Menu principal

omega: movimentos 30 mm

Iniciado por amadeu, 02 Março 2011 às 13:43:46

tópico anterior - próximo tópico

amadeu

Pessoal tenho nos ultimos tempos guardado alguns deste relogios.
Interessante que sao varios tipos de caixas, mostradores, ponteiros o que os fazem altamente colecionavel. Com uma grande vantagem. Ainda sao relativamente baratos.  ;)

Agora tenho varias duvidas e a bibliografia eh bastante escassa.

Ao que parece a sequencia eh calibre foi o 30, 30 t1, 30 t2, 266, etc

agora o que nao consigo entender eh:

1. o que muda de um calibre para o outro. (exatamente)
2. estes calibres conviveram ou com o aparecimento de um o outro era descartado.
3. como sugestao aos colegas que postem os que vcs mais gostam.

se jah foi discutido aqui no forum. peço desculpas, mas acho que eh sempre um assunto interessante.

vinicius

Encontrei no antigo fórum:

Caliber Jewels Year Introduced
30 15J 1939
30T1 15J 1941
30T2 15J 1941
30SCT1 17J 1941
30SCT2 17J 1941
30T2 PC AM (Cal 260) 15J 1943
30T2 PC AM (Cal 261) 15J 1943
30T2 RG (Cal 262) 17J 1943
30T3 PC AM (Cal 265) 15J 1949
30T3 PC AM (Cal 266) 17J 1950
30T2 SC PC AM (Cal280) 17J 1943
30T2 SC RG (Cal 281) 17J 1947
30T3 SC PC AM (Cal283) 17J 1950
where:
T1, T2, T3 are the alteration/variation numbers
AM means anti-magnetic
PC means shock-protected
SC means center seconds
RG means special regulating (chronometer)

Fonte: http://arquivo.relogiosmecanicos.com.br/www.forumnow.com.br/vip/mensagensd943.html?forum=51071&grupo=73836&topico=2973856&nrpag=41

amadeu

eh vinicius. obrigado
entao mas nao dao detalhes neh
o que muda exatamente em cada calibre.
tenho procurado bastante e nao tenho achado nada
sei lah. quem sabe mais algum colega possa ajudar.
abraços
amadeu.

Luis O

O que sei (e foi o Mestre Gravina que me explicou) é que os 30T2 não possuíam sistema Incabloc de amortecimento do eixo do balanço....

Basicamente era essa a nodificação implementada entre o 30T2 e o 266 e 267.

Aguardemos outra aula dele.

abs

Gravina

Citação de: Gravina online 03 Março 2011 às 14:44:13
Carcas!!!.....preciso me aposentar!

Falei sso?........ :-\.......será que aquele alemão está me pegando ::)

Expliquei errado!.............é o fim! :'(

Com um tempo......vamos voltar ao assunto.....

Abração

Gravina

Luis O

Gravina

aguarde a visita de meu advogado....ops.....eu sou advogado....
_____________________________________________________________________________________
De: GRAVINA [mailto:....................................]
Enviada em: quarta-feira, 10 de novembro de 2010 23:15
Para: Luis Otavio de Alencar
Assunto: Re: PRECISO FALAR COM VC......

Oi Luis,
Os calibres 265, 266, 267..........são todos de 30 mm, e oriundos do 30T2.............não existem diferenças importantes entre eles........a diferença está em alguns casos no número de rubis......15, ou 17..........todos funcionam a 18.000 alternâncias por hora.
Na verdade, por exemplo, o 266 é denominado pela Omega de 30T3, e 0 267 de 30T4..............diferenças???.......acho que o Carregalo pode informar, pois deve ou não existir diferença entre peças.......sei lá, uma mola da tige por exemplo!!............não sei!!

Manda lembranças ao Alzi. kkkkkkkkkkkk

Grande abraço.

Gravina

Citação de: Luis O online 03 Março 2011 às 14:39:03
O que sei (e foi o Mestre Gravina que me explicou) é que os 30T2 não possuíam sistema Incabloc de amortecimento do eixo do balanço....

Doutor,

O "X" da  questão está aí no que o dileto escreveu...................... todo 30T2 sem sistema de amortecimento?..........
Quanto a inexistência de importantes diferenças entre eles, reafirmo ;)

Por isso não gosto de brincar de telefone sem fio.............já imaginou qual seria o conteúdo da mensagem no quarto receptor?............"Todo movimento Omega é igual", ou qualquer coisa absurda do tipo.
Uma questão para os técnicos especializados, sou mero colecionador!
Abs

Gravina

Gravina

Ah!

Antes que eu esqueça: Adorei a publicação de uma mensagem pessoal (entre colegas de interesse comum) no qual o dileto foi o autor desta motivação, desta consulta.

Thanks!

