Menu principal

Para os nossos técnicos: desgaste de Super luminova

Iniciado por automatic for the people, 30 Novembro 2011 às 22:09:17

tópico anterior - próximo tópico

automatic for the people

Pessoal

O que pode desgastar a super luminova de um relógio?

- muito tempo de exposição a luz?
- pouco tempo de exposição?
- tem prazo de validade?
- variedade de tonalidade? O que mais tem influência nessa mudança?
- esse desgaste ocorre com menor intensidade nos relógios atuais?
- esse desgaste(se ocorrer) é ainda menor com grandes marcas?

Sempre tive essa curiosidade...

Abs

AFTP

Paulistano

até as estrelas mais brilhantes, um dia se apagam.  :'(

Adriano

Rapaz, difícil de responder... É mais fácil responder onde enterraram o Jimmy Hoffa.

É um mistério porque cheguei a conclusão que o mesmo produto, o Luminova, original, passou por modificações. Os primeiros luminovas que apareceram lá pelo meio da década de 1990 amarelavam pacas. O motivo do amarelamento eu não sei precisar, mas uma bela hora, isso mudou e não amarelaram mais.

Vou tentar responder as perguntas na ordem, por mero achismo:

- provavelmente, não por causa do uso, mas por causa da radiação UV
- não creio
- oficialmente não, mas os do meio da década de noventa ainda amarelavam pacas, o que é de certa forma uma deterioração
- não creio. Não vejo relação entre a tonalidade e o envelhecimento mais rápido ou mais lento
- certamente. Relógio dos anos 2000, mesmo passada uma década, ainda estão com os luminovas verdinhos e brilhando. Supõe-se que o material só melhorou.
- não. Luminova é Luminova, não importa a marca do relógio. Desde que seja o Luminova original, a qualidade vai ser a mesma.

Abraços!

Adriano

automatic for the people

Mestre Adriano
Pra variar uma aula! Obrigado

Abs

AFTP

FALCO

http://www.nemoto.co.jp/en/products/luminova/index.html

e

http://www.rctritec.com/index.php?id=13

Nos Rolex a história é:
até final dos 50's = Radio
até final de 1997 = Tritio (duas formas, menos de 25 mCi e menos de 7,5 mCi)
até +/- 2000 = Luminova
Depois = Superluminova
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Adriano

Citação de: FALCO online 01 Dezembro 2011 às 14:41:22

até +/- 2000 = Luminova
Depois = Superluminova

Ok com relação às datas, mas há uma controvérsia aí sobre Luminova vs. Super-Luminova. Faz-se crer que o "super" é melhor que o "não-super", mas é o mesmo material, mesma química, mesmo tudo. Só muda o nome comercial. A empresa japonesa, a Nemoto, patenteou como Luminova. A empresa suíça que fabrica ou revende o material bruto, revende com outro nome comercial, o Super-Luminova, que obviamente sacaneia com o Luminova. Mas é a mesma coisa.

A discussão entre o que é melhor ou o que brilha mais, entre os dois, é mais uma das inúmeras lendas do mundo relojoeiro, normalmente criada por aficcionados com tempo suficiente para criar teorias mirabolantes e conspiratórias sobre o assunto.

Contudo, não descartem a possibilidade de eu estar errado.

Abraços!

Adriano

FALCO

Adriano,
A empresa que vende o Swiss Super-LumiNova® que parece ser este que todos usam é a LumiNova AG Switzerland certo?
Parece que a LumiNova AG Switzerland é uma Joint-Venture (parceria) entre a Nemoto & Co. Ltd. e a RC TRITEC Ltd.. A parceria teria lógica porque a Nemoto & Co. Ltd. tinha a tecnologia do material e a RC TRITEC Ltd. a presença na Suíça.
Parece que os dois mateiras existem desde então ao mesmo tempo, mas o Swiss Super-LumiNova® contribui para o "Swiss Made"
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Adriano

Positivo! É isso mesmo!

Agregando ao assunto, há ainda o Lumibrite, da Seiko, e acho que a citizen chama assim também. Idem, é a mesma coisa, mesma matéria prima lá da Nemoto e também dá o que falar a discussão se é ou não é a mesma coisa.

Abraços!

Adriano

automatic for the people

Pessoal, olhem o que eu descobri:

http://www.frederique-constant.com/en/collections/Index_collection.php

Me parece ser um processo bem diferente, hein? E que belo relógio!

Abs

AFTP

Adriano

Não é novidade, é muito simples na verdade, e um retrocesso: trítio, encapsulado.

Me divirto com a maneira como o marketing relojoeiro transforma tecnologias antigas em vanguarda só colocando um nome bonito.

Não gostei, pois além do trítio encapsulado ser totalmente deselegante, ainda mais em um relógio social, o troço tem vida útil marcada.

Abraços!

Adriano

automatic for the people

Adriano

Tu quer dizer que o negócio deve ficar parecendo um neon, é isso?

abs

E mais uma vez obrigado pela "aula"!

Adriano

Nem tanto, a foto está enfeitada. Visualmente, no escuro é a mesma coisa. Mas o trítio brilha sem exposiçao prévia. O fato de ser encapsulado faz ele ter uma vida útil maior, e não manchar nem absorver umidade. Mas a cápsula é feia. Fica aquele tubinho. Num relógio militar fica estiloso, mas num social... achei que não tem nada a ver.

E depois de uns 15 anos, não brilha mais sem exposiçao prévia. Melhor o luminova mesmo. Tem se provado muito eficiente especialmente com relação ao envelhecimento. Claro, temos que ver daqui mais anos, mas ainda tá cheio de relógio com luminova por aí brilhando como novo ou 90% como novo depois de 12 anos. O trítio ia para o brejo depois desse tempo.

Abraços!

Adriano

Metalcuba

Trítio encapsulado tem se usado muito em miras de armas curtas e longas, e brilha significativamente mais que qualquer luminova que já vi, a menos que se tenha saído do sol e entrado em casa, com janelas e cortinas fechadas.