Menu principal

Tomar banho com relógio prejudica a vedação. Mito ou verdade?

Iniciado por PRTORRES, 16 Janeiro 2011 às 00:53:00

tópico anterior - próximo tópico

PRTORRES

Sei de muitas pessoas que adoram tomar banho como relógio, mas já ouvi falar que a água quente e a espuma do sabão podem danificar a borracha de vedação e comprometer a prova d'água. Isto é verdade ou mito?

TioWatch

Bom...

o pouco que sei é que o vapor é fatal para as borrachas de vedação!

Jamais tomo banho com os meus e sauna, nem pensar!
:-X
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

Serafim

Além disso ouvi falar que sabonete (shampoo, etc) ressecam a borracha da vedação e podem diminuir o tempo de vida da mesma.

Abraço,
Serafim

Paulo Sergio

Olá amigos...
Alguém aqui toma banho de paletó? De gravata? De camisa?  ::)  ::)  ::)
Mas essas coisas precisam ser lavadas, não é? E aí?  ;D ;D ;D
Francamente, relógio e chuveiro, sauna... não combina!!!
Ah, sem falar daquele visual sui generis de um relógio com aquela cor branca, meio que esfumaçada, de resíduo de sabão, muito comum nos G Shock da vida... impagável!!!  ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Adriano

É verdade sim. Mesmo que o relógio tenha resistência superior, que permita o banho de chuveiro. O problema não está no chuveiro. O que prejudica não é a água sozinha, mas a temperatura. Água quente não é recomendada de nenhum jeito, mesmo para relógios de mergulho. A água muito quente pode fazer com que a vedação falhe no primeiro contato. Em segundo plano, tem a alcalinidade do sabão que no contato a longo prazo pode diminuir a vida útil das vedações.

Sobre o vapor, isso é mito. Se um relógio é projetado para resistir à água sob pressão, não vai ser o vapor no ar que vai entrar nele. Isso é mito. Por exemplo, deixar o relógio no banheiro enquanto toma banho não faz entrar vapor nele ( a não ser que o relógio esteja muito ruim mesmo de vedação). O mesmo já não vale para a sauna: novamente, o problema não é o vapor, mas a temperatura.

Abraços!

Adriano

PRTORRES

Parece que o cloro da piscina também é maléfico para as borrachas de vedação. Ouvi falar que é recomendável enxaguar o relógio em água doce após o uso em piscinas e no mar. Isto procede?

TioWatch

Citação de: Adriano online 16 Janeiro 2011 às 14:22:29
Sobre o vapor, isso é mito. Se um relógio é projetado para resistir à água sob pressão, não vai ser o vapor no ar que vai entrar nele. Isso é mito. Por exemplo, deixar o relógio no banheiro enquanto toma banho não faz entrar vapor nele ( a não ser que o relógio esteja muito ruim mesmo de vedação). O mesmo já não vale para a sauna: novamente, o problema não é o vapor, mas a temperatura.

Abraços!

Adriano

Se você analisar a situação hipotética de o relógio estar em baixa temperatura, é claro que o vapor não é prejudicial, agora, vapor é água em alta temperatura (a grosso modeo é lógico!), onde o relógio obviamente estará sobre o mesmo efeito (nas situações de banho e sauna), aí ocorre a ação danosa nas borrachas.

Fora que as partes de metal podem sofrer uma dilatação mínima, suficiente para quebrar a vedação
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

reis

Verdade tomar baho com relogio  prejudica a vedação não porcausa ´água em si  ma pelas quimicas usada no sabonete hampoos  e a temperatura vão danificar as juntas de vedação relogio é prova dagua e não de temperatura conordo com o adriano Reis

Adriano

Citação de: PRTORRES online 16 Janeiro 2011 às 21:13:49
Parece que o cloro da piscina também é maléfico para as borrachas de vedação. Ouvi falar que é recomendável enxaguar o relógio em água doce após o uso em piscinas e no mar. Isto procede?

Procede totalmente! Me preocupo em lavar os relógios muito mais depois de um banho de piscina do que de mar. E recomendo que depois do banho de piscina, lave o relógio com sabão. Por mais que pareça contraditório, o sabão é prejudicial a longo prazo somente, por isso não há problema em lavar com sabão em algumas situações. Mas depois da piscina é recomendavel lavar com sabão para tirar os resíduos de cloro, especialmente das pulseiras.

Abraços!

Adriano

PRTORRES

Creio que após o uso em piscinas, lavar com detergente neutro seja mais viável ainda.

Desotti

Sempre depois de mar, piscina e suor excessivo, adquiri o hábito de lavar minhas peças com água, sabão nêutro (côco por ex.) e uma escova dental ultra-macia usada.

Eu uso e recomendo a escova da marca suíça Curaprox (encontrável em boas farmácias), tão macia que não existe a menor possibilidade de ofender o acabamento de quaisquer partes de um relógio.

[[]]'s

edumaroja

Desotti,

Eu também me acostumei a lavar meus relógios após o uso, sempre com sabão de côco e uma escovinha (do tipo que meu pai usava pra lavar as unhas hehehe). Tenho um Tag 1500 com pulseira de borracha que gosto de usar na academia, a pulseira dele está nova (tem mais de 2 anos), creio que em razão desse cuidado (pois as pulseiras de meu aqualand tinham que ser substituídas anualmente).
Abraços,

Eduardo

Citação de: Desotti online 16 Janeiro 2011 às 23:45:01
Sempre depois de mar, piscina e suor excessivo, adquiri o hábito de lavar minhas peças com água, sabão nêutro (côco por ex.) e uma escova dental ultra-macia usada.

Eu uso e recomendo a escova da marca suíça Curaprox (encontrável em boas farmácias), tão macia que não existe a menor possibilidade de ofender o acabamento de quaisquer partes de um relógio.

[[]]'s

TUDA