Snowdrop" para o Eduardo.   :P :P :P

Será que ele troca por um ... Omeguinha?  :'( :'( :'(  Acho que ... não.

Abs,

Nilo

FSV

Bom...

Fotos, sem comentários (pra quê, né ???)...  :D

O fato de eu não ter visto um destes de perto, pouco ou nada significa, já que minha "quilometragem" no meio horológico é baixíssima...  :-\

MAS, levando-se em conta que, numa busca mais ou menos rápida pela net, poucas referências aparecem, e só encontrei um à venda no E-bay (com precinho beeeem salgado, diga-se de passagem), parece ser, de fato, uma peça inusitada !!  8) 

E bonita !! Eu gostei !!  :-*

Obrigado, Master !!!!  ;)

Abraços, Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

Cigano

Lindo Lindo !! Tinha visto já em fotos !!
Belas fotos!!

Devolve não, daqui á pouco terá algumas viaturas por ai !! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

Adriano

Interessantíssimo! Notem que a caixa é monobloco, e o bezel é na verdade a abertura do relógio: é necessário uma chave "decaquadrada" (é assim que se chamaria a figura com 14 lados?) para desrosquear o bezel e soltar o vidro, e assim ter acesso ao movimento.

Abraços!

Adriano

shun

Citação de: Adriano online 31 Maio 2010 às 18:28:49
Interessantíssimo! Notem que a caixa é monobloco, e o bezel é na verdade a abertura do relógio: é necessário uma chave "decaquadrada" (é assim que se chamaria a figura com 14 lados?) para desrosquear o bezel e soltar o vidro, e assim ter acesso ao movimento.

Abraços!

Adriano

Adriano, se bem me lembro das aulas de Geometria, é 'Tetradecágono'

O Wikipédia confirma minha lembrança ( ambas as fontes nao são 100% seguras ): http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADgono#Nomeando_pol.C3.ADgonos

Gravina

Abraços!

Adriano

Nada como olhar técnico!!!...................Valeu Adriano! ;)
Mais anos 70 do que este modelo, impossível!

Fico feliz quando um amigo consegue uma raridade desta...........ainda mais quando este amigo gosta deste samba!....e é velho na roda (eu dava os primeiros passos na avenida, quando o Edu já era Mestre-Sala).......mesmo com a pouca idade, diga-se ;D

Congratulações!

Abs

Gravina

Arrais

Lindo. Parabens ao eduardo...quem dera aqui na cidade a gente pudesse encontrar peças assim no mercado.

Agora, é aproveitar com saúde e alegria.

Abraços fraternos

Arrais
Easily satisfied with the Best

Alberto Ferreira

...
... é necessário uma chave "decaquadrada" (é assim que se chamaria a figura com 14 lados?...
...

;D

Plim-plim...
Momento cultural...

Se considerarmos que há quatorze lados (e ângulos, como prefere o Nilo), seria uma chave tetradecagonal.
;)  ::)

Afff!
Mas quem se importa?  ::)
;D

Abraços!
Alberto
8)

nilomis

Legal, a participação de todos.

Gravina: O teu anúncio é de modelos mais antigos, um pouco. O do Edu é um E 877, mais "jovem", um pouco.

Alberto: Estava com pressa e contei os cantos. Estava procurando a palavra para "14-caedro", não achei e ... Daí os "ângulos".

Não achei muita graça em ser aberto pela frente. Neste quesito sou mais tradicional e prefiro um fundo de rosca normal.
Sou meio paranóico com a forma de fechamento. Sabem quantos relógios tenho com fundo de pressão? Zero.

Edu: Se eu tivesse ido na Benedito ... seria meu. Logo, pela lógica, .... deve ser meu concordam?

Abs,

Nilo

Alberto Ferreira

Salve!

