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Dúvida besta: como esta roda é cravada no eixo?

Iniciado por Lourival, 01 Agosto 2012 às 12:09:30

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Lourival

Boa tarde a todos,
só por curiosidade, gostaria de saber como esta roda é cravada no eixo.
Em relógios de bolso e pulso eu sei que são cravadas "por pressão"  ??? (na falta de termo melhor)
Me corrijam se falar bobagem ... o eixo é colocado na punçoneira até que o pinhão se apoie na base, a roda é então encaixada por cima e, com a punção adequada (diga-se de passagem, não sei qual ...), pressiona-se a roda até ela encostar no pinhão  ... é isso mesmo?

Mas esta roda, de um lado parece que foi cravada por pressão e do outro parece ter sido rebitada ...  ??? ??? ??? ???
Vejam as fotos:
Nesta foto parece que foi cravada por pressão ... e pelo jeito, na porrada!  :P :P :P



E nesta foto, parece ter sido rebitada ....



Afinal, como isto é feito?

rpaoliello

Lorival;

Teria como você postar uma foto para ver entre as duas rodas com o eixo proximo da vertical, para que possamos ver dos dois lados das duas rodas.

Pelo que entendi existe um excentrico (came visto na primeira foto) e uma engrenagem (na segunda foto) engastadas no mesmo eixo.

Um abraço

Renato

Lourival

Citação de: rpaoliello online 01 Agosto 2012 às 12:43:47
Teria como você postar uma foto para ver entre as duas rodas com o eixo proximo da vertical, para que possamos ver dos dois lados das duas rodas.
Pelo que entendi existe um excentrico (came visto na primeira foto) e uma engrenagem (na segunda foto) engastadas no mesmo eixo.
Oi Renato,
entre a roda e a peça (que não sei como se chama ... parece que é a roda que aciona a warning lever da soneria ... pode ser?  ??? ??? ???) fica o pinhão, acho que este é o tal lantern pinnion ... aqui estão as fotos mais detalhadas do centro ...









Veja se ajuda ... se precisar de mais algumas eu mando.
Abração
Lourival

rpaoliello

Lorival;

Pelo meio das duas rodas uma coisa fica clara. Este eixo deve transmitir uma grande força entre o cami (o que você chama de "peça para acionar a a warning lever da soneria" que também não sei nome exato...mas que é um cami isto é) e o pinhão e diga-se de passagem esta peça é de grande resistência, muito maior que a engrenagem.

Eu penso que você deve estar correto; tendo sido rebitada na parte da engragem (talvez até mesmo os pinos sejam os do pinhão que devem ter sido prolongados) e na parte oposta certamente foi presada para travar este cami. Agora dizer que isto é um boa saída, um bom acabamento sinceramente não sei.

Desculpe-me por não ter ajudado muito.

Um abraço

Renato

Alberto Ferreira

Salve!

Lourival,
Eu obviamente não conheço o relógio onde vai a peça em questão.
Mas eu faria dois comentários.

- Sim, aquele pinhão é um "lantern pinnion".

- O cravamento dos eixos nas rodas, em geral é mesmo por pressão. Mas no caso ilustrado parece ter havido uma operação de "puncionamento", para travar o came.
Que eu creio que não fazia parte do processo original de fabricação da peça, pode ter sido um reparo.

Abraços,
Alberto

flávio

Nos relógios de parede, é normal os furos dos eixos se desgastarem e o puncionarem. O puncionamento gera um amassamento no furo, fazendo-o ficar mais estreito. Depois, você o alarga novamente com uma lima. Mas não fica com esse visual de solda...Ou pelo menos não deveria ficar.


Flávio