Menu principal

Sobre a primeiro crono automático: quem lançou primeiro?

Iniciado por admin, 01 Setembro 2011 às 23:32:22

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Sim, sim, sim! Já discutimos isso, e umas mil vezes! Porém, ao ajudar uma jornalista a escrever um texto, disse a ela: olha, esse lance é controvertido. O projeto inicial era da Heuer/Depraz/Hamilton, mas o crono não era integrado; o El Primero era integrado; e tem a Seiko também. Todos chegaram no mercado em 1969 mas...Se você perguntar a cada uma das fábricas, dirão: fui eu.

Em síntese, gostaria de uma pá de cal nessa história, mas com fontes. Enfim, algumas perguntas devem ser respondidas:

- Quem começou o projeto primeiro?
- Qual protótipo funcional ficou pronto primeiro e quando?
- Qual foi lançado primeiro, ainda que numa feira?
- Qual chegou DE FATO (disse DE FATO!) no mercado primeiro e quando?
- No final das contas, qual pode ser considerado o primeiro crono automático do mundo?

Flávio

Gravina

Bom....estou morto a estas horas, dia daqueles :'( :'(...................
Tópico interessante, e promete....

Abs

Gravina

Cigano

Achei isso a respeito... tema legal e interessante... caro Flávio, como disse o caro mestre Gravina, promete!!

Segue o texto:

Aqui está um artigo de um fórum que pode ajudar ou confundir
dependendo da definição de "PRIMEIRO"

A Corrida para o Movimento Chrono Auto-First.
autor desconhecido

Zenith El Primero foi realmente o primeiro automática
movimento de cronógrafo? Bem, tecnicamente não, e ainda um
poderia argumentar que de fato foi.

Enquanto movimentos automáticos tornaram-se freqüentes durante a década de 50,
o movimento de cronógrafo automático não apareceu até
muito tarde na década de 60 (1969). Na época, pensava-se
uma tarefa impossível para uma única casa para alcançar o
desenvolvimento de um movimento auto-chrono em razão da
tecnologia insuficiente de recursos humanos e orçamento. Portanto,
na busca de tão nobre propósito relojoaria,
alianças foram feitas e dois grupos diferentes apareceram.

Um desse grupo era a forma pela Breitling, Hamilton / Bren,
Heuer / Leonidas e Dubois-Dpraz, ea segunda
concorrente na corrida foi formada pela Zenith-Movado
grupo.

O grupo Breitling atribuída uma divisão de tarefas. Buren
desenvolveu o movimento básico, que consistia em um
Intramatic 1280 (ou 1322? *) Calibre com um excêntrico
montado, rotor pequena massa. Dubois-Dpraz desenvolveu o
cronógrafo módulo, que foi baseado no módulo # 8510. E
finalmente, Breitling, Hamilton e Heuer reuniu os
partes, produzindo calibre 11 (e reivindicando a glória).

No entretanto, Zenith tinha comprado Matel (a empresa
especializados em movimentos chrono) de Universal Geneve,
e atribuiu-lhes a tarefa de desenvolver a idéia de uma
auto-chrono para Zenith.

Em 1969 ambos os grupos tinham conseguido os seus objectivos.
O grupo anunciou sua Breitling calibre 11 de março
3, enquanto Zenith El Primero anunciou sua (baseado em um
PHC calibre 3019) algum tempo em setembro do mesmo ano.

Na verdade, o grupo fez Breitling desenvolvido meia calibre 11
um ano antes do Zenith, no entanto, quanto mais tarde argumentou
que, apesar de calibre 11 foi o primeiro (aqui está o truque)
cronógrafo módulo com enrolamento automático, que eram eles
(Zenith), que tinha realmente desenvolveu a primeira totalmente
integrada cronógrafo automático de enrolamento movimento. Assim
El Primero (o primeiro).

Outras informações.

Os 11 calibre tinha a coroa à esquerda e à
empurradores cronógrafo à direita, dois registros e dia
do mês. Não tem uma mão contínua segundo,
mas apenas a mão do chrono segundo. O módulo foi chrono
ligado ao movimento do relógio por apenas três parafusos.
(Há uma grande ilustração deste movimento, bem
como o movimento Zenith, nas páginas 60 e 61 do livro
Cronógrafo. Relógios de pulso de parar o tempo por Gerd Lang e-R
Reinhard Meis).

