Menu principal

Carta ao Alberto, ou Comprei uma Réplica

Iniciado por Fa, 19 Setembro 2010 às 22:53:01

tópico anterior - próximo tópico

Fa

Comprei uma réplica e confesso, Alberto !  Mas calma, não apague ainda minha postagem. Deixe-me explicar tal fato, peço-lhe encarecidamente. A  história é longa, e por favor, um pouco de paciência que chego lá.  

Culpa só minha ?  Não,  toda de uma tal Moeris pois com ela tudo começou. :-[  Lembra o amigo  dela ?

Pois é, como bem sabes, ela era famosa por fabricar relógios encomendados e usados pelos militares (perdão da palavra) do Terceiro "Reich" ?

Lembrando, essa marca teve origem em St. Imier, Suíça, fundada que foi em 1883 sob o nome de Moeri & Jeanneret, derivado do nome dos sócios Fritz Moeri e  Julius Frederic Jeanneret. Em 1882 Jeanneret criou sua própria companhia (Jeanneret & Fils), passando então a existir duas empresas distintas com ligações  comerciais e produtivas, mas independentes. Jeanneret morreu em 1899, sendo a empresa dissolvida por conta dos desentendimentos de Fritz com os herdeiros daquele. O sócio remanescente criou então uma nova empresa, Manufacture des Montres Moeris / F. MOERI S.A.), que funcionou até, creio,  1966.

Ainda nos idos de 1896 o físico Charles Eduard Guillaume descobriu o Invar, liga à base de Niquel (36 %)  e Ferro (64 %) "que apresenta a propriedade de um baixo coeficiente de dilatação térmica, sendo portanto utilizado para inúmeras aplicações sensíveis à temperatura". ;D   Descendente de uma família de relojoeiros, Guillaume entendeu a utilidade do Invar na mola dos balanços dos relógios. Pois a Moeris foi uma das pioneiras na utilização dessa novidade.

Ousadia minha querer ensinar padre nosso a vigário, mas vai que alguém mais não sabe disso e vai ler nossa "carta", né ? ;)

Com efeito, a Moeris é mais uma dessas "mid level" marcas suíças que o tempo sufocou . Durante algum tempo (primeira década do século XX)  especializou-se na confecção de cronógrafos, sendo sua uma patente de um "pequeno cronógrafo incorporado a um binóculo". Sabe-se lá qual a utilidade disso, Alberto. ;D Mas se um dia eu vir um pra vender e sendo barato, pago na hora. Dinheiro vivo.

Sua criação mais venturosa (da Moeris) entretanto, foi a criação do movimento denominado "19", com várias versões, que foi aliás produzido durante muito tempo. A alemã Alpina inclusive utilizou esse mesmo movimento, e suas versões, nos seus relógios,  confeccionando-o sob as referências/calibres 1719, 1720, 1721, 1722 e 291, 292, 293 e 294. Mas a Moeris também usou "ebauches" Landeron e AS (comum a vários relógios militares).

Pois é, Alberto, você bem sabe que  a tal Moeris comercializou relógios sob  vários  nome de fantasia, como por exemplo, Adenac,  Sekuer,  Civitas (essa de relógios militares exclusivamente), Belvedere, Cherub, Avon, Darnley, Convenience,  Frimosa, Excellence, Excellencia, Excellency,  Grand Prix, Maoris, Daswood,  Moeris, Moeris Patent,  Guntyme, CUDOS,  FM, Odaglas,  Rywood, The Bahadur, Guntyme, The Forms, Tikkini, Timebal e Replica, dentre outras.

A Seiko (pra desconforto dos "artilheiros" da ASA) por incrível que pareça, tem seu nome ligado à Moeris de uma forma, digamos assim, bem sacana. É que em 1924 a Hattori  confeccionou o primeiro relógio usando o nome  Seiko (e daí por diante todos os relógios de pulso dela foram Seiko denominados), utilizando um movimento "10/15J" de 9 linhas, que especula-se, é cópia descarada de um calibre da Moeris ( http://www.gmtplusnine.com/2009/01/08/seiko-1881-1949-how-it-all-began/  ) Nos anos 50 (especificamente no ano de 1956), a Moeris forneceu movimentos para a Seiko e a Citzen. Não encontrei na "net" nada além da informação recém citada. Sabe você algo sobre isso ?

Parece que a danada dormitou até ser adquirida pela  Tissot em 1970, passando a ser o denominada então "Moeris Department", ou seja, parte integrante da empresa fundada pelo Charles-Felicien e seu filho.

Desse tal departamento, manifesto, nunca havia ouvido falar, a não ser quando me interessei em comprar esse "Replica", que também tem o nome da Moeris. Não se esqueça que (como já dito acima), "Réplica" era mais uma das marcas de fantasia da Moeris.

É certo que o relógio é por demais vistoso para o meu gosto pessoal. Mas como estava muito barato ... você sabe – a carne é fraca !

De antemão, reconheço que o movimento que  ele utiliza não tem nada a ver com os briosos Moeris, ou muito menos ainda com os afamados Tissot ou Omega. O que usa ?  Aos meus olhos, parece coisa de chinês.  Contudo, presumindo que vem do "Moeris Department", deve ter um "Pedigree  " de melhor casta. Ou estou errado ?

Como você vê, confessei que comprei uma réplica (ou seria um Réplica ?) Mas se foi pecado, Alberto, foi "pecado venial" :D,  bastando uma Ave Maria pra "limpar a minha pobre alma".

Mas pensando bem, amigo Alberto, vamos rezar essa Ave Maria juntos, porque você também, no meu lugar, compraria a tal maldita. E nessas coisas,  já me dizia  a Tia Maroca, o capeta segue  junto com o mal pensamento.  ;D

Grande abraço desse seu criado, e pecador juramentado,

Fernando

Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

Alberto Ferreira

Salve!

Amigo Fa,...
Eu li a carta com muita atenção.
Reli,...
::)

E antes que a minha pretensão me deixasse acreditar ser eu mesmo o destinatário,...
Eu olhei bem à minha volta...
Olhei mais uma vez, inclusive desta vez consultando a lista dos membros do nosso FRM...
Está certo,... Não há mesmo um outro Alberto por aqui...  ::)

Tudo bem. Então o destinatário deve mesmo ser eu...
Isso posto, eu vou tentar responder.

Eu aprendi muito com o que li, claro!
Eu desconhecia quase tudo aquilo que o amigo diz na carta. E estou sendo muito franco.
Muito.

Quanto ao mencionado "pecado" e à penitência,...
Embora eu tenha sido "coroinha" na minha pré-adolescência, eu confesso (sem confessionário) que não faço idéia de se uma Ave Maria o livraria daquela culpa, ou não...  ::)

Mas,...
Por via das dúvidas,...
Talvez seja bom adicionar um bom Ato de Contrição...
Pois, mal não fará.

E quem sabe, a salvação pode não lhe custar nada...

;)

Ou não?  ::)

8)

Amigo, Fa...
Um grande abraço e grato pelo texto.
Alberto

Ah!
Pecador,... ...eu creio que também compraria, sim!  ::)

Arrais

São por posts como este que ainda passo por este forum...Divertido e instrutivo. Obrigado Fa.

Além disto, o relógio é muito bonito e acho que, desculpe estar me intrometendo na conversa, pecaria tb. ;)

Um abraço
Easily satisfied with the Best

Wilson

Grande Fernando !

Excelente texto !

olha, depois vc me passa teu número de Tel. por MP,
perdi teu numero aqui,

abraços,

wilson

Fa

"Carta" entregue, resposta postada, ato de contrição rezado.

Depois da absolvição, claro, "alma lavada e enxagüada", como diria aquele político antigo, ainda tão atual nos dias de hoje:

Pelo visto, pecadores somos todos nós. Eu, você Alberto, e o Arrais, esse confessado, igual a nós. Pois que atire a primeira pedra aquele que não pecou por pensamentos também.

A propósito amigos: Pensar mal da Vacheron, PP, JLC, AP e até da Rolex, é pecado mortal, viu ? :o Aí não basta ato de contrição nenhum. Tem que ir à presença do padre, mesmo !

E da Omega ?

Ah, mais aí é só pecado venial. ;D Apesar do catecismo aferrado do "Dr. DG".

E pensar mal da Seiko, pode ? 

Pensar mal, só uma besteirinha de nada, pode. Mas só um pouquinho, mesmo ! Afinal a TAG Heuer já descontou o "lance" que a Seiko  fez à Moeris, pagando na mesma moeda uma dívida tão antiga. Assim, dívida paga, saldo "zerado", Comandante da "ASA" vingado. ;)

A ele, o Comandante Alberto (não só da ASA mas de todo o Fórum) as minhas homenagens como o decano daqui, e certamente o homem mais polido dentre os tantos que no FRM "transitam".

Abraços a todos,

PS: Wilson, te mandei uma MP.
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

igorschutz

Excelente texto.
Conhecia a Moeris pelos relógios militares alemães, de resto, tudo novidade. Aprendi pacas!

Obrigado, Fernando, pela aula!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Daniel

Olá !!!

Belo texto !! muito interessante  ;) ;)

Quanto a esta sitação do FA :

"sendo sua uma patente de um "pequeno cronógrafo incorporado a um binóculo". Sabe-se lá qual a utilidade disso, Alberto.  Mas se um dia eu vir um pra vender e sendo barato, pago na hora. Dinheiro vivo."

Acredito que o crono incorporado ao binóculo, era utilizado como uma ferramente de artilharia, ou seja, atiravam com um canhão por exemplo, o oficial de tiro, olhando através do binóculo fixo no alvo, acionava o crono, e ao acertar o alvo, parava.  Neste caso a distancia seria medida, pelo acerto do tiro, aliado ao  som do disparo. Claro que o oficial sabia a velocidade média que o canhão efetuava o disparo. D = Velocidade média x Tempo.

Penso eu !! Afinal não vejo outra utilidade !

Daniel

O tempo anda curto, às vezes a gente deixa os textos longos prá depois.

Mas, depois do que acabei de ler, se o Fa escrever uma bíblia, ela será lida na hora!

Cultura e informação precisa com o prazer de ler um texto bem escrito. Dá para querer mais?

Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

Fa

Paulo Sergio

Olá amigo Fa...
Já está contigo???
Teste-o, e coloque, aqui, suas impressões!!!  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Cigano

Que aula, isso sim que é um fórum rico!! ::)

|Valeu Fa pela sua contribuição para nossa cultura horológica!!
Abraços,
Cigano!

marck

ola pessoal,

são " luzes " como essa, que guiam os homens para sair das trevas... ;D ;D ;D  muito bom tópico . saudações a todos. :D :D :D

sds,

marck

Fa