Menu principal

Preço dos relógios no passado

Iniciado por flavio, 31 Outubro 2013 às 21:30:55

tópico anterior - próximo tópico

flavio

Relógios suíços mecânicos nunca foram baratos, basta ver o tópico de anúncios antigos, atualizar valores pela inflação ou, melhor ainda, comparar com o poder de compra da época e descobrir que eram bem carinhos. Mas não tão caros! Visitando minha mãe, deparei me com a caixa do meu avigation crono em um armário. Caixa bacana, que imita a estrutura metálica da asa de um avião. Mas o melhor é a nota fiscal de representante oficial da época. Não bastasse a nota informar que desde novo já mexia com essa história de relojoaria, há outros dados importantes. É... Não que os relógios fossem baratos, mas não eram assustadoramente caros!

Flávio

igorschutz

Lembro-me perfeitamente de quando ganhei meu primeiro relógio bom um TAG Heuer Sport Elegance crono quartzo, no final de 1996 (novembro ou dezembro, não sei ao certo). Custou a bagatela de R$ 2.140,00, que era mais ou menos dois terços do preço de um Rolex Submariner na época. Olha quanto vale agora...

Ainda mantenho caixa (derretida), sobrecaixa, papéis e a NF desse relógio (e o relógio também, claro), apesar de que, creio, não estar funcionando. Está há tanto tempo guardado e com a mesma bateria na caixa, que já deve ter vazado tudo lá dentro.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flavio

Deixa de ser rôia e confere isso ora! Casa de ferreiro, espeto de pau? Flávio

jfestrelabr

Meu seundo relogio mecanico foi um Omega Seamaster 007 41mm, comprado em Uberaba MG em 1998 (se não me falhe a memoria) custou exatos R$ 1.000,00
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

bblunt

Numa AD da 5a. Avenida, NYC, em 1990 ou 1991, um Rolex Sub no date custava uns 1.100 Bushes (o pai...).
be brief, be blunt, be gone.

Gravina

Esta é de 1978........um 5513 por U$ 580........Posso estar enganado, pois não entendo nada de dinheiro, mas quem comprou deve ter se dado bem ???.........se for olhar só pelo lado da "coisa" (sem considerar isso como investimento)..........a coisa :-* é boa, portanto, uma excelente aquisição!

Abs

Gravina

FPiccinin

Boa tarde,

Eu tenho a percepção que o grande culpado por essa "alavancagem" nos preços é o fato do relógio de modo geral não ser mais um instrumento de medição de tempo é sim um artigo de luxo ou um simples adorno.
No Brasil podemos tentar justificar com a variação do câmbio, custo Brasil (impostos, encargos de modo geral, perdas, ineficiência logística e etc) além do aumento do poder aquisitivo que também inflaciona a coisa.
Mas e no mundo ? O que houve?

Abraço

lucius

Acho que seria um caso de reposicionamento de marcas e LUCROS.

Marketing em seu estado puro.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

flávio

Eu sei lá... Não se trata apenas de reposicionamento, embora este seja o principal motivo, mas também um aumento astronômico de custos com propaganda, sobretudo para gerar nos consumidores a... percepção de luxo. E claro, os motivos já ressaltados, como preço de mão de obra na Europa, inflação, etc.

Mas volto a ressaltar o que disse no início do tópico: relógios suíços nunca foram baratos, embora não fossem tão caros.

Quando olhamos um Rolex em meados dos anos 70 custando 550 dólares, como no anúncio do Gravina, nos esquecemos que alguns carros, motos, talvez custassem isso.

Não precisa ir longe. Quando minha mãe comprou meu primeiro relógio, um Omega Speedmaster Reduced, por 1500 reais, isso era uma quantia astronômica, grande parte do salário dela. Vou fazer uma comparação. Na mesma época eu havia comprado uma bike da Gary Fisher, modelo Big Sur, por cerca de 1600 dólares, praticamente o mesmo preço do relógio em dólar um para um.

Uma Gary Fisher comprada por mim no ano de 2006, equivalente a antiga, custou-me a bagatela de 7 mil reais! Minto: chorei e paguei a vista 6, mas vejam.

Ou seja, o tópico é válido para criticar a subida exponencial de preços, mas no fundo, talvez os relógios custassem, hoje, a preço do "passado", talvez não mais do que 50% do que custam hoje.

O que quero dizer é que um Rolex Submariner, se tivesse subido de preços a níveis dos anos 70, talvez não chegasse a custar 8 mil dólares como hoje, mas custaria fácil uns 5. Muito mais barato do que hoje, mas ainda caro, bem caro.

Flávio

Rafaexp

:) :)

Tópico muito bem colocado....

Mas olha que interessante...o flavio comparou com uma bike....e ali em cima comparamos com CARROS OU MOTOS!!! hehehe isso por si, já da pra ver o quanto essa "alavancada" de preço, na verdade sempre existiu....na minha opinião....não que nossos queridos relógios não possuam a tecnologia(desenvolvimento)/mão-de-obra/ matéria-prima e tudo mais que muitas vezes justifique seu custo, mas tem o fator MARCA, que muitas vezes agregou muiiiiito valor a alguns produtos....

Se não me engano discutimos algo parecido em algum outro tópico....acho que comparando os OMEGA aos ROLEX....

Acredito que na maioria das vezes estamos pagando muito mais a GRIFE ou a MARCA do que as outras coisas que eu citei....mais uma vez...não que não valha a pena...maaaaaaaaaaaaassssssssssss........... ::) ::) ::) ::) ::)

Abração

Rafa

Neto1973

A título de curiosidade, o valor atualizado do Rolex do anúncio do Gravina (US$580.00 em 1978) hoje seria de US$2082.92 (fonte: www.usinflationcalculator.com)

Abs

Alberto Ferreira

Citação de: flavio online 01 Novembro 2013 às 18:11:13
...

