Menu principal

Fases da Lua

Iniciado por fernando r, 25 Abril 2011 às 21:30:17

tópico anterior - próximo tópico

fernando r

Não consta nos manuais que tenho(Longines e Omega) por isso indago aqui no Fórum:
De quanto em quanto tempo devemos corrigir a complicação fases da Lua nos calibres Omega 1866 e Valjoux 7751?
Abraços.

fernando r

Nenhum colega sabe responder essa questão?
Vou pesquisar de novo em Fóruns estrangeiros então.
Abraço.

flávio

Seus problemas acabaram. Vou só citar uma passagem do Theory of Horology, porque está bem simples de entender:

"O mecanismo tem uma precisão de 29 dias, 12 horas, 45 minutos, o que resulta num erro de 57,2 segundos por ciclo, isto é, 11 minutos e 26,4 segundos por ano".

Na verdade, peguei os erros por pura preguiça, porque o ciclo lunar é conhecido. Agora faça a conta....Demorará uns 100 anos para você precisar ajustar o relógio que alcançar 1 dia de erro.

O problema é: AJUSTEM SEUS CALENDÁRIOS LUNARES COM CALENDÁRIO NA MÃO, e partindo de lua cheia, por exemplo. Entenda-se, algo sem erro. Não partam de Luas "minguantes", etc, pois vai dar errado.

Flávio

flávio

Citação de: flavio online 27 Abril 2011 às 00:03:05
Seus problemas acabaram. Vou só citar uma passagem do Theory of Horology, porque está bem simples de entender:

"O mecanismo tem uma precisão de 29 dias, 12 horas, 45 minutos, o que resulta num erro de 57,2 segundos por ciclo, isto é, 11 minutos e 26,4 segundos por ano".

Na verdade, peguei os erros por pura preguiça, porque o ciclo lunar é conhecido. Agora faça a conta....Demorará uns 100 anos para você precisar ajustar o relógio que alcançar 1 dia de erro.

O problema é: AJUSTEM SEUS CALENDÁRIOS LUNARES COM CALENDÁRIO NA MÃO, e partindo de lua cheia, por exemplo. Entenda-se, algo sem erro. Não partam de Luas "minguantes", etc, pois vai dar errado.

Flávio

Quando falei calendário na mão, entenda-se: a carta lunar, o calendário da lua do dia! Não adianta olhar para o céu: ah, a lua está nova e colocar o que se assemelha a isso no seu relógio. Vai zicar. O mais fácil é partir da Lua Cheia ou da nova. Coloque esse troço no mostrador (a lua nova - nada - ou cheia) e olhe no calendário quantos dias para frente (ou para trás) está e ajustem. Sacaram? De nada adianta o erro ser de um dia a cada 100 anos se, já no ajuste, você colocar uns 3 de erro.

Flávio

fernando r

Grato pela resposta.
Eu fiquei encucado pq li um catálogo de uma marca de alta relojoaria que dizia que o mecanismo deles teria que ser corrigido a cada 200 anos ou algo assim e, por isso, teria que ser menos corrigido do que os demais mecanismos de fases da Lua.
Mas pela sua resposta eu vejo que na prática, os meus também não precisarão de correção enquanto eu estiver vivo, rs, claro, se eu não deixar o relógio parar!
Abraço.

Citação de: flavio online 27 Abril 2011 às 00:09:24
Citação de: flavio online 27 Abril 2011 às 00:03:05

Flávio

Quando falei calendário na mão, entenda-se: a carta lunar, o calendário da lua do dia! Não adianta olhar para o céu: ah, a lua está nova e colocar o que se assemelha a isso no seu relógio. Vai zicar. O mais fácil é partir da Lua Cheia ou da nova. Coloque esse troço no mostrador (a lua nova - nada - ou cheia) e olhe no calendário quantos dias para frente (ou para trás) está e ajustem. Sacaram? De nada adianta o erro ser de um dia a cada 100 anos se, já no ajuste, você colocar uns 3 de erro.

Flávio

Cigano

Citação de: fernando r online 27 Abril 2011 às 00:49:04
Grato pela resposta.
Eu fiquei encucado pq li um catálogo de uma marca de alta relojoaria que dizia que o mecanismo deles teria que ser corrigido a cada 200 anos ou algo assim e, por isso, teria que ser menos corrigido do que os demais mecanismos de fases da Lua.
Mas pela sua resposta eu vejo que na prática, os meus também não precisarão de correção enquanto eu estiver vivo, rs, claro, se eu não deixar o relógio parar!
Abraço.

E se parar ?? Como fazer ??

Sou leigo de tudo no assunto moonphase!!! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

igorschutz

Grato pela resposta.
Abraço.

A precisão do indicador de fases da lua depende, basicamente, do número de dentes (das rodas) envolvidos no sistema.

Se for o mais simplão, a precisão é de uns 100 anos, como falou o Flávio. Se for um mais sofisticado, é precisão pra mais de 3000 anos.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Glauco GM

Caramba, vivendo e aprendendo, sinceramente eu
não tinha idéia da complexidade deste mecanismo... :)

obrigado pelas postagens !

abs

Glauco

fernando r

E vc saberia me dizer se o Valjoux 7751 e o Omega 1866 seraim dos mais simples?
Grato.

Citação de: igorschutz online 27 Abril 2011 às 08:12:30
Grato pela resposta.
Abraço.

A precisão do indicador de fases da lua depende, basicamente, do número de dentes (das rodas) envolvidos no sistema.

Se for o mais simplão, a precisão é de uns 100 anos, como falou o Flávio. Se for um mais sofisticado, é precisão pra mais de 3000 anos.

igorschutz

Citação de: fernando r online 27 Abril 2011 às 22:25:04
E vc saberia me dizer se o Valjoux 7751 e o Omega 1866 seraim dos mais simples?

Não tenho certeza, mas duvido muito que sejam dos mais sofisticados, até mesmo porque a precisão destes mais simples já é excelente.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES