Menu principal

Quem está imitando quem ???

Iniciado por Cigano, 27 Novembro 2010 às 22:12:17

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Pessoal estava pesquisando para aprender um pouco mais sobre o UG, que tem relógios maravilhosos, e por acaso achei esse modelo que não conhecia, que lembra/parece com Longines Legend Diver, e essa busca por mais informações, pintou outro que lembra o pório também além do raríssimo UG. Olhem as imagens !!

Universal Geneve Poleroter SUB

O próprio, Legend Diver

JLC Amvox Polaris (lembra, mais o fato de ter 3 coroas diferência um pouco)

IWC Aquatimer (Até ela)

Todos são maravilhosos, sem duvuda nenhuma, mais quem copiou quem ??

Qual o comentário dos mestres em relação a essas belas peças ??

Créditos:
Site1 Site2 Site3

Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Salve!

Cigano,
Só para começar as conversas, eu diria que "copiar" mesmo, ninguém copiou...

Mas,...
O que esses relógios têm em comum, de uma forma mais básica?
A caixa.

O sistema da caixa, a sua vedação.
Chamado em inglês de "super-compressor".

Veja a base da coisa aqui ---> http://scubawatch.org/EPSA_SC_FAQ.html

E vamos aguardar mais comentários e contribuições dos amigos...

Abraços!
Alberto

Jefferson

Olá pessoal,

Estava ensaiando um resposta ao questionamento do Cigano, mas vejo que o Alberto já contribuiu para o tópico.

Sempre que vejo uma caixa Super-compressor fico me questionando: a Orient se inspirou na aparência desta para seu KD??

O que vocês acham?

Abraços,

Jefferson

Cigano

Valeu Alberto pelo esclarecimente, então ninguém copiou ninguém, exatamente é um estilo de caixa !!

Vamos aguardar mais comentários de outros mestres !!

Nossa, se eu tivesse grana iria comprar todos desse modelo de caixa, acho muito bonito esse estilo !!

Caro Jefferson, eu iria adicionar esse comentário ao tópico, mais aí eu pensei, não vai faltar um para comentar e comparar ao saudoso KD´s e CIA!!

Abraços,
Cigano!

JeanClaud

Bem, eu estou mui longe de ser 'meste' ma vou dar minha 'bicada' aqui.

Sempre considerei que basta um estilo, desenho, projeto lançado à vendas dar certo e ter boa aceitação pelo público para que em seguida outras marcas lancem algo sememelhente ou mesmo igual em design.  Temos algumas marcas que os prezados conhecem que são céleres nesse tipo de ação, embora seus maquinários tenham boa/ótima qualidade.

Desculpem não poder contribuir com qual autor do estilo em questão, mas gostaria de análise dos amigos no sentido de 'tendências' que procurei exposr, se concordam ou não com a tese.

[]'s.
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"
Mateus 16 : 26 - ACF

Stone Free

Citação de: Cigano online 27 Novembro 2010 às 22:45:57eu iria adicionar esse comentário ao tópico, mais aí eu pensei, não vai faltar um para comentar e comparar ao saudoso KD´s e CIA!!

Ôpa, olha eu aqui ;D Falaram em KD, eu tô na fita :)
Não tenho dúvidas que a Orient se inspirou nesses modelos para conceber o KD, e recriá-lo mais tarde como KM (King Master).

Abraços a todos.

Gustavo

Paulo Sergio

Que Orient lindo!!!  :o  :o  :o
Novamente digo... o que falta para um desses vir para o Brasil? ? ?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Cigano

Stone Free, valeu por postar, ninguém mais do que você para falar dessas belas "Cebolas" (Orient KD/WD/KM) mecânicas, realmente faz a cabeça de alguns colecionadores e entusiastas !!

É verdade caro Paulo Sergio, esses KM´s são lindos!!
Achei apenas 1 peça no ebay, e o preço não é tão bom assim, mais vale a pena ter um desses no ajuntamento!!

Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Na minha opinião, voltando às perguntas originais, se houve cópia ou por que?

Eu talvez dissesse...
No caso dos relógios primeiramente mostrados, o traço característico entre eles é o uso do mesmo "tipo" de caixa, "super-compressor".
Isso leva a uma característica de funcionalidade.

