Menu principal

Seiko e seus novos movimentos...

Iniciado por J.Damasceno, 23 Dezembro 2011 às 09:39:28

tópico anterior - próximo tópico

J.Damasceno

Olá a todos. Aqui estou eu de volta, depois de lutar pra fazer minha conta que sempre dava "erro". Participei muito do Fórum antigo porém, depois fiquei mais afastado.
Bem, minha dúvida é a seguinte: Tenho um relógio Mido Commander e estou prestes a adquirir um relógio Seiko (o Seiko Pepsi - 7s26). O que me chama a atenção é verificar a quantidade de observações negativas sobre os mecanismos Seiko - os Skz... Snk... Skx... 7s26.. etc etc... Gostaria de saber se as críticas sobre esses calibres procedem e afinal de contas, o que os faria tão ruins? Também há os que afirmam que são "excelentes" (!?). Ainda por curiosidade na pergunta, gostaria de saber se há diferenças apreciáveis entre movimentos que são de cor prata (aço?) e os movimentos que são predominantemente de cor amarela (seria latão?), tem até movimentos feitos em cobre? Por exemplo, não tenho certeza, mais creio que os Omega 30T2... foram produzidos com vários materiais distintos por lote. Tem Omega em que aberta a tampa do fundo, verificamos um mecanismo em aço, aberto um outro 30T2 vemos um mecanismo na cor amarela (amerelado = latão?) ou aberto um terceiro mecanismo, verificamos o movimento na cor de cobre (seria cobre mesmo?). Enfim, é isso...

Valeu e tudo de bom à todos vocês.

flaviobsb

ola j damasceno, seja bem vindo de novo ao forum!, no quesito 7s26, possuo 02 o monster orange, e o skx 007, o orangesempre que uso ele muito, coisa de uma semana, ele adianta uns 5 min, e pau pra toda obra, ja o skx 007 pepsi, uns 2 a 3 min, tirando isso nao tenho nada a reclamar deles, otimos relogios, associado a um otimo custo beneficio, , quanto a questao do omega, tenho tambem essa curiosidade. abraço e feliz natal e um novo ano cheio de novidades para vc. abraço. ;)

Adriano

Eu só vou responder à segunda parte da pergunta, pois sobre o 7S26, já falei tudo o que tinha para falar e não pretendo falar sobre o assunto novamente.

Sobre a coloração dos mecanismos, não é o material que muda, mas apenas o banho que as peças recebem. Todo mecanismo, em sua base ou "chassis", ou seja, platina e pontes, são feitos de latão. Muito antigamente o latão não recebia banho nenhum. Acho que pode-se considerar que depois da década de 1930 isso se tornou bem mais raro. É difícil máquinas depois dessa época não receberem banho nenhum. E aí, logicamente, a cor é de latão, que é um dourado mais escuro e sem brilho (mesmo se polido) se comparado com o ouro.

Já sobre os banhos, predominam 3 cores: o dourado, que é um banho de ouro, o prateado, que é o banho de ródio, e o vermelho, que é o banho de cobre, muito usado pela Omega entre as década de 1940 a 1970, e até onde me lembro, praticamente só ela usou esse tipo de banho.

Mas é só isso, o material é o mesmo latão de sempre. Só muda a cor do banho e não há vantagem ou desvantagem nenhuma entre as cores. É só estética mesmo.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Já tive um relógios fuleirox com máquina Arogno 151 rosa.
Além desse, lembro-me de já ter visto uma Bidinator nesse tom.

Realmente é uma cor difícil de ver fora da Omega, tanto é que já associamos este cor à marca.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Verdade! Tenho um Arogno 151 também, rosa! Vixe, um dos primeiros reloginhos que comprei da coleção. Nem lembro a marca! Só lembro do calibre...

Abraços!

Adriano

flávio

E um adendo às excelentes explicações acima: os banhos possuem utilidade técnica. Procuram evitar corrosão. Aliás, há muitos acabamentos que simplesmente parecem ser estéticos, mas são uteis, ou pelo menos no passado eram úteis. O perolizado nas platinas, por exemplo. Uma particula de poeira que cair no movimento será "captada" pelos chanfros do perolizado e a chance de ir parar em algum local mais importante, como pivôs, etc, será menor.

Flávio

shun

Aprendi mais essa, Patrão!

Agora pensando bem, a lógica tá tão na cara que é dificil perceber.. hahahaha

Abraços!