Menu principal

Grand Sonerie/Petit Sonerie - Qual é a diferença?

Iniciado por Atalo, 21 Março 2011 às 14:52:40

tópico anterior - próximo tópico

Atalo

Amigos,

Os relógios com Soneria são fantásticos, um verdadeiro espetáculo vê-los (e ouvi-los) funcionando.

Recentemente, com a ajuda dos amigos aqui no Fórum, conseguimos identificar um LeCoultre, com repetição de minutos - bate as horas, os quartos de hora e os minutos excedentes.

Agora, uma dúvida que me acompanha e não consegui esclarecer suficientemente, e peço ajuda aos colegas no fórum:

1. O que diferencia, no funcionamento, a Grand Sonerie da Petit Sonerie?

2. A corda para o funcionamento do conjunto é independente da corda do relógio ou a fonte de energia é a mesma?

Grande abraço.

Átalo

igorschutz

1. O GS soa as horas e quartos de hora a cada quarto de hora e na hora cheia. O PS soa apenas os quartos de hora a cada quarto de hora e as horas na hora cheia.
Lembrando que um repetidor não é necessariamente um sonnerie. Sonnerie é apenas se o relógio soar o gongo sozinho (en passant). Se for necessário mover a alavanca, então é repetidor.

2. Depende do relógio. Num sonnerie, normalmente a corda do mecanismo é separada do relógio, mas lembro-me de já ter visto um movimento em que a corda era compartilhada.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Atalo