Menu principal

Por onde começar?

Iniciado por gfranco, 26 Junho 2010 às 20:45:58

tópico anterior - próximo tópico

gfranco

Olá amigos, acabo de entrar no fórum e este é o meu primeiro post. Sou aficcionado por relógios e estou começando a namorar alguns modelos antigos e pensando em começar a garimpar algumas pérolas e talvez até encarar alguma restauração (diga-se, enviar para um profissional fazer isso, porque eu provavelmente destruiria o relógio!)
Qual o melhor lugar para procurar relógios vintage? Meu primeiro "alvo" é algum Omega, décadas entre 50-70. Vi alguns no Mercado Livre, mas fico receoso da procedência, se o relógio realmente funciona, se é restaurável, etc.
Penso em começar com um Omega clássico de menor valor, já que sou fã da marca (tenho um speedmaster moderno), e se for tomando gosto, vou elevando o patamar aos poucos!

Agradeço a qualquer dica que puderem me passar.

Abraços à todos!

Gustavo.

rlessa

Benvindo Gustavo...
outros colegas darão dicas, pois estou fora do país.

Voce postou em forum errado, algum moderador moverá para a área adequado seu tópico

rlessa

Alberto Ferreira

Salve!

Seja bem vindo, gfranco!

A sua idéia de "começar" com um Omega e ir "passo-a-passo" é boa.
Pesquise pelos modelos com o movimento 30 T2, por exemplo.

Mas, não compre "qualquer coisa", em especial no ML e afins.
Procure quem possa lhe dar boas referências.

Boa sorte e participe sempre!
Abraços,
Alberto

gfranco

Muito obrigado, Alberto.
Onde seriam bons locais fora do ML para que eu possa procurar este tipo de relógio? Antiquários em geral, ou vocês tem indicação de comerciantes de relógios Vintage?

Abraços!

Gustasvo.

Wadley

Gustavo,

Seja bem vindo.

Você vai gostar muito deste forum.....
Wadley

Alberto Ferreira

Citação de: gfranco online 27 Junho 2010 às 13:18:22
...
Onde seriam bons locais fora do ML para que eu possa procurar este tipo de relógio? Antiquários em geral, ou vocês tem indicação de comerciantes de relógios Vintage?
...

Salve!

Gustavo,
Eu não disse propriamente para que você descarte totalmente o ML e outros sites do tipo, Ok? Mas apenas que procure tomar cuidado (e se informar - até ter mais experiência, etc...) antes de comprar.
Este é o "conselho". Acompanhe, observe, faça perguntas.

Em antiquários, em geral não há muita oferta. Eles não costumam se especializar em relógios.
Mas aqui em São Paulo, e em outras capitais, costuma haver feiras de antiguidades, algumas com vendedores especializados na venda de relógios usados.

Para citar alguns exemplos, aqui em Sampa...

- Nós temos a feira do MASP (no "vão" sob o prédio do museu - na Avenida Paulista) que ocorre aos domingos das 09H00 às 17H00.

- Há também a feira do Bixiga, na Praça Dom Orione, naquele bairro. Ela acontece também aos domingos.

- Por último, há uma feira na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, que acontece aos sábados.

Abraços,
Alberto

gfranco

Eu ainda sou meio leigo no assunto, mas...o que seria o movimento 30T2?
O que significa Calibre no relógio e porque um é melhor que outro?
Quero aprender estas nuances pra saber exatamente o que procurar num relógio Vintage!

igorschutz

Gustavo,

30T2 é um modelo de movimento/máquina/calibre da marca Omega.
"Calibre", atualmente, é utilizado como sinônimo de máquina/movimento do relógio.

Um calibre é melhor que o outro assim como um motor de um carro pode ser melhor que o outro. Varia da qualidade do projeto, idade, finalidade, preço, etc.
Para identificar qual calibre é o "melhor", o mais adequado, aí só mesmo com muito estudo e dedicação ao tema. Não é algo simples de se definir num breve texto.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Rafa_Almeida

Esse tópico muito me interessa também! :D

gfranco

O mundo dos relógios Vintage é fascinante!
A cada dia vou descobrindo um pouco mais sobre os modelos, os melhores e piores anos, o que observar, as impressões de quem tem, etc.
No Mercado Livre infelizmente tem muito relógio detonado que precisa de restauração. Daí cabe descobrir o que precisa ser restaurado além da estética pra saber se o preço que pede vale à pena.
Geralmente não vale metade do que pedem.
Ainda consigo o meu primeiro vintage esse ano!

Abs