Menu principal

Sobre o mecanismo GMT: uma pergunta.

Iniciado por admin, 07 Dezembro 2010 às 00:44:35

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Sim, depois de estudar os movimentos mais complexos, hoje estava pensando alto e simplesmente percebi que nunca havia visto uma vista explodida de um movimento GMT com ponteiros e ajuste indepentente (entenda-se, GMT Master II). Fiquei a pensar: o lance usa um cannon sobre outro cannon? Em caso positivo, com a minuteria se desloca para movimentar indepententemente os ponteiros? Uma foto ajudaria. Sinceramente, depois de 10 anos pensando em outras coisas, o simples me veio à cabeça e não entendi.

Flávio

Adriano

Patrão, não sei se entendi sua dúvida, mas sim, a canon é dupla, como se fosse uma canon sobre a outra. Para efeitos de transmissão de força, o ponteiro de horas na verdade é o GMT, que dá uma volta a cada 24 horas. A outra parte da canon é que é independente e é onde vai montado o ponteiro de horas "normal". Como há uma pequena mola e 12 engates dentro da canon dupla, isso permite que o ponteiro de horas possa saltar de hora em hora. O calendário por sua vez se conecta à parte "independente" da roda canon, pois depende do ponteiro de horas normal e não do GMT.

Chefe, dá uma busca no manual técnico da Omega 1128 ou ETA 2893-2, que acho que fica mais fácil visualizar.

Abraço!

Adriano

flávio

Não encontrei o oil chart do movimento. Podem me ajudar?

Flávio

Adriano

Luis O

Fico impressionado como se aprende aki no fórum.....fantástico.

Obrigado Adriano e Flávio.

abs

flávio

Adriano, mesmo vendo as fotos, não entendi uma coisa. Há dois cannons, mas toda minuteria é a mesma. Na posição intermediária da tige a alavanca normalmente deslocaria a roda intermediária para contato com o cannon e ajuste das horas. Porém, como há dois cannons, a alavanca entra onde para deslocar um e outro cannon separadamente? Estou sendo burro, talvez precisasse ver ao vivo.

Flávio

maxlawbr

Eu tenho um Tag Carrera GMT, e consigo ajustar as horas e o GMT, na boa.

Mas outro dia estava numa joalheria e vi o Omega Seamaster GMT, e não entendi nada de como funciona esse GMT da Omega.

Max

Adriano

Citação de: flavio online 09 Dezembro 2010 às 12:44:50
Adriano, mesmo vendo as fotos, não entendi uma coisa. Há dois cannons, mas toda minuteria é a mesma. Na posição intermediária da tige a alavanca normalmente deslocaria a roda intermediária para contato com o cannon e ajuste das horas. Porém, como há dois cannons, a alavanca entra onde para deslocar um e outro cannon separadamente? Estou sendo burro, talvez precisasse ver ao vivo.

Flávio

No relógio normal, com a coroa no estágio intermediário, a rodinha de transmissão (revoir) move diretamente o saltador do calendário. Já no último estágio, o revoir gira a minuteria, que propele a canon por sua vez. Até aí normal.

No caso do 1128, no estágio intermediário, o revoir gira metade da canon dupla, que salta de hora em hora e cada duas vezes que passa nas 12 horas, dá um tapinha do calendário. No último estágio ela gira a minuteria normal, mas que por um jogo de rodas (naquela placa entre a platina e o calendário) faz girar as duas canons, a dupla e a de 24 horas (que é a superior).

Não sei se a explicação foi boa, mas vai usando a imaginação aí! Rssrsrs

Abraços!

Adriano