Menu principal

Relógio "Jean Perret" - vale a pena recuperar?

Iniciado por Bernardo, 10 Julho 2011 às 14:21:22

tópico anterior - próximo tópico

GuilhermeLago

A restauração paerece ser simples, pois não deve haver nada quebrado no seu relógio. Eu tb preservaria ao máximo a originalidade. O mostrador (parecido com os UG Polerouter) e ponteiros parecem estar ótimos.

Alberto Ferreira

Eu tentaria (e "curtiria") restaurar, sim!
Caso contrário, o que fazer com ele?
Lixo?  :-[
E creio que não, né?   Afinal você o guardou e tal...

Mas,...
Nestes casos sempre cabe o (sábio?  ::)  ;)) comentário daqueles "craques do gramado"... 
"Aí vareia..."

E...
Uma "dica", dentre outras que você certamente receberá.
O acrílico deve estar "ressecado" (jargão de alguns relojoeiros...  ;)), ou seja, quebradiço.
Não dá para polir.
E...
Para conseguir outro, ainda por cima com o chamado "ciclope", pode ser uma missão (quase) impossível.

Mas,...
As restaurações (se "éticas", aquelas que prezam a originalidade) são para os "fortes" de coração (determinados  :D), perseverantes, dedicados e, sobretudo, pacientes (nos dois sentidos  ;)),...
...os quase passíveis de "internação".   :-[

E, queiram crer os céticos ou não, há quem curta (o que para eles, os céticos e pragmáticos, é apenas sofrimento, ou perda de tempo).
Eu não discuto.

São (apenas) pontos de vista. E a "felicidade" pode estar nos dois lados...  ::)

Ou não?
;D

Boa sorte!
Alberto

Dicbetts

Citação de: GuilhermeLago online 23 Abril 2014 às 12:09:18
A restauração paerece ser simples, pois não deve haver nada quebrado no seu relógio. Eu tb preservaria ao máximo a originalidade. O mostrador (parecido com os UG Polerouter) e ponteiros parecem estar ótimos.

Sigo o relator.

Sugeriria primeiro revisar a máquina (que não deve ser das mais chatas de mexer) para, depois, partir para a parte estética.

Como o Alberto observou, pode ser complicado achar o acrílico com o ciclope.

O restante (ponteiros, mostrador) deixaria como está. Antes original que arriscar a recuperação com alguns "acréscimos".

Dic

Alberto Ferreira

Algo sobre o ETA 2772...

...

Que na verdade está na NET, nas "páginas rosadas" do Dr. Ranfft.

http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&ETA_2772
Onde, como de costume, há alguma informação básica sobre o movimento e suas "variantes".

Alberto

edson rangel

Vale a pena reformar, o legal é que vai ter um relógio ,posso dizer único, não vai encontrar com ninguém em uma festa por exemplo com um relógio igual o seu.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

Bernardo

Prezados Guilherme, Alberto, Dicbetts e Edson,

Sempre buscando manter a originalidade do relógio, me parece/acho que o bezel poderia ter seus números e marcações repintados de branco. O acrílico, conforme dito pelo Alberto, está ressecado, e, possivelmente, não haverá outro caminho senão a troca... Mostrador e ponteiros, visualmente, parecem bons, e não deverão sofrer nenhum tipo de intervenção.

Vi as informações sobre o ETA 2772 no "Ranfft  Watches". Pelo que entendi, o referido calibre pode vir ou não com a função "hack". Neste que tenho, não tem (ou não está funcionando). Se possível for, gostaria que a função fosse implementada neste exemplar que tenho em mãos. Acredito que, tratando-se de um movimento ETA, não seja difícil de encontrar peças de reposição.

Um grande abraço a todos e muito obrigado,

Bernardo