Edu,
O "pássaro madrugador" não saiu do ninho neste sábado e está querendo ficar com a "minhoca"...
Pode uma coisa dessas?  ::)
:D

Nilo,
Eu acho que é de uma dessas que veio aquela coisa de...
"O meu chapéu tem três pontas, tem três pontas o meu chapéu..."
;D

Abraços a todos...
Mas que o relógio é muito legal, lá isso é!

Alberto

eflach10

Gravina

Citação de: nilomis online 31 Maio 2010 às 20:17:21
Legal, a participação de todos.

Gravina: O teu anúncio é de modelos mais antigos, um pouco. O do Edu é um E 877, mais "jovem", um pouco.

Estas fotos artísticas (maravilhosas), confundem este mero terráqueo!
Agora vejo que a caixa não é oval como a do catálogo japonês, e sim redonda mesmo............um Memo-Tuna ???

Abs

Gravina

eduardo

Amigos

Em primeiro lugar, só o Nilo mesmo prá retratar a real beleza de um relogio. Em segundo lugar, nobre mestre Gravina, apesar de nossa idade pueril, lembro muito bem da fundação da escola de samba unidos do bexiga , onde o eminente
colega, e eu, claro, participamos da ata de inauguração da mesma. Brincadeiras a parte, é sempre bom, mesmo apos tantos anos juntando peças antigas ( as vezes não tão antigas assim ) poder compartilhar com pessoas que nutrem o mesmo gosto e compreenção que voce. Prometo que, quando dominar a tecnica de postagem de fotos, postar muitas coisas interessantes de serem apreciadas.

Abs a todos

P.S. Igor, desculpe a demora, tive que pedir ao Nilo um soccorro.   

nilomis

Citação de: Gravina online 31 Maio 2010 às 22:36:38
Agora vejo que a caixa não é oval como a do catálogo japonês, e sim redonda mesmo............um Memo-Tuna ???
Douglas,

Fiz uma pesquisa sobre o Memovox e fiquei espantado de ver o número de modelos que a JLC fez.
Para um relógio relativamente pouco popular (produção baixa, devia ser caro na época) o número de versões é enorme.

Pena que aqui na terrinha existam tão poucos e os que já vi são sempre daquela versão mais comum (redondo, com mostrador branco).

Abs,

Nilo

Gravina

Citação de: nilomis online 01 Junho 2010 às 08:21:06
Citação de: Gravina online 31 Maio 2010 às 22:36:38
Douglas,

(..........., devia ser caro na época) .

Abs,

Nilo

Será????
Temos que consultar quem já era ativo neste setor à época, um amigo em comum................aquele diretor de entidade patronal......que nasceu há 10 mil anos atrás ;D ;D
Ele vai dizer, quiçá comparar o preço a um Universal Genéve slim, à corda manual, da mesma época.

Abs

Gravina

ACPavanato

Show!

Belo relógio e parabéns ao Nilo, como sempre com belíssimas fotos!  :-*  :-*  :-*

O Eduardo praticamente "amanhece" na Benedito e no MASP.

Mas,  ...bebe água limpa, quem chega primeiro no riacho!  ;)  ;)  ;)

Parabéns ao Eduardo e ao Nilo! Valeu!  ;)  ;)  ;)

Abraços!

ACPavanato

igorschutz

Citação de: eduardo online 01 Junho 2010 às 08:18:19
P.S. Igor, desculpe a demora, tive que pedir ao Nilo um soccorro.   

Ah, nem demorou tanto assim, e o resultado valeu a pena!

Lindo relógio, lindas fotos!
Parabéns ao feliz proprietário e ao competente fotógrafo! :D

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

nilomis

Pena que eu, depois de fotografar a peça, perdi o relógio.  :'(

Acho que caiu em alguma fenda da gaveta.  :o :o :o
Ou o JLC fugiu, com medo do famoso "cheiro de Omega".
Estes Memovox não são de nada, mesmo. Qualquer coisinha ... fogem. Já tinha lido a respeito em algum lugar.

Que pena Edu, mas ficam as fotos.
Eu gravo um CD com elas.
É praticamente a mesma coisa, não?  :P

Abs,

Nilo