Menu principal

Lubrificação da coroa YAS100G

Iniciado por Mechanical pulse, 04 Junho 2012 às 16:53:11

tópico anterior - próximo tópico

Mechanical pulse

Pessoal, de uns tempos para cá surgiu uma dúvida referente a lubrificação da coroa do meu swatch YAS100G. O que ocorre é que de uns 2 meses para cá a coroa começou a ficar dura. Dar corda se tornou cansativo e puxar ela para fora para acertar as horas então era machucar o dedo na certa. Hoje tive a idéia de lubrificar a dita com óleo Singer, puxando a coroa para fora e pingando uma gota entre a coroa e a caixa. Bastou isso para que a coroa voltasse a funcionar perfeitamente. Agora vem a pergunta: Meu relógio não tem nen um ano de uso, só pegou chuva duas vezes e mesmo assim foram respingos...essa falta de lubrificação é normal? Existe algum problema de lubrificar essa peça com óleo Singer mineral?

Paulistano

a lubrificação deve ser feita com silicone próprio, que pode ser comprado em fornituras, e utilizado em quantidades mínimas, pois tem alto poder de lubrificação.
o óleo mineral ataca, de um modo geral, a borracha, podendo degenerá-la.
o que eu faria agora? levaria para uma revisão, pois uma gota de óleo pode entrar no seu relógio e "banhar" o movimento....o que não seria recomendável, não sob o aspecto de danificar o movimento (se for mecânnico), mas pode afetar o funcionamento, pois o movimento ficará "melado"...se é que você me entende.
espero ter ajudado.
grande abraço.

Adriano

Dito!

Apenas um detalhe a título de curiosidade técnica: a vedação do YAS100 é no estilo "japonês", com uma juntinha na tige, vedando pela parte interna do tubo. Na verdade, como todo Swatch com caixa em metal, ele não tem tubo, mas sim o próprio furo na caixa faz as vezes de tubo.

Abraços!

Adriano

Mechanical pulse

Valeu mesmo pela ajuda! Bom, a eca já está feita e eu teria que levar na revisão se quisesse consertar o problema...Acho que vou deixar do jeito que está até precisar fazer uma revisão completa mesmo... não gosto de ficar mandando para a revisão e abrindo a caixa...a chance de voltar arranhado é grande. Como não nado com ele (afinal ele nen é para isso) e sempre evito pegar chuva, não será um problema por hora. Em quanto tempo se deve mandar para a revisão (técnicamente falando)?

Paulistano

Mechanical pulse

Rrsrs. Vou estar indo amanhã então...Se não me engano tem uma autorizada swatch no centro...Aproveito e peço para darem uma olhada na marcha. Ele está na faixa dos 15s+. Mais uma vez valeu pela resposta ligeira. Agora já não combino mais borracha e óleo singer ¬¬.

Paulistano

faça isso...
você está em SP?
se não me engano a autorizada é a Watch Service...do mestre Adriano...eu acho.
e lembre-se: óleo singer só para máquina de costura, ok?
abraços.

Mechanical pulse

Na verdade estou no rio de janeiro. Aqui a autorizada fica na Av. Rio Branco. Eu só usei o óleo por ignorancia mesmo. Não sabia que qualquer óleo deteriorava borracha. Para mim só óleo de freio é que tinha essa propriedade corrosiva. Mas de qualquer forma o relógio está (ou estava) na garantia. Acredito que não deve ser um serviço caro né? Mas com relação a falta de lubrificação, isso é normal em relógios novos assim? A questão dos 15s tambem é algo normal para esse movimento?

Paulistano

entra em contato com o Adriano....se ele for da autorizada., manda direto para lá....não mande para a do RJ...eles vão mandar para SP.
não existe óleo de freio...é fluido, com propriedades distintas, e não corroi borracha...caso contrário seria um desastre, pois o freio tem vários componentes de borracha, principalmente nas pinças, que usam retentores...que podem ou não ser de borracha.
enfim, o ressecamento pode ocorrer sim, ainda mais no RJ, onde as temperaturas são altas, e a lubrificação se dissipa com facilidade.
quanto aos 15s+, acho que uma lubrificação e um ajuste na regulagem resolvem.
grande abraço.

flávio

Aconteceu o mesmo comigo mas, por completa preguiça, não quis nem saber: piquei com um alfinete uma "picada" de óleo sintético para bicicletas e coloquei na tige. Sem problemas até hoje. Aliás, sem problemas desde 1998, fantástico como o relógio ainda funciona bem.

Flávio

DonPepe

Caros!

Só por curiosidade: eu achava que os relógios da Swatch, por projeto, não aceitavam manutenção. Qdo dá pau, joga fora e compra outro novo. Isso só vale para os quartz ou esse modelo, por ser mecânico, é diferente?

Abraços.

Arriba!

