Menu principal

Tissot PRC 200 - mudança de data.

Iniciado por PRTORRES, 07 Maio 2012 às 18:23:47

tópico anterior - próximo tópico

PRTORRES

Senhores, comprei um Tissot em loja credenciada, paguei R$ 1.650,00 e no primeiro dia observei que o mesmo só muda o dia da semana perto da 1 hora da manhã. Voltei à loja e os outros modelos da vitrine também estão com este comportamento. Isto é normal? Estranhei, pois, a Tissot é famosa por vender precisão e na minha visão, esta situação está longe de qualquer precisão. Aguardo opiniões.

Adriano

Isso não tem nada a ver com precisão. Não sei qual é o PRC 200 que comprou (se é quartz sem crono, quartz com crono, automático sem crono ou automático com crono), mas tudo indica simplesmente que o mecanismo não usa calendário com salto instantâneo. Então, é normal que o calendário leve minutos, até horas para saltar completamente. Acho que ainda hoje, mais da metade dos mecanismos suíços por aí ainda usam calendário com salto lento.

Inclusive, há duas maneiras de se montar um calendário que não é instantâneo. Um modo é fazendo com que o salto se dê exatamente à meia noite, mas para isso, ele terá que começar a saltar lá pelas 22, 22h30 ou 23h00. Os japoneses costumam montar desse modo.

A segunda opção, é fazer o salto começar a meia noite, e aí ele vai terminar entre 1 e 3h00 da manhã. Os ETA e outros suíços costumam usar essa configuração, sob a justificativa de que é mais provável que a pessoa esteja usando o relógio por volta das 23h00 do que da 1h00, e logo, fazendo o salto mais tarde, é menos provável que o relógio ainda esteja em uso naquela posição desagradável em que o disco fica "caindo" da janela do calendário. Faz todo sentido.

Não há o que fazer. Se isso incomoda, troque o relógio por um modelo que tenha calendário com salto instantâneo. E mesmo assim, não espere que o salto se dê atomicamente à meia-noite, mas sim com tolerância de +/- 5 minutos ou até +/- 15 minutos.

Mas ainda, repetindo, isso não tem nada a ver com precisão. Isso é preciso entender. Senão, nem pense em comprar algum Patek ou Breguet pois vai se decepcionar.

Abraços!

Adriano

Paulo Sergio

"tudo indica simplesmente que o mecanismo não usa calendário com salto instantâneo"

O Adriano falou tudo!!!  ;) ;) ;) Simples!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

PRTORRES

Senhores, mais uma bvez obrigado peela ççtç

PRTORRES