Menu principal

AJUDA NA RESTAURAÇÃO DE PEÇAS

Iniciado por elfurla, 03 Setembro 2010 às 15:22:08

tópico anterior - próximo tópico

elfurla

Ola amigos, vendo o topico do antes e depois, confesso que me animei a restaurar algumas peças muito antigas. Porem pelo estado da caixa das peças, me surgio um desanimo. Quero saber de voces como devo proceder com as caixas dos relogios, pois ambas estao num desgaste muito grande, e creio que apenas um polimento nao sera suficiente na caixa e vidro. Eu havia pensando em um banho novo para as caixas, mas estou receoso se ficará adequado também.
Sou leigo, nao sei nada perante aos experts do forum, por favor me deem uma luz amigos, COMO DEVO PROCEDER?

Segue abaixo as fotos, um NELIMA anos 60/70 e CARTIER 60

Alberto Ferreira

Salve!

Em ambos os casos, poderá ser aplicado um novo banho.
Mas,...

O processo implica na remoção do banho antigo e na aplicação de uma nova cobertura.
Os custos dependerão do material a ser usado no banho novo (cromo, ouro, prata, etc).
Geralmente as firmas que trabalham com banhos calculam o custo pela liga do banho e pelo peso da peça a ser banhada (pois não dá para calcular com facilidade a superfície da mesma).

Preste muita atenção nos seguintes pontos.

- Em geral a remoção do banho antigo é feita por escovamento (escovas de aço ou latão) ou lixamento. Se houver muitos detalhes na caixa original (dobras, quinas, etc), eles podem ser perdidos, devido à erosão da escova. O lixamento é ainda pior.
Teoricamente, o material antigo poderia ser removido por um processo eletro-químico, mas em geral não fazem assim. Consulte.
Se a caixa for "lisa" e sem as tais quinas e reentrâncias, o problema causado pela erosão é menor.

- Consulte antes o valor, faça um orçamento no local em que pretende fazer o serviço.
Pelo tipo de peça que você está nos mostrando, tome muito cuidado com este custo, para não correr o risco de que "o molho fique mais caro que o peixe".

Eu não posso dizer com segurança, mas acredito que um banho (mesmo de cromo - o mais barato) não lhe saia por menos que uns 30-50 Reais.
Mas, obviamente, o custo terá que ser avaliado por você mesmo, considerando o "valor" que você próprio atribui aos ditos relógios (podem ser de estimação, etc...).

Uma empresa que trabalha com este tipo de banhos, aqui em São Paulo, é a Brasmil (fone: 11- 3105 9755).
Este tipo de empresa geralmente só trabalha recebendo as peças que serão efetivamente banhadas, com as caixas já desmontadas, por exemplo, sem vidros, máquinas, etc.

Eu espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços!
Alberto

flávio

Esse Cartier...

Tem como abrir e mostrar o movimento? Digo isso porque já pequei vários desses e eram fakes.

Flávio