Paulistano

amigo Pepe
até onde eu sei, os relógios da swqtch não são totalmente descartáveis. mesmo os quartzo.
já mandei alguns para trocar o vidro na autorizada da swatch, e voltaram novos.
me corrijam se estiver errado...
abraços.

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é...
Mesmo aquelas caixas de material "plástico", com os fundos "colados" e tal, até podem ser abertas, "na marra".
Mas,...
Por quem sabe fazer e tem "ganas" de fazê-lo. Claro!

Mas, por favor, ... Entendam aqui como tal da propalada "solução expedita", ou para ser mais claro, da tal indefectível "gambiarra".
Que nem sempre dá certo, o procedimento de abrir e re-colar, diga-se...
;)

Já nas assistências técnicas oficiais, no que tange à recomendação, orientação do fabricante, etc...
Eu gostaria de ouvir o que o Adriano tem a nos dizer.

Abraços,
Alberto

PS:
Importante.
As partes grifadas, para maior clareza do meu raciocínio, foram editadas posteriormente.
Sorry...  ;)

Pandolfi

Vamos esperar o Adriano, amigos.
Pandolfi

Adriano

Internacionalmente, só os modelos mecânicos permitem revisão. São projetados de um modo que se permite abrir e fechar como um relógio comum. Mas mesmo assim, em muitos mercados, são tratados como os quartz, ou seja, até após um certo período da data da compra (acho que 5 anos), se der pau, você compra um novo com desconto. Depois disso, joga no lixo. O povo culturalmente desenvolvido entende isso, sabe disso desde o momento da compra. O europeu compra Swatch por opção, não porque não tem dinheiro para comprar coisa melhor. Conheço europeu que tem Rolex, Breguet e Swatch.

Mas em países culturalmente e economicamente prejudicados, digamos assim, como o nosso, tudo muda. A coisa mudou um pouco de uns anos para cá, mas até pouco tempo o Swatch não era opção de estilo, mas opção de bolso. O Swatch era a oportunidade do cara ter um relógio suíço, sem saber diferenciar entre um Swatch e um Breguet. É tudo suíço, caro (!!!!) e por isso têm que ter qualidade e durabilidade infinitos... até hoje ouvimos "como pode ter defeito? Eu não comprei um relógio qualquer, eu comprei um Swatch! Custou R$ 400,00!!!"

Então somando o perfil de consumo, no qual muita gente economiza meses para comprar um Swatch, somado à questão cultural e somado à um código do consumidor controverso, é inaceitável um produto que não se permite manutenção em nosso país. Especialmente se levado em conta a semântica, que imprime sentido extremamente negativo, pejorativo, jocoso, à palavra "descartável". Logo essa palavra é proibida dentro da assistência técnica.

Então aqui é tudo diferente. Todo Swatch que permite manutenção do ponto de vista estritamente prático, dá-se manutenção no Brasl. Mesmo que não tenha sido projetado para tal. Então, todo mecânico, de qualquer coleção, tem revisão. Qualquer modelo a quartzo da linha Irony (Lady Lady, Medium, Big, Chrono, Chrono Medium, The Chrono, Retrograde e Diaphane) tem revisão. Pois a máquina pode ser retirada de dentro da caixa. Agora, modelo com caixa em plástico, não tem como. A máquina e a caixa são uma coisa só. É impossivel a manutenção, qualquer que seja. Exceto o automático e o Skin sem crono.

Abraços!

Adriano

hottuning

Desenterrando o tópico... venho dar-lhes o feedback do que aconteceu com o meu swatch. No dia após fazer a eca na coroa levei o relógio para a autorizada swatch no centro (não sei se posso falar o nome da autorizada) e o pessoal lá foi muito legal comigo. Expliquei exatamente o que tinha acontecido e eles deram um jeito de não invalidar a minha garantia. Hoje apanhei o dito e apenas por um pequeno risco no acrílico perto do bezel o trabalho foi impecável. A sujeira que tinha perto das 9h foi retirada e a coroa está extremamente macia. Quanto aos 15 segundos de adiantamento por dia ainda irei averiguar para ter certeza que foi reparado , mas pelo tempo que ficou por lá acho que resolveram também. Gostaria de agradecer aos puxões de orelha da galera do fórum. Salvaram meu swatch. Muito obrigado mesmo. Gostaria de deixar aqui a minha recomendação extremamente positiva dessa autorizada swatch que também trabalha com diversas outras marcas de respeito. Quem precisar pode confiar que lá é show. Postarei daqui a alguns dias como anda a pontualidade do bichinho. Forte abraço a todos.
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

vinniearques

É na watchtime dai?  mestre Mauro?

hottuning

Foi sim na watchtime. Não sei quem cuidou do caso do meu relógio. Só falei com a atendente. O profissional relojoeiro que estava na loja no dia que deixei o relógio lá era uma mulher... então não sei te responder. Pelo o que a atendente me informou quando deixei o relógio ele poderia ser enviado para são paulo ou algo assim...
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro