Menu principal

Sucatas e restaurações de 6119

Iniciado por paulorocha, 23 Julho 2010 às 09:43:05

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Salve!

Uma das melhores coisas da idéia do Paulo seria a efetiva participação (de quem possa, numa boa, é claro!).

Mas,... E sobretudo...  Sem pressa!
Na minha opinião, deveria ser algo para ser "curtido",... Quase que "degustado"...  :D

Bem,...
Eu sei que isso não foi dito, ou seja, que ninguém me "convocou" para tal  :D, ok?
Mas, infelizmente, eu não posso no momento me "apresentar" como organizador, etc.

Então, neste espírito, aí vai mais um par de idéias (apenas meras idéias) na tentativa de talvez possamos debater um pouco antes para tentar tornar a coisa um pouco mais prática e viável.

- Poderiam ser criados três "grupos", com "doadores" de relógios (não muitos relógios de cada um), "restauradores" e "doadores" de peças (a pedido e se/quando necessária, caso um "restaurador" precise). Ou algo assim...

- Os que aceitarem partir para uma "restauração" poderiam tentar documentá-la em um tópico próprio a ser criado (no estilo "antes & depois", por exemplo).

- Após os relógios estarem devidamente prontos ("restaurados"), o Paulo seria informado e faria o sorteio (entre aqueles que efetivamente participaram de alguma forma da brincadeira).

- Os "restauradores" enviariam as respectivos relógios diretamente para os devidamente sorteados.

Mas,...
Atentem...
A "desvantagem" dessa idéia, a meu ver, seria que o "ônus" maior ficaria com os "restauradores"...
Até mesmo em termos de "mão de obra".

Bem,...
Estas são apenas meras idéias...
Alguém teria mais algumas?

Abraços a todos!
Alberto

Luis O

teríamos que encontrar uma forma de "remunerar" quem restaurou......por exemplo: recolhe-se um grupo de relógios, restaura-se e os restauradores envolvidos podem ficar cada um com 1, à sua escolha....os demais restaurados seriam sorteados.....

o que vcs acham?

Alberto Ferreira

Salve!

Ah!
Mais um palpite.  ::)
Eu acho que se forem muitos relógios (de cada parte interessada - tipo "caixas e caixas"  :D de sucata, etc), "circulando" para lá e para cá pelo Brasil, a coisa pode ficar difícil de ser "coordenada" e conseqüentemente, de chegar a um (bom) termo.

Digamos que poderíamos até correr um certo risco de, após uma "empolgação" inicial, apenas alguns (poucos) levarem a coisa ao término.
;)

Abraços,
Alberto

Luis O

limita-se o numero de restaurações....e concentra-se numa cidade e nas mãos de quem se habilitar a restaurar......

que dá trabalho isso é fato..mas tudo dá trabalho....

caso contrário a ótima idéia vai se perder, sem ao menos tentarmos....

ânimo galera...vamos fz acontecer....

eu me animo a polir as caixas....

paulorocha

Bem, como eu já havia colocado, tenho a minha disposição uma oficina completa (profissional e uma das melhores aqui de BsB - o proprietário é inclusive representante de algumas marcas top e faz manutenção em relógios "very top"...).

Meu único problema é tempo. Só tenho as tardes de sábado livres. E não seriam todas as tardes, pois tem que ver em quais o dono da oficina poderia liberar a mesma.

Mas estou, definitivamente, inscrito como restaurador.

Achei interessante a ideia do Luis. Estas restaurações serão para mim um grande aprendizado, e só o valor deste aprendizado será maior do que qualquer valor financeiro. De antemão já digo: não quero e nem aceitarei nenhum centavo de pagamento. E não farei restaurações "por fora" (tipo alguem me enviar um relógio para restaurar e retornar ao mesmo dono, sem sorteio - não adianta nem tentar  ;D). Mas a possibilidade de poder ter um dos relógios restaurados entrando na minha coleção é muito interessante  ::)...

Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

O Cara

Eu acho uma boa idéia Paulo, até gostaria de me candidatar como restaurador (óbvio que com alguém supervisionando, visto que não tenho segurança, nem curso, nem sabedoria para fazê-lo sozinho), tenho apenas vontade e coragem.
Entretanto moro muito longe de BSB, não tenho como me candidatar como restaurador no momento, não tenho oficina, não tenho "supervisor" etc.

Também não tenho relógios para enriquecer o montante, pois o único 6119 que tenho ganhei de um amigo (relógios ganhos de presente são invendáveis e "imprestáveis" para mim) e ele está em revisão neste momento.

Agora conforme já dito acima, tem que organizar bem essa "suruba", senão perde-se o controle e não se sabe mais quem doou, quem tem direito ao sorteio, quem vai restaurar, quem vai enviar, quem vai receber, para onde enviar etc.

Minha dica é que nesse momento, apenas se catalogue, as pessoas podem ir te enviando as informações e fotos dos relógios via MP e quem quiser se candidatar a restaurador idem (tendo ou não o relógio).
Depois marca-se um dia (acredito que dê para fazer a restauração completa em um dia neste relógio) com tempo hábil dos relógios/sucatas serem enviadas, avisa-se a todos que se cadastraram no programa e faz-se o mutirão da restauração, aí o controle fica até mais fácil também.

No dia seguinte (ou alguns dias depois, sei lá) já faz os devidos sorteios.

Depois marca-se a segunda leva, a terceira etc.
Um abraço
Fábio

paulorocha

Um grande abraço

Paulo Rocha

Jefferson

Olá Paulo,

De minha parte, continuo na brincadeira.

Mas considerando todas as colocações, acho que podemos pensar melhor a maneira de como fazer, para que a experiência tenha êxito.

Duas idéias:

1ª Que a brincadeira tenha uma primeira edição com poucos participantes, entre 3 e 5.

2ª Que o sistema não seja um simples sorteio, mas uma espécie de consórcio, ou seja, cada um doa uma maquina e uma caixa. Além disto, divide-se o pagamento de possíveis despesas de peças a serem compradas (pode-se excluir o(s) restaurador(es), pois sua contribuição é óbvia). Os relógios vão sendo restaurados e sorteados, até que todos os participantes do grupo recebam um.

Acho que desta forma o sistema fica mais justo, inclusive para os possíveis restauradores, que terão o maior trabalho. Todos ganham no final.

São apenas idéias. Podemos continuar aprimorando.

Abraços,

Jefferson