Os 11 calibre tinha duas falhas. O micro-rotor
não iria funcionar bem o suficiente e, portanto, foi de enrolamento
difícil, ea mola principal era fraco para o relógio
seria fácil parar. Parece que pode ter Valjoux
desenvolveu seu calibre 7740 com base no calibre 11, mas esta
movimento desapareceu quando Valjoux mais tarde foi comprada pela
ETA.

El Primero movimento desapareceu in1972 quando foi Zenith
adquirido pela Rádio Zenith Corp, e mais tarde reintroduzidos em
1982.

A última peça de informação é que Seiko poderia ter anunciado um
cronógrafo automático do movimento (com base em um calibre 6139)
de maio de 1969, o que fez zeniths El Primero el
Segundo o el tercero (o segundo ou terceiro). (Qualquer um para fora
lá com mais informações sobre isso?)

* Não tenho certeza se um Intramatic 1280 ou um 1322, ou ambos.

Traduzido no google, não é 100% preciso mais dá para ter um intendimento + ou - !!

Original em inglês.
http://forums.watchuseek.com/f2/who-produced-first-automatic-chronograph-256831.html

Acho perceberam a fonte, é o watchuseek
Abraços,
Cigano!

Gravina

Oi Cigano,

Mais completo que este postado no watchuseek, veja esta pesquisa de 2008 do amigo Jef Stein:

http://www.onthedash.com/docs/Project99.html

Abs

Gravina

Cigano

Citação de: Gravina online 02 Setembro 2011 às 08:01:22
Oi Cigano,

Mais completo que este postado no watchuseek, veja esta pesquisa de 2008 do amigo Jef Stein:

http://www.onthedash.com/docs/Project99.html

Abs

Gravina

Obrigado mestre por complementar, vou dar uma depois !!

Abraços,
Cigano!

flávio

Li tudo, mas veja bem, apesar...

Todas as fábricas, menos a Seiko, de onde não se pode retirar dados precisos, já estavam projetando seus cronos em meados dos anos 60. Fato: a Zenith apresentou protótipos funcionais a um público pequeno em janeiro de 69. Diz a Heuer que já tinha protótipos desde 68 e, como a Zenith apresentou os seus, correu para a feira da Basiléia e apresentou uma linha toda. Presume-se que a Zenith não tinha capacidade de produção porque, logo após a feira, a Heuer jogou no mercado seus relógios, a Zenith não, o que só ocorreu lá para outubro, depois do lançamento em série feito pela Seiko que, diga-se, foi para o mercado japonês e nem na pesquisa se sabe em que números foram produzidos.

Aí voltamos àquela eterna discussão de quem inventou o que. Na verdade, a história sempre nos mostrou que várias pessoas estavam fazendo coisas semelhantes ao mesmo tempo. O primeiro lugar é de quem aparece primeiro com o troço, seja protótipo ou não. Ou então uma patente.

No texto, o cara determina que a Heuer foi a primeira, porque de fato colocou no mercado, em linha de produção, seus cronos; em segundo a Seiko, depois a Zenith. Mas aí volto ao começo do texto: não quero saber se eram protótipos ou se a Heuer já tinha protótipos antes (afinal, desde quando a Zenith tinha protótipos? Isso não é abordado...). Fato é que a Zenith mostrou ao público - e qual é o problema de ter sido um público pequeno? Os irmãos Wright não mostraram a público algum, mas o filme está lá...E o avião deles, é claro, era um protótipo - seus relógios primeiro que Seiko e Heuer.

Quem inventou o primeiro cronógrafo automático? Para mim pouco importa. Os 3 inventaram. Mas contra fatos, que inclusive são expostos pelo próprio cabra, não há argumentos: foi a Zenith que mostrou ao público em primeiro lugar seus cronos, pouco me importa se eram ou não protótipos ou se eles só chegaram ao mercado meses depois dos Heuer.

Eu, então, colocaria o El Primero em...Primeiro mesmo, ao contrário do texto, que o colocou em El Tercero.

Flávio

flávio

Retorno ao tópico, porque coloquei minha conclusão, mas ninguém falou nada! ;)

Enfim, o que os mestres acham?

Flávio

Gravina

Citação de: flavio online 02 Setembro 2011 às 16:42:57

No texto, o cara determina que a Heuer foi a primeira, porque de fato colocou no mercado, em linha de produção, seus cronos; em segundo a Seiko, depois a Zenith. Mas aí volto ao começo do texto: não quero saber se eram protótipos ou se a Heuer já tinha protótipos antes (afinal, desde quando a Zenith tinha protótipos? Isso não é abordado...). Fato é que a Zenith mostrou ao público - e qual é o problema de ter sido um público pequeno? Os irmãos Wright não mostraram a público algum, mas o filme está lá...E o avião deles, é claro, era um protótipo - seus relógios primeiro que Seiko e Heuer.

Eu, então, colocaria o El Primero em...Primeiro mesmo, ao contrário do texto, que o colocou em El Tercero.

Flávio

Entendo o seu ponto de vista, mas.............

Um dia aconteceu isso:

O Gravina, depois de anos pesquisando, chama os  amigos de FRM para mostrar a sua invenção.
Tratava-se de um relógio muito especial, automático, calendário às 3 horas, porém  com uma função inovadora,  ele tem uma coroa na posição 9 horas, que ao puxá-la, e girá-la para trás, o calendário é acionado , e o proprietário é teleportado para o exato dia que ele determinou.

Exemplo: Estávamos no dia 4, um domingo, e esquecemos de pagar a conta de luz que venceu na sexta, então foi só voltar o calendário para o dia 2, e deixar os ponteiros no horário desejado (horário bancário), e pronto.....estávamos lá na porta do Banco Bamerindus para resolver aquele esquecimento!!!
Maravilhoso, Gravina!!!!!...........diziam os seus amigos de FRM

Por outras bandas, duas semanas após esta reunião de amigos do FRM, e aqui usarei um nome fictício, um camarada porreta, um tal de Flávio Maia ::), coloca relógios à venda com a mesma função, diferente desenho, mas a mesma função (teleportar o proprietário), nas boas  lojas do ramo de Varginha, Teófilo Ottoni, Uberaba, Uberlândia, Divinópolis, BH, e até na Capital Federal..., acredite se quiser (Jack Palance)

Quem foi o primeiro?

Quero lá saber do Gravina, e amigos de FRM..........quero saber sim, como consumidor, que fui à relojoaria do Sr. Tancredo em Divinópolis, e saí de lá com o FM Omex Piguet Watch Co. no pulso.
Como consumidor, para mim, o Flávio foi o primeiro! ( e não leve esta frase final para outro lado, aqui é espada  

;D ;D ;D

Abraços

Gravina

flávio

Nesse final de semana você estava inspirado nos textos ein Grava?  ;D

Flávio

Gravina

Citação de: flavio online 05 Setembro 2011 às 01:31:28
Nesse final de semana você estava inspirado nos textos ein Grava?  ;D

Flávio

;D ;D

Tava doidão

Abs

Gravina

Mac1969

Pessoas, boa noite....

Pesquisando pela web em busca de respostas aos questionamentos deste tópico me deparei com uma antiga foto que pode trazer luz a esta discussão....

;D ;D ;D ;D ;D ;D

[ ] ´s........
"O homem saiu do campo e criou a cidade grande para, nela poder trabalhar, ganhar dinheiro e voltar para desfrutar o campo. Parábola estúpida! O que se pode esperar de um cérebro acanhado em um sábado à noite?" Setembro 2.005

Gravina

;D ;D ;D ;D

Pô!! conseguistes uma foto minha com o Flávio!
Este, da direita, é o Flavião, bonitão, e rebelde ;D

Sério: Ai que saudades me dá............adorava ver este seriado.......era uma super viagem mesmo!!!

Valeu Pessoa! :-*

Um abraço

Gravina

FALCO

Eu não tenho nenhum conhecimento diferente do amplamente ventilado nos foruns para poder dar opinião, pessoalmente, acredito que cada um terá uma opinião diferente dependendo do ponto de vista (ou da pergunta específica, como dito antes).
Como acho impossível determinar o dia que o primeiro protótipo funcionou como esperado, que, sem dúvida, é o dia "D" - o evento ocorre no dia do fato, não no dia que você conta - fico com a formalização da feira de Basel e, posterior colocação no mercado, logo, Breitling.
Sobre protótipos, se a Zenith apresentou 1 movimento funcional para a imprensa em janeiro/69 dezenas de movimentos da Breitling já estavam nas mãos de dezenas de pessoas no final de 68, logo, se protótipo vale, Breitling na frente ainda...
Sobre a Seiko, falta informação...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Gravina

Há pelo menos dez anos tento provar a minha teoria (embasada em conversas com comerciantes do ramo da época - 1969 - donos de relojoarias, ex-representantes dos fabricantes, forniturístas, e pessoas que de uma forma, ou de outra estiveram neste mercado naquele ano ), onde o primeiro cronógrafo automático a ser lançado foi o calibre 11 (isso é pacífico para mim ;D), o segundo, e a partir daqui indo em sentido contrário à excelente pesquisa do meu amigo Jeffrey Stein, o Jef, o calibre 3019PC em segundo, e finalmente o 6139 da Seiko!
Para que eu possa provar esta teoria, com prova documental, basta a Seiko responder, um dia :-[, um dos meus e-mails que a cada seis meses envio-lhes :'(
Como amante de Seikos inclusive :-*, bem que eu gostaria que ela fosse a primeira, e não a terceira.

Abs

Gravina

zE_

Como fica esta ordem, se levarmos em consideração: Produção em massa e preço?
E entre os 3, qual tem o projeto melhor? (defeitos/durabilidade).

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Pois é.
O âmago da questão sempre permanecerá...

O que, ou quem, foi o primeiro, e isso seria aferido com qual(is) critério(s)?
Protótipo, patente (que não foi exatamente o caso), lançamento (en petit comité), comercialização real (nas lojas de rua), no mundo, no bairro, etc...

Somado a tudo o que os amigos disseram, e à constatação da falta de informações precisas e oficiais à época, e mesmo posteriormente...
Cabe a dúvida, e não sabemos até quando...

Afinal, se a coisa estava sendo desenvolvida em uma espécie de "corrida tecnológica", as "galinhas" (no caso em questão os fabricantes) não tinham lá muito interesse em cacarejar, não antes da hora...
E talvez tenham até dado uma de pata, e puseram o ovo num certo "silêncio".  ;)

Mas, eu estou com o Flávio.
"Os três inventaram".
E o peso disso cresce na medida de que nós sabemos que já faz muito tempo que uma "invenção" não tem propriamente um "dono" (claro e incontestável).
Os projetos são em geral desenvolvidos em etapas, por equipes especializadas e, de uma forma ou de outra, não há um "inventor".

Salvo, talvez, algumas poucas e honrosas exceções.  8)

Abraços a todos,
Alberto

BCRodrigues

Realmente é uma questão de critérios...fico com Alberto, pois dependendo do critério adotado a invenção será dada a uma ou outra "equipe"....mas se usarmos critérios ciêntíficos para os pesquisadores, veremos o seguinte: Eles (pesquisadores) podem trabalhar numa determinada "Ideia inovadora" por anos a fio, mas se não publicar em artigo ciêntífico, diga-se, revista de "peso" para que a comunidade científica saiba que eles trabalharam naquela "Ideia inovadora" pode não valer nada, se outro grupo tiver trabalhado mesmo que depois, e publicar e patentear a referida "Ideia inovadora" antes deles. Assim, os louros irão para o segundo grupo de pesquisadores, pois a comunidade saberá que eles foram os primeiros a publicar sua Ideia. Na ciência temos muitosssssssss casos, e hoje também é visto muito isso!!! agora colocando minha opinião pessoal diante do que foi relatado, acho que a Zenith com o El primeiro foi quem mostrou a comunidade (restrista mas foi!!!) o seu crono em primeiro lugar, mesmo se considerarmos que a produção e lançamento no mercado foi primeiramente pela Breitling/Heuer. Abraços BC :) :)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Gravina

Citação de: zE_ online 07 Setembro 2011 às 11:18:08

E entre os 3, qual tem o projeto melhor? (defeitos/durabilidade).

Na minha opinião, o melhor projeto, e isso considerando a época, é o da Zenith (é o mais completo, e ainda os tais 36.000 B/ph).
O Seiko é simples, e não tem acumulador das voltas do crono, que veio com o 6138. Fiável!
O calibre 11 apresentou problema ao carregar energia. (os modelos mais bonitos, os da Heuer, estão com este movimento, isso também é pessoal.

Para se ter uma idéia da corrida que foi este troço, a Breilting utilizou a mesma caixa do seu ref 816 (Venus 178 - corda manual), no inovador ref 1806 com calibre 11. Para resolver a questão da coroa invertida, colocaram um manchão ::) :P , um tapa-buraco,, na caixa

Breitling 816 com Venus 178

Foto Watchclock.au

Abs

Gravina

Byron

Olha, quem foi verdadeiramente "el primeiro" eu não sei... :'(
Mas o Heuer ganha fácil em beleza :o
Aliás, se permitem, é bonito pra C@#$%#*.
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire