Menu principal

Qual "linha" devo seguir?

Iniciado por Ricardo Cobu, 22 Junho 2010 às 20:35:49

tópico anterior - próximo tópico

Ricardo Cobu

Ola pessoal

Obrigado pelo esclarecimento quanto ao meu tressa, gostei bastante. (vou arrumar o problema da foto jaja)
  Mais agora preciso de uma opinião mais "abalizada".
  Estou começando a coleção e como todo mundo que começa sai comprando tudo quanto é relogio que aparece (mesmo sabendo que não deve fazer isto), depois acha sua linha e se desfaz de metade do que não interessa mais.
  Andei vendo alguns relogios realmente baratos que parecem estar em um estado razoavel, mais preciso saber se vale a pena investir.  (Barato mesmo!!!)

- Mido Multifort, caixa e pulseira em aço, precisa de reforma, mais parece bom = R$ 120,00
- Omega Eletronic 300 F, na minha opinião "zerado" (gostei por causa da Tecnologia, derivada do Accutron da Bulova) = R$ 799,00
- Citizen Chifrudinho, em estado razoavel = R$ 450,00

Então pelo que eu sei tirando o Mido, o outros são ate padrão para colecionar, o que vc acham?

Desde ja agradeço

shun

Dentre as marcas citadas, a mais colecionável é sem dúvida a Omega..

Porém vale a pena refletir se é isso que você realmente quer...

Digo, vais colecionar por marcas? por movimentos? por contribuição à horologia? Por curiosidade? Por excentrismo?

É normal a grande maioria de nós começar comprando tudo o que vê pela frente, é um processo de evolução, onde você está se "descobrindo".. achando sua identidade em meio a esse novo 'hobby'..

Cada qual tem uma identidade diferente, qualquer opinião citada, vai estar embasada nos valores de cada pessoa. Acho que cabe a você mesmo descobrir qual caminho tomar..

Os 3 são bons relógios.. cabe a você decidir qual "rumo" tomar

Um grande abraço! Bom 'desbravamento'!  :D

PS. Eu ainda nao me descobri, continuo extremamente promíscuo nesse meio, se eu tivesse mais dinheiro... com certeza, nao o teria mais.. (sacou?  ;D ;D )

automatic

Compre os 3 !!!
Já será um bom começo.

Nestes anos de horologia eu aprendi umas coisas:

- Tem que comprar e ter o relógio em mãos !! Só assim vc vai poder tirar suas conclusões.
- Compre no começo de tudo um pouco, depois vc vai ver o que gosta mais aí vai focar em marcas e estilos.

Abraços !

Alberto Ferreira

Salve!

Ricardo,
Eu creio que intencionalmente você exemplificou três situações distintas, em termos de valor de aquisição, "marca" (tradição, etc...), função e tecnologia...  ::)

Isso "complica" uma eventual sugestão de quem está tentando ajudá-lo, uma vez que o que vai valer, ao fim e ao cabo, será a sua própria opinião.

Mas, a sua pergunta é extremamente pertinente e, de fato, crucial para quem pretende se deixar "picar" pelo "bichinho" da coleção, ou ajuntamento...

Eu vou tentar lhe dizer algumas coisas para que reflita e decida, ok?

- Primeiro "decida" quanto pretende gastar, imponha-se uma espécie de "limite".
Isso é básico para que crie a sua própria disciplina e não perca o foco.

- Não se iluda com um modelo mais barato (e eu não posso dizer, sem ver, que seja este o caso do Mido) precisando de "revisão" ou como dizem alguns vendedores capciosos: "não funciona, mas uma limpeza deve resolver"...
Na prática, não é assim. E muitas vezes o "barato" sai caro, com os custos posteriores.

- Apesar da tentação, evite comprar o que ainda não conhece.
O Omega citado é um belo exemplo.
O relógio é fantástico, tem tecnologia interessante, um modelo praticamente "cult"...
Mas...  Ele é complicado, especialmente para um iniciante.
Por exemplo, não é em qualquer lugar que você encontrará quem possa fazer uma manutenção nele.

- O "chifrudinho" é outro bom exemplo.
O relógio em si é bom, mas o seu movimento (8110) costuma ser "fuçado" e apresentar problemas de "não zeramento" dos acumuladores, etc...
Nada que um bom relojoeiro não possa consertar, claro!
Mas,... Com algum custo adicional.
Portanto, só compre se puder submetê-lo a um bom relojoeiro, para uma opinião.

Se decidir por um crono neste valor, talvez um Seiko seja uma opção (mais robusta), mas a última ressalve que fiz continua válida.

Bem, amigo...
Eu espero ter dado algumas "dicas" válidas e não apenas ter colocado mais algumas "minhocas" na sua cabeça.

Ah!
Eu quase esqueci a principal...
Vá com calma.
Se possível, vá gastando aos poucos...  :D

Abraços,
Alberto

automatic

Belas dicas do sábio Alberto !

Esqueci de mais uma dica:

- Quanto mais barato, maior o custo de manutenção... Ou seja, geralmente o barato sai caro !!

Clélio

Ricardo,

isso que vou dizer é apenas meu ponto de vista. Para mim uma coleção tem que ter basicamente uma identidade emocional, seja uma lembrança, um gosto por determinado tipo de relógio, ou marca. 
Ai deve se estabelecer uma faixa de consumo, " tipo pretendo gastar $$ por peça "  esta é a parte mais dificil... e já adianto uma coisa este é um investimento a fundo perdido, são rarissimas as chances de ter lucro com isso...
Fazer exatamente como vc esta fazendo, peguntando o caminho das pedras para os amigos para saber quais são os modelos que podem ser mais complicados em termos de manutenção etc..
   Quando não entendia nada de relógios costumava dizer para os meus amigos que todo relógio deveria ser suiço, depois frequentando o forum passei a admirar os relógios japoneses, pois marcas como a Seiko e a Citizen tornaram produtos de qualidade a pessoas de menor renda...
   Hoje o foco do meu ajuntamento são os Seikos, eles me trazem a lembrança dos relógios do meu pai, dos meus tios e das vitrines do Mappim.

Abs e boa sorte.

Marcelo Costa

Todo mundo ou pelo menos a maioria, comete os mesmos erros quando somos infectados pelo "virus horologicus"  :)!!

Na ânsia de aumentar a coleção, ou como dizemos por aqui o "ajuntamento", acabamos comprando muitos relógios de diversas marcas, estilos, épocas, etc...sem nenhum critério e pouco conhecimento e acabamos nos arrependendo depois.

Pesquise bastante e não hesite em perguntar aos amigos mais experientes aqui do fórum pois principalmente no mundo dos vintage, a chance de levarmos gato por lebre é enorme.

Desconfie de exemplares muito baratos, principalmente de marcas renomadas (Omega, Rolex, Universal, etc, etc, etc...)  pois o último milagroso que passou por aqui acabaram crucificando-o há mais de 2 mil anos!  ;)

Prefira sempre a qualidade à quantidade!!

Tenho uma caixinha cheia de supostas raridades e que hoje se encontram na sucata!!  :D

Abs

Marcelo

JeanFabricio

Creio que uma dica do Alberto é fundamental: quanto de $$$ você dispõe para o "hobby"?
Esse é seu primeiro critério de compra.
Não adianta você resolver que só comprará Rolex se seu caixa permite relógios de até R$ 437,94.
Definido o critério "caixa", acredito que o segundo critério seja "gosto".
Você olha para o relógio e dá aquele "tcham".
Se deu o "tcham", você vai para o terceiro critério, em forma de pergunta: "vale a pena o valor que pedem para ESTE relógio?" Essa pergunta pode ser respondida com base em pesquisas em livros, internet e com colegas mais experientes.

Acho que esses três critérios são bem simples de seguir no início.
Depois que você pegar o jeito, vai seguir sozinho e se permitir algumas excentricidades.

Pandolfi

Ricardo, leve em conta os comentários dos amigos.
Mas, pense bem, não compre nada menos de uns R$ 130,00, pois senão você vai ter que gastar muito ou se arrepender quando receber o produto.
Mesmo por este preço, às vezes o relógio precisa de uma boa revisão (mais uns R$ 50,00). Isso quer dizer que por menos de uns R$ 200,00 você não compra boa coisa.
Falo assim por experíência própria, mas existem as galinhas mortas.
E outra coisa, só os mecânicos.
Abração.
Pandolfi