Menu principal

A importância de revisar relógios vintage com bons profissionais.

Iniciado por Filipeandrade, 07 Agosto 2012 às 22:45:10

tópico anterior - próximo tópico

Filipeandrade

Pelo que venho revisando meus relógios, percebo muito coisa errada, principalmente nos relógios vintages comprados como revisados...

Como de costume, assim que o vintage chega, pego os martelos e picaretas e vou revisar ;D E quando começo a desmontar as peças o grande susto, excesso  de óleo (muitas vezes ainda sujando tudo, danificando a cor da platina)  ou óleo ressecado, ou até mesmo com marcas de lixas. E ai vai, peças empenadas ou adaptadas, mostradores com marcas...

Agora, levando a um bom profissional, reconhecido, é só sucesso! O relógio até na hora de dar corda é diferente, sem falar do barulho do gingado do balanço...

E você, já teve alguns problemas como esse?

Gente, por favor sem citar nomes de profissionais ok?

Abraços

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Alberto Ferreira

Salve, Filipe.

Pois é...
Como eu já comentei com você,...

Eu já passei por isso, sim, e como você, o meu critério sempre foi...
Se a peça interessou, se o vendedor diz que está "revisadinho", e se eu decido comprar,...  Tudo bem...
Mas digamos que eu não acredito muito, não.

E eu faço uma revisão por minha conta, sempre que possível, logo depois de comprar.

Se a revisão foi feita por um profissional competente e sério, realmente, aí o papo é outro.
Mas, pelos leilões, como saber?  Antes... Ou como acreditar?  Não é?

Óleo em excesso, talvez seja um dos problemas mais evidentes e "crônicos" nestes casos, e não há só platinas sujas e danificadas, há também os mostradores "melados" e manchados com o óleo que saiu pelo furo dos ponteiros...

Desmontar os rubis dos "anti-choques" e mancais,... Os "meias-bocas" jamais fazem. Jamais, mesmo.
É quase uma questão de princípios, ou de foro íntimo  :D, lá deles...  ;)  :P

Mas,...
Como sempre, com gente séria o papo é bem outro.

Abraços,
Alberto

Adriano

Eu sempre achei que os maiores defeitos que os relógios apresentam são defeitos "colocados" por "profissionais" e serviços desastrosos. Sempre que um relógio tem um defeito absurdo, pode apostar que é um defeito causado.

Depois de anos tendo tirado essa liçao do dia-a-dia, li uma entrevista do Francisco Pasandin, um dos meus raros heróis nessa vida, um dos melhores relojoeiros restauradores do mundo, e arriscaria dizer da história, o melhor relojoeiro restaurador do Vale do Joux, chefe da oficina de restauração e complicações da Audemars Piguet, e ele disse exatamente a mesma coisa que penso.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Vixe, já tive muito problema assim, a ponto, inclusive, de devolver o relógio quando vi que estava arregaçado por dentro. Teve uma época aí que devolvia quatro de cada cinco relógios comprados, simplesmente porque o bicho estava apresentável por fora, mas um caco por dentro... e o vendedor não tem nem vergonha de dizer que o relógios está "zerado"... ah, vá pra...

Por isso que digo, uma coisa é certa: não existe almoço grátis!

Normalmente a gente procura pagar o mínimo possível por um relógio, porém, mão-de-obra para revisá-los direito não é barata, então é impossível comprar um relógio por mixaria e achar que ele vai estar revisadinho bonitinho.

Já comprei Seiko de R$ 200 e gastei mais de R$ 500 para revisá-lo (o Adriano está de prova). Se for colocá-lo no mercado pra vender, ninguém aceitaria pagar mais de R$ 300, ou seja, o relógio revisado direitinho não dá lucro!
É por isso que falo de boca cheia que a MAIORIA dos relógios usados que vemos por aí está com revisão deficiente, simplesmente porque se estiver com a revisão em dia, vai custar tão caro que ninguém vai comprar...

Quem é que compra Omega Ferradura e manda trocar mola do tambor, mola do balanço, ajustar no trinque, etc.? Só um doidão mesmo, ou então um camarada que tem um relógio de estimação, senão, vai pro zé da esquina, que vai reaproveitar as molas, limpar as peças na solução araújo e lubrificar tudo com um óleo grosso e um óleo fino, a toque de caixa, servicinho de 1h...

Além disso -- desviando um pouco o assunto -- vejo que o mercado de relógios de luxo é muito parecido com o mercado de automóveis de luxo: nego vai lá, compra o relojoão, fica um tempo e, depois de ver o preço de uma revisão na Autorizada, se assusta e põe o relógio à venda... Quero ver quantos Hublots vão estar revisados na Autorizada daqui a uns 8 anos.... Igual esse monte de AP Royal Oak com os parafusos desalinhados, que são vendidos como "revisados"... uma piada!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Está sendo cada vez mais comum aparecer relógios de alta linha ou pelo menos caros mexidos claramente naqueles caras que cobram R$ 50,00 a revisão. Tem AP Royal Oak sem parafuso, parafuso detonado pela frente, ou com um prego de construção no lugar dos parafusos (sério), tem Hublot também sem parafuso ou parafuso adaptado, tem Omega Broad Arrow com ponteiro adaptado e todo mexido. E em muitos casos é fácil o valor da revisão na autorizada ultrapassar o valor do relógio.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Pô, Adriano, você tem de registrar esse tipo de coisa e montar um Tumblr... eu riria muito...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Paulo Sergio

Gostei muito do último parágrafo de sua observação acima... pura verdade amigo Igor!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

michelim

Eu diria que nem só vintages, os novos também merecem ser bem tratados.

Este ano eu devo ter gastado mais que um Speedmaster só em revisões. Porém hoje meus relógios estão verdadeiramente NOVOS, sem defeito, sem gambiarra, corda trocada, e tudo o mais que precisava!!!

Então, se tivesse usado esta grana pra comprar mais um Speedmaster, teria um montão de relógios meia boca, e hoje tenho alguns relógios, mesmo velhos que estão novos!!!!

Fora isso, tem a questão da garantia! Nunca fui tão bem atendido na vida ao após a revisão, procurar a Watch Time com um problema, e sair com a solução. Eu até comentei com o Adriano que parece a coisa mais simples do mundo, mas não é bem assim na vida real, ponto pra eles que fidelizaram o cliente.

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

FALCO

Citação de: Adriano online 07 Agosto 2012 às 23:17:54...Eu sempre achei que os maiores defeitos que os relógios apresentam são defeitos "colocados" por "profissionais" e serviços desastrosos. Sempre que um relógio tem um defeito absurdo, pode apostar que é um defeito causado...

Citação de: igorschutz online 08 Agosto 2012 às 13:15:45...Vixe, já tive muito problema assim, a ponto, inclusive, de devolver o relógio quando vi que estava arregaçado por dentro. Teve uma época aí que devolvia quatro de cada cinco relógios comprados, simplesmente porque o bicho estava apresentável por fora, mas um caco por dentro... e o vendedor não tem nem vergonha de dizer que o relógios está "zerado"... ah, vá pra...

Citação de: michelim online 09 Agosto 2012 às 09:14:59Eu diria que nem só vintages, os novos também merecem ser bem tratados...

Pouco mais a dizer depois das 3 afirmações acima.
Concordo 101% com todas, inclusive, como o Igor disse, um lustre na pintura e um caco por dentro é a regra... E o pior, de quem menos se espera... dos mais conceituados... dos que tem os "ovos" mais babados... Hoje, quando raramente compro algo usado, levo tanto em consideração o que "vejo" quanto o histórico de manutenção ou melhor quem o vendedor costuma usar como relojoeiro... Hoje tem verdadeiros ícones da relojoaria que não compro nem um saco de areia, pois sei que são negligentes na manutenção (tanto na frequência como no "profissional" usado)... Isto se aprende com o tempo, pagando caro por cada "lição"...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

michelim

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Bruno Recchia

Oi pessoal,

Experiência pessoal, ja comprei uns 10 ou 15 relogios no Brasil, que trouxe pra França.

TODOS, sem exceção, tavam com "gambiarra". Omega com movimento trocado, cronos com peças "adaptadas", balanço modificado pra botar um eixo diferente... E o mais impressionante : Um Valjoux 88, aparentemente inteiro, mas todo remontado com uma mistura de peças de Valjoux 22, e peças "adaptadas"... A roda de coluna, poor exemplo, tinha perdido uma coluna : Tinham SOLDADO uma outra coluna no lugar !! Mas a coluna nova não tinha a forma correta, quer dizer, o crono travava na hora...  Comprei o movimento relativamente caro, e ja gastei ainda mais pra tentar fazer funcionar. Apesar disso, ainda não funcionou, tenho que tentar achar ainda uma  mola, e uma engrenagem, na qual faltavam dentes... Esse é um verdadeiro desgosto... Me fez perder parte do prazer pelos cronos antigos.

1 abraço,

Bruno