Menu principal

Solstício ... dúvida besta!

Iniciado por Lourival, 20 Junho 2012 às 13:32:55

tópico anterior - próximo tópico

Lourival

Sei que a pergunta não tem nada com relojoaria ou relógios mas sobre tempo  ...
Existe dois solstícios ... o de verão, onde o dia é o mais longo do ano e o de inverno, onde a noite é a mais longa do ano ... aqui vai a dúvida.
O solstício de verão do hemisfério norte corresponde (acontece no mesmo dia) ao solstício de inverno no hemisfério sul?  ???

Julio Celes

Sim amigo

Solstício de verão hemisfério norte (inverno no sul) em junho, e em dezembro inverte.

Grande abraço

Julio Celes

Alberto Ferreira

Salve!

Lourival,
Eu não sei se entendi bem a sua dúvida...
Mas, eu diria que sim.

E,...
Com a "permissão" do amigo Jefferson, que é geógrafo, e de outros colegas "da área", e a quem eu peço que me corrijam, caso eu cometa alguma imprecisão (astronômica  :D) ou "confunda a barafunda"...

Mas,...
Solstício (de inverno, para nós aqui no hemisfério sul, e que é no dia 21 de junho) corresponde à posição (astronômica) da Terra, e é o ponto da sua órbita em que o planeta está mais afastado do Sol.

Já as estações do ano são decorrentes da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita.

Veja na ilustração acima.

Abraços,
Alberto

edulpj

Pra ser mais exato ainda, o ponto exato do solstício, é variável ano a ano. Por convenção utilizamos as datas já conhecidas para troca de estação.

rtakami

Esse ano o solstício será dia 20/06 (hoje) pelo horário de Brasília será 23:09 horas normalmente ocorre no dia 21 de junho.
Agora começa a esfriar, espera só parar essa chuva aqui na região do Sudeste.

Lourival

Pelo que pude entender, então o solstício de inverno no hemisfério sul acontece quando o sol está mais ao norte (no ponto mais alto) do equador e, da mesma forma, o de verão acontece quando o sol está mais ao sul do equador ... tomando a terra como referência... não é?
A variação dos dias é causada pela inclinação do exito da órbita terra em relação ao sol?
rtakami, onde se acha esse troço?

Alberto Ferreira

No solstício de inverno, que é um dado dia (e considerando o que o Edulpj disse com relação às datas, etc...), nós temos o período diurno (entre o nascer e o por do sol) mais curto e consequentemente a noite mais longa.

Lourival

Citação de: Alberto Ferreira online 20 Junho 2012 às 14:49:55
No solstício de inverno, que é um dado dia (e considerando o que o Edulpj disse com relação às datas, etc...), nós temos o período diurno (entre o nascer e o por do sol) mais curto e consequentemente a noite mais longa.
Sim Alberto, e com relação às datas em que acontecem e que não são fixas ... tem alguma coisa com a inclinação do eixo da terra em relação ao sol?

rtakami

Caro Lourival, essas informações pode se achar em diversos livros de astronomia ou de física do segundo grau, aqueles usados no colegial, atualmente tem muita coisa na net, procurando pelo buscador google, ou wikipedia, além das páginas de climatologia, eu consulto diariamente a página do CEPAGRI da Unicamp, pois trabalho em um órgão aqui dentro, ví também que em outras páginas o horário e o dia do solstício estão diferentes, mas a última consulta que tinha feito a alguns dias atrás indicava dia 20/06 próximo das 23:00 horas.

Alberto Ferreira

Lourival,
Os solstícios e os equinócios são definidos pela posição da Terra em sua órbita.

Pela inclinação do eixo, nós temos as estações, e no caso nós falamos de inverno, aqui no hemisfério sul.

Com o movimento de rotação, nós temos (no caso do inverno) o dia mais curto e por consequencia a noite mais longa.

Jefferson

Olá pessoal,

Obrigado pela lembrança amigo Alberto.

Apenas para complementar. De fato, nosso solstício de inverno coincide com o trecho da órbita terrestre no qual há maior afastamento do sol, o que se chama Afelio, sendo Perihélio o trecho maior proximidade da Terra ao sol ao longo de sua órbita.

Embora exista tal coincidência, os solstícios de verão no Hemisfério Norte e Sul correspondem aos dias nos quais o Sol está a zênite (a pino) com o trópico de Câncer (Verão no Hemisfério Norte) e zênite com nosso Trópico de Capricórnio (verão no Hemisfério Sul).

A distância Terra-Sol ao longo da órbita afeta pouco as estações do ano, caso contrário não teríamos o verão do Hemisfério Norte.

Vejam a figura.

Fonte: journeytothestars.files.wordpress.com

Hoje, o Sol está a zênite com o trópico de Câncer, e ao mesmo tempo, seus raios incidem sobre o Hemisfério Sul com o máximo de inclinação, por isso nosso solstício de Inverno.

Como isso afeta as estações do ano, ou seja o clima? Muda a condição local de albedo e a posição do sistema de circulação atmosférica global...

...mas aí já fujo do tópico.

Hoje é um dia especial no Hemisfério Norte, dia de celebração da vida. Ao longo de milênios os povos de lá comemoram, pois sobreviveram a mais um inverno.

E que venha o nosso!

Abraços,

Jefferson

Alberto Ferreira

Salve!

Grato pela aula, e correções  :D, amigo Jefferson!

E, realmente...

"Hoje é um dia especial no Hemisfério Norte, dia de celebração da vida. Ao longo de milênios os povos de lá comemoram, pois sobreviveram a mais um inverno".

Data importante, mesmo. Devidamente celebrada.
Eu vivi isso lá, na Escandinávia.

Coisa profundamente arraigada na cultura deles.
Um abração!
Alberto

Lourival

Jefferson, era isso que queria saber! Obrigado pela aula.
Abraço,
Lourival

Pandolfi

Minha gente, dá gosto ler textos sobre assuntos da área específica dos amigos do forum...
Grande abraço.
Pandolfi

Paulo Sergio

"E, realmente...

"Hoje é um dia especial no Hemisfério Norte, dia de celebração da vida. Ao longo de milênios os povos de lá comemoram, pois sobreviveram a mais um inverno".

Data importante, mesmo. Devidamente celebrada."

Boa observação amigo... muitos celebram os solstícios.´....  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio