Menu principal

[Desmonte] [Revisão] Remontoir swiss. Ano 1914. Relógio de pulso

Iniciado por Filipeandrade, 30 Março 2012 às 09:25:52

tópico anterior - próximo tópico

Filipeandrade

Citação de: flavio online 01 Abril 2012 às 20:28:54
Eu gostaria de saber a história desses relógios. Ele me lembra os "school watches", que eram relógios de estudantes. No entanto, não nessa época...Um pouco depois. Normalmente também usavam os escapamentos de cilindro, mais simples e baratos. Porém, não com caixas de prata, mas níquel mesmo, vagabundas.

Como disseram acima, o relógio efetivamente é um meio termo entre os dois mundos. Gostaria mesmo de saber sua história ou, ainda que não a história deste em particular, de modelos semelhantes a este.

Flávio

Boa noite Sr Flavio, com algumas pesquisas realizadas e ajudas dos amigos do fórum, descobri que é um relógio de transação ( passando de relógio de bolso para pulso ).

Também é um ( 12 RED ). Para a pessoa identificar rapidamente onde era o numero 12, eram pintado de vermelho, para não haver confusão, já que adaptavam relógios de bolso no pulso e acabava fazendo confusão das horas, já que o numero 12 ficava na posição das 3 horas. ( nesse caso foi fabricado com numero 12 vermelho sendo um relógio com coroa nas 3 horas!)

A maquina remontoir swiss, pelo visto foi feita em vários tamanhos com a mesma patente, apenas reduzidas. ( Nesse caso sem segundeiro)

Esse relógio em particular foi um presente de um amigo que viajou e o adquiriu nesse estado e me deu de presente em um barzinho, e não falou nada sobre ele, apenas que se lembrou de min.

Isso é apenas o que sei sobre ele, também gostaria de saber mais sobre esses relógios dessa época como o amigo Flavio.

Abraços a todos! ;)  ;) ;) ;)

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Paulistano

prezado Filipe

como havia te falado, eu também tenho um relogio desse tipo. não tão bonito e sofisticado, mas que para mim tem um valor inestimável.

este relógio pertenceu a minha avó materna, e foi a única recordação que ela deixou para a minha mãe, que seuqer lembra dela, pois minha avó faleceu com 29 anos, e minha mãe era muito pequena.

este relógio ficou guardado na gaveta da escrivaninha do meu pai por mais de 50 anos, e após a morte dele, eu peguei o relógio e busquei um bom relojoeiro para devolver-lhe a vida.

encontrei o Vitório, que tem oficina na Barão de Paranapiacaba. Ele consertou o movimento, e eu dei um trato na caixa. o mostrador não foi mexido.

ele não é de prata. é banhado. e na tampa da caixa vem escrito "gold plated", apesar de prateado. não sei se na época já faziam plaquê de ouro branco...ou se ele é banhado a níquel mesmo.

o número 12 do mostrador é vermelho, apesar de estar bem apagado, dá para ver, bem como a marca do relojinho: "REX".

enfim, é um dos meus "tesouros", que evidenciam que a paixão por relógio vem de muitas gerações passadas.

hoje ele está funcionando perfeitamente, graças ao Vitório (relojoeiro das antigas), que fez um grande trabalho.

espero que curtam.

abraços.

Filipeandrade

Citação de: Paulistano online 02 Abril 2012 às 06:44:16
prezado Filipe

como havia te falado, eu também tenho um relogio desse tipo. não tão bonito e sofisticado, mas que para mim tem um valor inestimável.

este relógio pertenceu a minha avó materna, e foi a única recordação que ela deixou para a minha mãe, que seuqer lembra dela, pois minha avó faleceu com 29 anos, e minha mãe era muito pequena.

este relógio ficou guardado na gaveta da escrivaninha do meu pai por mais de 50 anos, e após a morte dele, eu peguei o relógio e busquei um bom relojoeiro para devolver-lhe a vida.

encontrei o Vitório, que tem oficina na Barão de Paranapiacaba. Ele consertou o movimento, e eu dei um trato na caixa. o mostrador não foi mexido.

ele não é de prata. é banhado. e na tampa da caixa vem escrito "gold plated", apesar de prateado. não sei se na época já faziam plaquê de ouro branco...ou se ele é banhado a níquel mesmo.

o número 12 do mostrador é vermelho, apesar de estar bem apagado, dá para ver, bem como a marca do relojinho: "REX".

enfim, é um dos meus "tesouros", que evidenciam que a paixão por relógio vem de muitas gerações passadas.

hoje ele está funcionando perfeitamente, graças ao Vitório (relojoeiro das antigas), que fez um grande trabalho.

espero que curtam.

abraços.

Bom dia caro Sr Paulistano.
Estou muito feliz em saber essa incrível historia.

Isso que eu chamo de ART DECO.
Ele é muito bonito
Eu tinha um relógio de bolso, com o mesmo desenho de maquina ( relógio de corda com chave ) era de 1850. Da uma olhada:

Essas maquinas são bastante precisas apesar da idade.
Gostei da sua ideia de não reformar o mostrador, alem de ser original, guarda uma historia por tras do vidro.

Meu amigo, não tenho muito dinheiro, e meus relógios não são de grande valor, mais para min eles valem muito mais do que um simples relógio.
Cada um que guardo comigo, tem uma historia e só de pegar neles eu fico imaginando outro mundo.

Eles não marcam apenas horas!

Abraços

Filipe

dudu oliveira

Felipe Andrade

Parabéns ficou muito bom  gostei da tabela de tavolas para identificar o ano de fabricação

Abraços
Dudu

Filipeandrade

Citação de: dudu oliveira online 05 Abril 2012 às 22:53:11
Felipe Andrade

Parabéns ficou muito bom  gostei da tabela de tavolas para identificar o ano de fabricação

Abraços
Dudu

Valeu dudu, fico muito feliz com seu comentário. Aqui a galera da o Maximo para pegar todas as informações possíveis!

Detalhe, estou bolando um novo desmanche, vai ser de um omega a quartz lindooooo!(antigo) e espero que veja tambem. Abraços!