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Relógio automático guardado de cabeça para baixo

Iniciado por PRTORRES, 07 Dezembro 2010 às 11:01:49

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PRTORRES

Tenho um Blake & Wheeler alemão, nunca atrasou, ou melhor, atrasos insignificantes. Ontem à noite coloquei ele sem querer de cabeça para baixo no criado, estava com corda cheia. Hoje de manhã, já eram 10:20 h e ele estava marcando 3:50 h. O modo como ele ficou no criado, pode ter influenciado. O que vocês dizem a respeito?

Tomas



   Talvez precisando uma revisão geral  ;) ;)

abraços, Tomas
abraços Tomas.

PRTORRES


Alberto Ferreira

Salve!

Caro PRTORRES,

Apenas com base na informação que o amigo nos passou,...

Revisão recente (imaginando, portanto, não haver quebras e nem desgastes) e que o problema só ocorra naquela posição, etc, eu creio que talvez o que nós possamos sugerir (mesmo que de maneira genérica, básica e superficial) é que o melhor seria submeter o relógio à avaliação de um bom técnico relojoeiro.



Mas se nós nos abstrairmos disso, e se considerarmos um caso como este relatado, o problema poderia estar em algo assim...

O balanço de um relógio mecânico (o órgão regulador - responsável pela "precisão" da sua "marcha") é apoiado em dois mancais, em geral de rubis.

Dada a posição do balanço em relação ao mostrador,...
Dependendo da posição do relógio, com o mostrador para cima, ou com o mostrador para baixo, o "peso" do balanço em si será apoiado em um dos dois mancais, certo?

Pois bem...
Agora imaginemos que haja algum desgaste (numa das pontas do eixo do balanço), alguma deformação, falha na lubrificação, etc, coisas assim poderiam acarretar em algo como você nos está descrevendo.

Mas só uma boa inspeção poderá detectar e diagnosticar o real problema.

Abraços!
Alberto

lsmiguel

Aproveitando o gancho, como é feito a lubrificação das extremidades do eixo do balanço?  ::) (Desculpe se for uma pergunta imbecil)

Luis O

com uma ferramentinha específica, uma gota em cada rubi.....

abs

Alberto Ferreira

Salve!

Caro Ismiguel,
Na verdade as pontas do eixo não são lubrificadas diretamente.
Uma pequena (minúscula) gota de óleo é colocada com uma ferramenta apropriada (o pica-óleo) nos respectivos mancais, ou seja, nos respectivos rubis.


Veja na foto...



Perceba que há um mancal que apóia cada lado do eixo do balanço (na parte assinalada na foto apenas o mancal superior está visível, mas há outro na parte de baixo).
Os mancais (rubis) na verdade são compostos de duas partes sobrepostas, que são as chamadas "pedra" e "contra-pedra".

Para a operação completa de lubrificação os mancais têm que ser desmontados, e as "pedras" limpas, lubrificadas e remontadas.

Abraços,
Alberto

PRTORRES

Caro Alberto, mais uma vez você tem razão.
Enviei o relógio para uma inspeção e foi só lubrificar os rubis que acabou o problema, e mais, o atraso dele passou a ser insignificante, dois segundos por mês.
Logo vou postar ele aqui no site.