Menu principal

Calibração de relógios cronógrafos.

Iniciado por Cigano, 14 Julho 2010 às 11:32:31

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Abri o tópico com a intenção de ajudar quem tem cronógrafo operando na mesma situação do descritos a baixo.

Muitas vezes a ver Shop Reino Unido, os clientes de retorno nos relógios, alegando que o cronômetro em seu relógio não reseta mais corretamente. ou seja, a marca não, não voltar a zero quando o tempo é reposto.

Isto é, em quase todos os casos, apenas uma simples questão de calibrar o cronógrafo. Muito raramente, esse é um caso de o relógio estar com defeito.

Instruções sobre como calibrar o cronômetro deve ser incluído no seu manual de instruções do relógio, no entanto as instruções gerais de fixação do seu relógio cronógrafo são:

Puxe a coroa completamente, em seguida, pressionar o fundo de cima para ajustar o dial superior até atingir zero, e, em seguida, a mesma com o botão de baixo para ajustar o dial inferior. Em alguns relógios do cronógrafo, você pode precisar de puxar o enrolador de fora apenas um clique para ajustar uma marcação específica.

Seguindo estas instruções, você deve ser capaz de definir o seu relógio cronógrafo para o correto "ponto zero".

As pessoas muitas vezes acidentalmente "uncalibrate" seu cronógrafo pressionando os botões quando o enrolador está fora, ou após uma bateria de mudar o relógio, muitas vezes precisa zerar.
Origem do texto

============================================================================
Exemplos de alguns videos explicando bem, até que é ruim de inglês como eu vai entender como se faz.

Calibrando Cronógrafos Citizen
Calibrando Movimentos Ronda Startech
Calibrando Movementos ISA   

============================================================================
Agora uma pergunta (dúvida)!

Será que essa regra é básica para todos os cronos ??

Abraços,
Cigano!

flávio

Isso não vale para nenhum mecânico. Só para quartzos. Nos da ETA, você puxa a coroa e vai apertando o botão superior até que o ponteiro de segundos retorne ao zero. Ponteiro com retorno ao zero incorreto em um mecânico? Só no relojoeiro...

Flávio

Cigano

Citação de: flavio online 14 Julho 2010 às 11:36:34
Isso não vale para nenhum mecânico. Só para quartzos. Nos da ETA, você puxa a coroa e vai apertando o botão superior até que o ponteiro de segundos retorne ao zero. Ponteiro com retorno ao zero incorreto em um mecânico? Só no relojoeiro...

Flávio

Obrigado Flávio, editei a parte que falei que valia para os mecânicos!
Abraços,
Cigano!

O Cara

Eu tenho 2 cronos analógios, um quartzo (Tissot) e um mecânico (Citizen), o quartzo vem explicando isso no próprio manual e já utilizei essa calibração com sucesso, o mecânico realmente não tem jeito, foi pra revisão.
Um abraço
Fábio

Adriano

Citação de: flavio online 14 Julho 2010 às 11:36:34

Flávio

E depende do ETA. Isso também não é regra. O G10 usa tem um procedimento, o G15 outro, o 251 outro, e há diferentes procedimentos dependendo da versão do 251.

Abraços!

Adriano

jokr82

É tentei fazer isso que nosso amigo Cigano recomendou mas não tem jeito mesmo, só quartz mesmo(creio eu), pois meu Longines e Tag usam o movimento Valjoux 7750(ETA), e não aceitam essa recomendação, entao so mandando pra Assistencia Técnica mesmo!!  :'( :'( :-\

O Cara

Citação de: jokr82 online 16 Julho 2010 às 13:38:11
É tentei fazer isso que nosso amigo Cigano recomendou mas não tem jeito mesmo, só quartz mesmo(creio eu), pois meu Longines e Tag usam o movimento Valjoux 7750(ETA), e não aceitam essa recomendação, entao so mandando pra Assistencia Técnica mesmo!!  :'( :'( :-\

Mas eles estão descalibrados ou estava só testando?
Um abraço
Fábio

jokr82

O Cara

só testando mesmo, a dizer calibrar, é qdo os segundos grandes qdo eu acionar o cronógrafo eles ficarem teipo pulando né? ou nao!?? deixa eu ser mais específico! como eu sei quando está descalibrado?  ::) :P

abraços

Adriano

Está descalibrado quando não zera no zero.

Adriano

Cigano

Outra dúvida pessoal!

Tem algo para fazer pelo minuteiro do crono também, ou só vale para o segundeiro ??
Abraços,
Cigano!

helio

Citação de: Cigano online 17 Julho 2010 às 02:36:32
Outra dúvida pessoal!

Tem algo para fazer pelo minuteiro do crono também, ou só vale para o segundeiro ??
Geralmente vale para TODOS os acumuladores do cronografo quartz, o que varia, no geral, é a posiçãop da coroa central e o acionador utilizado ;).
[]s

Cigano

Citação de: helio online 17 Julho 2010 às 08:32:04
Citação de: Cigano online 17 Julho 2010 às 02:36:32
Outra dúvida pessoal!

Geralmente vale para TODOS os acumuladores do cronografo quartz, o que varia, no geral, é a posiçãop da coroa central e o acionador utilizado ;).
[]s

Tem um colega que tem um crono, o segundeiro eu dei jeito, mais o que marca os minutos do crono está na posição de 10mim, e quando zera ele volta para lá! Tem como alterar a posição dele tambêm ??

O relógio em questão é esse Time Force, só muda a cor o mecanismo é um Miyota OS10 !

Fotos:www.pmwf.com
Abraços,
Cigano!

Cigano

Ai pessoal, tem como calibrar o acumulador de minutos também, para que ele volta para posição normal??

Procurei pela net toda e não achei nada á respeito, e nos manuais da Citizen correpondente ao OS10, só ensina o que já passei aqui, que é a calibração do segundeiro do crono!!

Aguardo e desde já estou grato pelas respostas!!
Abraços,
Cigano!

helio

De uma olhada nos manuais
http://www.chase-durer.com/pdfs/OS60_instructions.pdf (pagina 5 - 6 de 14)
ou
http://freelookwatches.com/downloads/instructions/OS60.pdf (resumido)
como comentei o procedimento é sempre +- a mesma coisa, vc verificou se os botons de acionamento estão OK? (afinal vc necessita deles para o ajuste).
[]s

Cigano

Citarvc verificou se os botons de acionamento estão OK? (afinal vc necessita deles para o ajuste).
[]s

Caro Hélio, eles tão funcionando normalmente, mais quando puxo a corôa para para calibrar o segundeiro, fuciona normal, e o de zerar o crono está normal também, o acumulador de minutos zera normalmente também, só que não sei como calibrar, ele não está zerando da forma correta, ele zera parando nos 10min.!

Vou dar uma olhada nesses links, o procedimento do OS10 pelo site da Miyota, só fala do procedimento de recalibrar o segundeiro!!

Obrigrado, vou ver o que consigo!!
Abraços,
Cigano!

O Cara

Cigano, no ETA ele calibra tanto segundeiro quanto acumulador de minutos.
Conforme disse o Hélio

São 4 funções possíveis:
Coroa 1ª posição ponsoir superior
Coroa 1ª posição ponsoir inferior
Coroa 2ª posição ponsoir superior
Coroa 2ª posição ponsoir inferior

Agora não lembro quem faz o que, tem que testar, meu manual está em outro HD (indisponível agora).
Um abraço
Fábio