Menu principal

Seiko Kinetic tem Magic Lever?

Iniciado por naio21, 08 Agosto 2012 às 10:44:21

tópico anterior - próximo tópico

naio21

Pessoal, alguém sabe se o rotor dos Seiko Kinetic apresenta o mesmo sistema de carregamento bi-direcional (funciona tanto no sentido horário quanto no anti-horário) dos modelos automáticos? Tenho um Sportura Chronograph Snl053p1 e percebi que ele precisa de muita "corda" (aspas intencionais) pra manter o capacitor em carga máxima, então comprei um watch winder e precisaria saber como programá-lo corretamente...

Valeu!
Abs,

Ivan B. Prado

Adriano

Acho que a maioria é bidirecional, mas não é magic-lever. O magic-lever, ou qualquer outro sistema de corda automática em relógios mecânicos, transmite praticamente de maneira direta o movimento do rotor para a árvore do tambor, para fazer a corda se enrolar nela. Simples assim.

No Kinetic, a movimento do rotor tem que ser convertido de energia mecânica para elétrica. O giro do rotor é altamente multiplicado antes de chegar à um micro-gerador que carregará o capacitor. A transmissão de energia é totalmente diferente. O rotor é capaz de manter o capacitor carregado, mas precisa de muitas e muitas voltas para carregar o capacitor o suficiente (acima de 1,0 V, até quem sabe 1,3 V) para começar a fazer o relógio funcionar. No relógio mecânico, qualquer pequena tensão na corda, como 1/4 de volta da àrvore, o que representa poucos giros do rotor, é o suficiente para fazer um bom relógio, em boas condições a começar a funcionar.

Tudo indica que a Seiko não acha tecnicamente viável o uso desse sistema nos Kinetic. Vale lembrar que o magic-lever, em contrapartida, é o sistema exclusivamente usado nos Spring Drive, já que sua fonte de energia é mecânica.

Abraços!

Adriano

naio21

Caramba, valeu Adriano. Aff, eu me confundi todo aqui! Pelo que li, tinha entendido que "Magic Lever" era o nome de um sistema desenvolvido pela Seiko que permite carregar a corda de um relógio mecânico gerando o rotor em qualquer um dos dois sentidos.

KKKKKK preciso melhorar a minha interpretação de textos em inglês, rs....

Novamente, valeu!   :)
Abs,

Ivan B. Prado