Gravina

Ps. só para quem não entendeu, que reste claro: Existem 30t2 com, e sem sistema de amortecimento...........o geral "'incabloc"

amadeu

pessoal eh que eu achei que o assunto dava uma tese de doutorado ou quiça de livre docencia.  ::) ::) ::) ::) ::)
soh deu um resumo de iniciaçao cientifica. rssssssssssssssssssssssss
eh que a gente ve uma gama tao grande destes calibres que achei que o assunto seria mais extenso ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???
o gravina perde um tempinho e poe um link onde o assunto eh discutido
tenho visto os calibres com diferentes acabamentos (rodio, ouro amarelo, ouro avermelhado)
as vezes fico na duvida senao tem alguns movimentos hibridos (parte de um parte de outro)
outra coisa. foram feitos simultaneamente ou um vinha e substituia o outro.
bom vou tentar postar as fotos de um que tenho. acredito que seja um dos primeiros.......................
calibre 30
o que achei interessante nele eh o tamanho tem quase 38 mm o que acredito nao fosse muito comum para a epoca

Gravina

Citação de: amadeu online 03 Março 2011 às 20:43:17
o gravina perde um tempinho e poe um link onde o assunto eh discutido

PÔ!!.........Essa é boa! ;D
Se eu tivesse conhecimento de um link sobre o assunto, eu já teria "punhado" :-\ aqui.............não preciso de um tempo para um simples recortar, e colar ;D ;D
Informo com prazer o que sei.....

Abs

Gravina

Ps. Os brancos são os primeiros......depois só dourados............amarelo deve ser desbotado!.........estamos falando dos 30mm

amadeu

r ;D ;D ;D ;D ;D
gravina sei que vc eh dos que mais dividem as informaçoes e que teria ponhado aqui. ;) ;) ;) ;) ;)
eu achei que a discuçao era num link. ahi vi que era um email.
foi postado enquanto eu escrevia minha colocaçao.
gozado quanto a coloraçao, sinceramente, achei que tinha de plaquet amarelo
vou tentar fotografar uns amanha e vou postando.
tem uns que tem as asas lindas.

Gravina

Citação de: amadeu online 03 Março 2011 às 21:02:56
r ;D ;D ;D ;D ;D
gozado quanto a coloraçao, sinceramente, achei que tinha de plaquet amarelo
vou tentar fotografar uns amanha e vou postando.

Beleza amadeu :-*!
Coloca na roda.............Sabe né, a grande paixão por Omegas está justamente no fato que não existe uma cartilha, se até o Museu samba, que dirá o Gravina ;D
Todos os dias aprendo uma.

Um abração

Gravina

Luis O

Citação de: Gravina online 03 Março 2011 às 20:29:17
Ah!
Antes que eu esqueça: Adorei a publicação de uma mensagem pessoal (entre colegas de interesse comum) no qual o dileto foi o autor desta motivação, desta consulta.
Thanks!
Gravina
Ps. só para quem não entendeu, que reste claro: Existem 30t2 com, e sem sistema de amortecimento...........o geral "'incabloc"

Prezado amigo Gravina
Não fique chateado comigo pela divulgação de uma mensagem pessoal, enviada gentilmente por vc em resposta a uma ignóbil consulta minha...
A divulgação dessa AULA que vc tinha me dado se deu em razão da tentativa de tentar contribuir para o tópico, e na tentativa de ajudar o autor dele e todos os demais membros.
De mais a mais, não se tratava de uma mensagem  pessoal em sua essência, mas uma mensagem, como diria, institucional.....como disse anteriormente, uma aula....
De qq forma, peço desculpas se isso te incomodou....não tive a intenção, e jamais divulgaria uma MP se essa tivesse um conteúdo privado, como por exemplo falar mal do Igor etc....kkkkk (brincadeirinha!)
Grande abraço a todos.

Gravina

Citação de: Luis O online 04 Março 2011 às 01:39:50
Citação de: Gravina online 03 Março 2011 às 20:29:17
Ah!
Thanks!
Gravina

Prezado amigo Gravina
Não fique chateado comigo pela divulgação de uma mensagem pessoal, enviada gentilmente por vc em resposta a uma ignóbil consulta minha...
A divulgação dessa AULA que vc tinha me dado se deu em razão da tentativa de tentar contribuir para o tópico, e na tentativa de ajudar o autor dele e todos os demais membros.
De mais a mais, não se tratava de uma mensagem  pessoal em sua essência, mas uma mensagem, como diria, institucional.....como disse anteriormente, uma aula....
De qq forma, peço desculpas se isso te incomodou....não tive a intenção, e jamais divulgaria uma MP se essa tivesse um conteúdo privado, como por exemplo falar mal do Igor etc....kkkkk (brincadeirinha!)
Grande abraço a todos.

O Luis O!!!........isso dá quase um filme ;D

Beleza!!!..........como diz meu amigo portenho......."tranquilo" ;)
Já tenho algumas horas neste troço de relógios..........
Não fuja, não........o cerne da questão é: Onde está o alemão? ;D

a) Aqui
b) Aí
C)Ali
D) Acolá
E)CNE............continuo não entendendo

;D ;D

Luis O

opção B....kkkkkkkkkkk

abs e ótimo carnaval para vc!

Gravina

Citação de: Luis O online 04 Março 2011 às 10:31:37