Menu principal

Onde encontrar feirinhas de antiguidades/relógios em Munique?

Iniciado por Jefferson, 04 Julho 2012 às 22:52:35

tópico anterior - próximo tópico

Jefferson

Olá pessoal,

Tenho um grupo de amigos que vai participar de um congresso em Munique.

Ficaram a disposição para me trazer um relógio tipicamente alemão.

Gostaria de indicações de feiras onde possam encontrar vintages.

E também de indicações de marcas mais acessíveis entre os relógios mecânicos germânicos (acho pouco provável que exista essa combinação).

E entre os Quartz, haveria uma marca legal, com certa identidade e bom preço? (Nesse quesito, peço ajuda ao amigo Solano, profundo conhecedor de peças legais e diferentes).

Abraços,

Jefferson

flávio

Jefferson

Voltei de Munique faz 10 dias mas, confesso, pela primeira vez em anos, minha ida até o local não teve nada a ver com relojoaria, foi bebedeira mesmo... Então, não procurei nada relacionado a feirinhas, etc. E no Deutches Museum, que achei que teria uma coleção enorme de relógios, não encontrei nada muito interessante, a não ser 3 reguladores Riefler em perfeito estado de funcionamento e outro, também funcionando, mas fora da caixa original.

No entanto, ano passado, como sabe, visitei Glashutte só por conta da relojoaria e, SIM, é possível trazer algo genuinamente feito na Alemanha por um preço bastante razoável.

Eu trouxe dois relógios da Nomos, nada mais alemão do que isso. Um deles, o Tangente Sport manual, custou 1380 euros. Tem 37 mm. O outro, um Club manual, 1000 euros, 36 mm. Os relógios são muito bem feitos, 90% feitos na Alemanha (balanço, rubis e mola do balanço são suíços, da Nivarox). Lembre-se, ainda, que lá você tem 15% de estorno do VAT na saída, o que não consegui ano passado por conta da bagunça do aeroporto de Lisboa. Neste ano consegui em 5 minutos no aeroporto de Munique, na compra de um Rolex.

Enfim, como já discutido aqui, acho que não há barganha maior no mercado de coisas feitas a mão do que a Nomos. Se quiser algo maior, vá nos automáticos, mesmos modelos, estão com cerca de 40 a 41 mm. Mas custam na faixa de 2000 euros.

Foto dos meus:

Uma comparação de tamanho com o Explorer I normal (36 mm)

Flávio

Adriano

Eu também recomendo um Nomos.

Mas se está querendo quartz... Sei lá, um troço que tem "cara" de coisa alemã são os Ruhla... tem quartz... mas quartz vintage, já sabe...

Pois alemão mesmo, quartz, não existe nada moderno. Acho que ninguém na Alemanha fabrica mais máquina quartz de pulso. Logo, pode até haver relógio alemão de pulso quartz, mas a máquina deve ser suíça.

Abraços!

Adriano

Jefferson

Olá pessoal,

Obrigado pelas respostas.

Mas vejam, eu estava pensando em algo mais econômico, apenas um souvenir.

Existiria uma equivalente ao Seiko 6119 entre os relógios alemães?

Flávio, estava pensando mesmo em algo com esse visual Bauhaus que os Nomos têm, mas em uma faixa de preço bem menor. Creio que estou querendo o que não existe.

Adriano, por isso citei os quartz, mesmo que usem mecanismo não-alemão, mas que tenham esse visual, e que façam parte do mercado doméstico alemão.

E ademais, os amigos que estão por viajar nada entendem de relógios, precisaria ser algo de fácil acesso. Acho que os vintages acabam não sendo uma boa ideia.

Mais uma vez agradeço pelos comentários.

Abraços,

Jefferson

Alberto Ferreira

Salve!

Amigo Jefferson,

Bem,...
Se puder ser um belo vintage, a minha sugestão seria um Junghans.

Algo como este meu, do qual eu gosto muito.  ;)

Abraços!
Alberto

Clélio

Bem, vou dar um pitaco sem entender... mas se vc quer um relógio mecanico alemão legitimo, antigo a sugestão pode ser um Glashutte  Spezimatic, já vi alguns por aqui que são interessantes mas bem simples, tipicos da época da guerra fria.
    Salvo engano depois da divisão da Alemanha a Glashutte ficou do lado oriental fabricando relógios para o proletariado... os Trabant de pulso... ;D ;D ;D

Abs 

Pandolfi

Jefferson, tente os Stowas, vi o catálogo deles e tem modelos a uns 500 euros...
Pandolfi

flávio

Sou da seguinte opinião. Quer o "real deal"? Compre algo feito na Alemanha. Caso contrário não compre. Eu sinceramente acho 1000 euros (sai na verdade por 850 com o estorno do VAT) uma barganha no Nomos Club. Tire o escorpião do bolso e compre djá! ;)  Ou então gaste uns 1100 no total (também com o estorno, que não tive, diga-se. Obrigado Portugal!) e pegue o Tangente que hoje, posso dizer, já se tornou um clássico dentro da relojoaria e na Alemanha.

Flávio

Pandolfi

Flavio, os Nomos sáo lindos demais, já vi o seu...
Grande abraço.
Pandolfi