Quando olhamos um Rolex em meados dos anos 70 custando 550 dólares, como no anúncio do Gravina, nos esquecemos que alguns carros, motos, talvez custassem isso.

...

Flávio

Pois é...
Bem,...   Na minha opinião nós temos um ponto aqui...

Portanto, na real, talvez nós nos esqueçamos de que seria também uma questão de o que custava quanto, na época em questão.   Ou seja, comparativamente, época a época...

E eu também penso como o Flávio, custos com marketing, propaganda, "embaixadores", etc  (e sobretudo a atual preocupação, quase obsessiva de certas marcas, com a imagem, ou percepção, de ser luxo, coisa para quem pode, etc).
Isso vende para o público alvo... Mas incrementa os preços.

Alberto

ogum777

é, alberto...

isso explica muita coisa. sim o marketing "reposiciona" a marca de forma a ter um preçomais alto. é a velha discussão acerca da comparação rolex X omega, nos modelos atuais.

e a inflação dos preços dos novos também causa a inflação dos usados.  e por tabela também a cobiça dos ladrões...  :(

do ponto de vista dos consumidores, a inflação é ruim. mas do ponto de vista das empresas... lucro maior, não?

mas esse é um mercado em mutação. o fator fetiche vai dominar a indústria relojoeira nas próxiams décadas, enquanto outras tecnologias não fizerem o relógio simplesmente sumir.

noto nos meus alunos um coportamento interessante: relógio é coisa basicamente dos mais velhos, na faixa dos 30 em diante. abaixo disso, o relógio só aparece como objeto fashion. muitos simplesmente não têm, cresceram sem, e acham esquisito carregar esse peso no pulso. sempre tiveram reloginhos digitais em tudo quanto é aparelho, e parecem os antigos usuários de relógios de bolso: põem a mão no bolso pra ver as horas, mas agora no celular.

relógio enquanto fetiche tem que custar caro mesmo. ou então é produto de modinha: casio f91-w, modinha entre hipsters em londres: relógio de 10 ou 15 dólares e Iphone no bolso. e claro, só usam o relógio pq era o modelo preferido do osama bin laden....

modinhas passam.

Alberto Ferreira

Citação de: ogum777 online 02 Novembro 2013 às 20:39:23
...
... só usam o relógio pq era o modelo preferido do osama bin laden....

...

Sim, eu também acho que este e outros exemplos do tipo, em outros contextos, com outras motivações e "níveis", são válidos.

Muitos usam (apenas) porque outros usam, ou seja, a tal moda, ou "modismo" como talvez queiramos, nós os críticos.

E aí fica difícil saber onde começa e onde termina a "fila", ou algo do tipo...
Embora, para mim, por vezes parece mais ou menos como um carrossel que gira auto impulsionado, como um giroscópio que mantivesse o seu próprio movimento.

Alberto

Veiga

Amigos há até marcas que afirmam que o uso de seus relógios denotam prestigio ao seu portador.
Fica longe o propósito de que seu produto tem alta tecnologia e esmero na manufatura de seu movimento...
Os apreciadores de bons relógios ficam de fora desse alvo.
São produzidos antes pensando no exibicionismo...
Meu lamento, Veiga.

FALCO

Citação de: bblunt online 01 Novembro 2013 às 10:42:19Numa AD da 5a. Avenida, NYC, em 1990 ou 1991, um Rolex Sub no date custava uns 1.100 Bushes (o pai...).

Eu acho que existe um engano aí, neste ano, este relógio pelo dobro deste valor seria uma ótima compra.

Citação de: Neto1973 online 01 Novembro 2013 às 19:23:20A título de curiosidade, o valor atualizado do Rolex do anúncio do Gravina (US$580.00 em 1978) hoje seria de US$2082.92 (fonte: www.usinflationcalculator.com)

Eu acho bastante precário usar o CPI para atualizar um preço, vale a leitura:
http://www.shadowstats.com/article/no-438-public-comment-on-inflation-measurement.pdf
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

vizel

Bom dia amigos!

Como já foi dito anteriormente pelos colegas, o relógio deixou de ser um instrumento para verificar as horas.

Nos dias atuais todos nós temos a mão celulares ou outros aparelhos que além de indicar as horas, também fornecem muitos outros tipos de informações, portanto os relógios deixaram de ser itens essenciais para uso diário.

Eu particularmente considero os relógios como jóias masculinas. 

Da mesma forma que as mulheres adoram um belo colar de brilhantes, nós homens adoramos um belo Rolex, IWC, Cartier, etc.

Talvez esse seja um dos motivos pela elevação dos preços ao longo dos anos.

Abraços
vizel

bblunt

Então, meu caro, foi em 1989; vi com meus próprios olhos e comprei um Rolex por 1.200 Bushes nessa AD, num sábado chuvoso de manhã, horas antes de embarcar no JFK (num bilhete endossado pela extinta PanAm, viajei pela defunta Varig).
Recordar é viver.

Citação de: FALCO online 07 Novembro 2013 às 23:57:37
Citação de: bblunt online 01 Novembro 2013 às 10:42:19Numa AD da 5a. Avenida, NYC, em 1990 ou 1991, um Rolex Sub no date custava uns 1.100 Bushes (o pai...).

Eu acho que existe um engano aí, neste ano, este relógio pelo dobro deste valor seria uma ótima compra.

be brief, be blunt, be gone.