Menu principal

ETA 2000-1

Iniciado por prgarcia, 06 Junho 2011 às 14:38:50

tópico anterior - próximo tópico

prgarcia

Saudações.

Esses dias, estava quase caindo de graça um "reloginho" interessante na minha mão animado por um ETA 2000-1.
Deixei passar, pois me lembrei da péssima opinião que tinham alguns relojoeiros que conheci sobre este movimento.
Segundo eles, o ETA 2000-1 era uma dor-de-cabeça só na hora de revisar.

Interessante que esse calibre tem um uso considerável em pela Cartier, Baume em alguns de seus modelos (até a Omega utilizou o dito cujo com algumas modificações).

Pois bem, qual é o ponto tão negativo assim do ETA 2000-1, ou é só marra dos relojoeiros?

Abraços.
garcia

Cigano

Eu também queria saber, pois pelas informações a baixo, me pareceu ser um bom movimento.

- Mechanical lever movement
- Automatic winding
- Diameter: 17,2 mm
- Movement height: 4,8 mm
- 25 jewels
- Functions: hours, minutes, seconds,
  instantaneous date calendar
- Shock protection
- Frequency: 28800 vph
- Daily rate from -10 to + 20 s/day
- Power reserve minimum: 40 h

Abraços,
Cigano!

Adriano

São ruins de regular, isocronismo pífio e carregamento do automático deficiente. Para se ter uma idéia, a Omega utilizava essa máquina sob calibre 725. Precisou fazer tantas mudanças que mudou o nome do calibre por completo para 2520 e mesmo assim desistiu de usá-lo. O carregamento deficiente melhorou de uma versão para outra, pelo menos.

Na tabela de tolerâncias, a Omega que costuma estabelecer marchas entre -1 e +11 s/dia para não cronômetros, estabelece -1 e +16 s/dia para o 2520. O delta máximo aceitável que gira entre 12 e 20 segundos para quase todos os calibres, fica em 40 segundos para o 2520, tanto no teste a zero hora como no teste de 24 horas.

É mesmo uma peste...

Abraços!

Adriano

prgarcia

Obrigado, Adriano.

Eu achei que o ponto negativo desse calibre era só a dor de cabeça na hora da revisão.

Não era marra dos relojoeiros. O bicho não é grande coisa mesmo...

Abraços.
garcia.