Menu principal

Dúvida Técnica

Iniciado por fernando r, 03 Agosto 2011 às 22:48:40

tópico anterior - próximo tópico

fernando r

Um colega meu, sabendo que sou fã de relógios, me fez uma pergunta e eu não soube responder.
Vamos ver se alguém aqui dá uma luz a ele:
Ele tem um relógio automático relativamente novo.
Quando ele não usa, o relógio fica na casa dos 4-6 segundos de adiantamento por dia, com o mostrador para cima.
Quando ele usa o relógio, colocando o mesmo de manhã(por volta das 7:00 horas e tirando do pulso por volta das 20:00 horas)  o relógio adianta 25 segundos nesse tempo de uso.
Pedi a ele que fizesse uns testes: colocar o relógio em casa, no pulso, por oito horas. Nesse caso, o relógio fica dentro dos 5 segundos de adiantamento.
Porém, se ele der corda total na coroa e colocar o relógio no pulso, o danado começa a adiantar e em menos de uma hora já adiantou três segundos, fechando as oito horas no pulso em mais de 20 segundos.
Cheguei a seguinte conclusão fática: quando o relógio atinge a carga total da corda, ele adianta MUITO quando está no pulso(por isso quando ele usa em casa sem dar corda pela coroa o relógio não adianta assim, pois não atinge a corda total, pois, apesar do uso, o movimento do pulso é insuficiente, nesse período, para tanto).
De outra parte, quando é colocado com o mostrador para cima e com corda total, ele tem adiantamento normal(algo em torno de 5 segundos dia).
Pedi que ele colocasse o relógio a noite em outras posições(mostrador para baixo e coroa para a esquerda) e mesmo permanecendo 12 horas nessas posições ele não adianta além de 6 segundos. Pedi para ele dar bastante corda na coroa  e repetir esses últimos testes e nada se alterou.
Alguém saberia dar uma luz nesse assunto?
Esse relógio, segundo esse colega me informou, já foi enviado para a AT da marca e não houve correção do possível problema.
Abraço.

Adriano

Não dá para responder sem um teste com aparelhos, mas definitivamente não é normal. Se a amplitude estiver normal, ele está com um isocronismo péssimo. Ou pode estar com amplitude excessiva, e quando o relógio vai pro pulso, ele rebate, e o sintoma do rebatimento é um adiantamento fora do normal, e o rebatimento só ocorre no pulso.

São algumas possibilidades, mas todas elas, perfeitamente corrigíveis.

Abraços!

Adriano