Eu também concordo que, agora falando de estilo, do aspecto visual, etc, não é de se estranhar que algo que cai no "gosto do consumidor" vire "moda", e receba as chamadas "citações", "homenagens", ou dizendo de forma mais clara, até mesmo cópias.

Eu vou tentar exemplificar com as fotos aí abaixo.

......

Na primeira um golfinho (um mamífero), na segunda um tubarão (um peixe) e na terceira um dirigível (uma aeronave).

O que há de "coincidência" entre elas, e quem "copiou" quem?

Nos dois primeiros casos, nós podemos dizer que foi a evolução natural das espécies e no terceiro caso a observação (e cópia) feita pelo homem.

E o que há em comum, estritamente quanto à forma, digamos, que acarretou aquela semelhança no "visual"?...   
A Dinâmica, no golfinho e no tubarão a Hidrodinâmica, no dirigível a Aerodinâmica.

Na prática, os três "projetos" têm o mesmo objetivo, o deslocamento mais rápido e suave em seus meios.

Quanto ao Orient.
Na minha opinião, o aspecto pode parecer ter sido "copiado" (se foi mesmo, eu não sei), mas a funcionalidade (das caixas super-compressor) certamente não foi.

Abraços,
Alberto

lucius

O Alberto colocou o dedo na chaga, na verdade as marcas utilizaram-se de um conceito e trabalharam seus modelos dentro do mesmo.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

TUDA

Que Orient lindo!!!!!Esse é demais. :)

melao

È um desenho de caixa muito bonito.Parece que nos anos 60/70/80 se usou muito.Tem uma infinidade de marcas com relogios lindissimos.Sou louco por um modelo desses.Pena que hoje sao raridades e custam muito caro.
Segue alguns que peguei na net.

Fonte http://www.michaelwatch.com/sold.html

igorschutz

Melão,

Seria legal se você desse o devido crédito pelas fotos e postasse as fontes. O que acha?
Vamos prestigiar o autor de um belo trabalho.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

melao

Stone Free

Lendo as opiniões do Paulo Sérgio, do Cigano e do TUDA a respeito desse Orient, eu fico cada vez mais convecido de que os KD e os WD são verdadeiramente ícones da "Basse-Horlogerie", por assim dizer :) Os King Master são reedições quase que fiéis dos KD/WD, à exceção de um ou outro detalhe. E notem o detalhe na etiqueta: São chinócas!!! Vejam então o "novo" KM/WD, na roupagem atual da Orient, num ensaio igual ao outro KM/KD, mostrado anteriormente (Fonte: Site hablemosderelojes.com):

Abraços a todos.

Gustavo

flávio

Isso já foi discutido por aqui.
Na verdade, a Piquerez fabricava (patenteou) os sistemas onde o retentor era comprimido cada vez que a pressão aumentava, fazendo com que o relógio ficasse mais resistente com o aumento da profundidade.

Porém, o Super Compressor se refere ao sistema de vedação, não tem a ver com a caixa. Por acaso, apenas por acaso, a maior parte dos sistemas super compressor foram instalados em caixas que, na década de 60, por projeto da Piquerez, usavam dupla coroa. Mas há caixas simples que também são super compressor.

O problema é que o sistema de retenção ficou tão vinculado a essas espécies de caixa que elas passaram a ser chamadas de super compressor.

A título de curiosidade, por exemplo, tenho um Longines Legend Diver novo. Eu falo que sua caixa é super compressor pelo modelo de dois "botões". Porém, não sei se o relógio usa o sistema super compressor de vedação, isso sim o que caracteriza o termo.

Resumindo: há caixas super compressor nomais, pois o que caracteriza o termo é o sistema de vedação; no entanto, como esse sistema estava tão vinculado às caixas da Piquerez, que usavam dois botões, o termo pegou. É possível haver, também, caixas com aro interno que gira, dois botões e que não é super compressor (como, por exemplo, desconfio que seja o atual Legend Diver, apesar de sua boa resistência a água de 300 mts e, curioso, à pequena rosca da coroa de ajuste de horas).

Flávio