Menu principal

Novo Menmbro

Iniciado por Neme, 01 Junho 2012 às 11:09:11

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Sergio

"Você já ficou em dúvida quando foi escrever uma oração relativa ao tempo transcorrido e não sabia se colocava "a pouco tempo" ou "há pouco tempo"?
E dessa forma: A pouco tempo atrás...; você já viu?
É muito comum nos depararmos com esse tipo de escrita, mas a oração acima está errada por dois motivos: a presença do artigo "a" inicial e do advérbio "atrás".
O verbo "haver" quando é impessoal, ou seja, não possui sujeito, pode ser utilizado em expressões que indicam tempo decorrido.
Logo, se desejo ter a ideia que as horas, os dias ou os anos se passaram, devo empregar o verbo "haver" na 3ª pessoa do singular: há.
Assim, o correto é dizer: Há pouco tempo a vi na sua casa. Eu não a vejo há muito tempo. Ele chegou há pouco tempo.
A utilização de "atrás" é redundante e deve ser evitada, principalmente na escrita, uma vez que o verbo "haver" (empregado no sentido de tempo decorrido) já possui essa significação.
Portanto, opte por dizer/escrever: há pouco tempo ou dois anos atrás. Nunca juntos (há dois anos atrás), pelos motivos já expostos.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras"

fonte: http://www.brasilescola.com/gramatica/a-pouco-tempo-ou-ha-pouco-tempo.htm

Ah... além de tudo, seja BEM-VINDO amigo!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

vinniearques

Citação de: solano online 01 Junho 2012 às 21:14:01
Citação de: edulpj online 01 Junho 2012 às 19:03:47
Chegou um MEMBRO DE FORA!!!!!!!!!!!!

Seja bem vindo!!!

Bote o membro prá dentro !!!! Que imoralidade!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Bem vindo!

Daqui um tempo ele estará com o membro hiperativo ai sim vira uma pouca vergonha  8) 8) 8)

Paulistano

amigo Paulo
desculpe o que vou falar, mas esta sua mania de ficar corrigindo os outros é, no ´mínimo, muito deselegante.
faça como eu: mande uma MP e peça para a pessoa corrigir...outro dia fiz isso com o Murilo, que por sinal escreve muito bem...
é deselegante e antipático...sem falar de outras coisas, que prefiro te falar pessoalmente.

Felipe, não liga não....as boas vindas já foram manifestadas por todos.
esse tipo de correção não ajuda ou acrescenta nada...e também não serve para melhorar a escrita de ninguém...pelo contrário...me dá vontade de sair escrevendo de qualquer jeito, só para irritar o interlocutor, que parece ficar bem incomodado com isso...

portanto, ignora, segue em frente participando, pois o lugar de conhecer, aprender, se divertir e, algumas vezes, ficar de saco cheio com os seres humanos, é aqui mesmo.
um grande abraço, ótimo final de semana e poste fotos do seus relógios.

edulpj

Citação de: Paulistano online 02 Junho 2012 às 07:30:29
amigo Paulo
desculpe o que vou falar, mas esta sua mania de ficar corrigindo os outros é, no ´mínimo, muito deselegante.
faça como eu: mande uma MP e peça para a pessoa corrigir...outro dia fiz isso com o Murilo, que por sinal escreve muito bem...
é deselegante e antipático...sem falar de outras coisas, que prefiro te falar pessoalmente.
......................

Liga não... Na verdade, a frase NÃO ESTÁ errada, pois é uma frase de DUPLO SENTIDO que tem um conteúdo JOCOSO. Mas é necessário ser uma pessoa INTELIGENTE pra entender. A deixa do duplo sentido, está exatamente em ter escrito "A" e não "HÁ"...

Dica: O duplo sentido tem exatamente a ver com "membro de fora".

Mas repito: Precisa ser inteligente pra entender. Quem apenas está preocupado em seguir regras e não tem nenhuma capacidade criativa, vai ficar de fora nessa festa... E pode apostar... Quem fica de fora, CHEGOU A POUCO DE FORA...

Paulo Sergio

Olá amigos...
Obrigado pelos comentários!!!  ;) ;) ;)
Saibam que tenho, somente, o intento de ajudar, pois vemos, a cada dia, menos preocupação com a escrita.
Leio muito, e tenho visto barbaridades a cada momento, pelo uso da "escrita rápida" que nos acompanha no imediatismo de uma notícia ou postagem!!!
Desculpem... nunca foi meu intento magoar alguém...  :-\ :-\ :-\
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Paulistano

bacana Paulo
desculpas aceitas.
vamos evitar este tipo de constrangimento.
grande abraço e ótimo fim de semana.

Alberto Ferreira

Salve!

Com a permissão dos amigos...

Que bom, ver isso.
Opinião pessoal minha, é claro...
E que isso fique bem claro... Mera opinião, nada além disso.

Mas se não for assim tão claro, eu posso tentar explicar...  ;)   :D

Mas só se for por MP...  Certo?  8)

O tempo passa, nós refletimos e mudamos aquela nossa postura, mais "ácida", de outra épocas.   ;)
Legal!
Crescemos, no relacionamento.

Que bom ver isso!
8)

Abraços!
Alberto

Wadley

Seja bem vindo.........
Wadley

aguiar

Bem vindo !!!

Abs

Cigano

Seja muito bem vindo a casa, sigas as normas e se sentirá em casa!! 8)

Tenha um ótimo domingo!! ;)
Abraços,
Cigano!

Mario Sergio

Seja bem vindo novo "MENMBRO"

Abraços
GESTÃO DE PESSOAS - Como lidar com os conflitos no trabalho

LF

Bem vindo! Eu também cheguei faz (pra não cair na controvérsia...rs) pouco tempo e, assim como você, fui muito bem recebido! Depois do teu relato, fiquei até com vontade de criar uma pesquisa pra perguntar quantos herdaram dos pais a paixão por relógios. Com certeza eu tenho esse gosto por influência do meu pai. Desde a minha infância ele colecionava alguns brinquedinhos. A maior parte automáticos japoneses; ele tinha um carinho todo especial por um Seiko, mas não consigo agora dizer qual o modelo nem recuperar o relógio, infelizmente.

Abraços!

LF