Menu principal

Calendário árabe?

Iniciado por Adriano, 14 Agosto 2012 às 16:58:39

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Ok, já aviso antes que não pesquisei em lugar nenhum: achei mais conveniente perguntar no fórum...  :P

;D

Mas a pergunta é séria e na verdade ficarei surpreso se alguém souber me responder com precisão convincente. Recebi meu SKX009. O calendário dele, bilingue, como toda 7S26, veio em inglês e árabe. Também tudo bem.

Mas notei uma coisa: por que a sexta-feira tem cor diferente? Sim, todo mundo já percebeu que, nos calendários ocidentais ou em japonês, o domingo recebe cor diferente, geralmente vermelho. E às vezes o sábado recebe o azul. Mas no árabe, é a sexta feira que recebe destaque. Sei que a sexta-feira é um dia sagrado para a religião islâmica. É só por isso? A sexta, para o islâmico, tem o mesmo peso do domingo para o cristão?

Quero dizer, é exclusivamente uma questão religiosa ou social, ou linguistica?

Abraços!

Adriano

igorschutz

Citação de: Wikipedia link="http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta-feira"O dia Sagrado do Islamismo é a Sexta-feira, e nesse dia é obrigação dos muçulmanos realizarem pelo menos a oração do meio dia em comunidade.

Acho que é isso que você falou.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

ogum777

opa!

sim, é religiosa. sexta é o dia sagrado para o islã. como o é o sábado para os judeus e o domingo no mundo cristão.

todavia, para os cristãos o dia começa à meia noite. tanto que nossos relógios "zeram" à meia noite.

para judeus e muçulmanos o dia começa no pôr do sol. é só lembrar o relato bíblico do apressamento da morte de jesus na cruz para não adentrar o shabat.

a sexta é um dia especial de cultos no islã. como o é o sábado para os judeus. há frequência muito maior nas mesquitas.

e é interessante o uso do branco no calendário, tb é a cor da pureza no islã.

ogum777

aliás, a casio tem um relógio específico para muçulmanos.

tem alarmes nos horários das orações diárias, e uma bússola eletrônica para que o muçulmano possa saber em que direção está meca.

foto da net. casio cpw 310, com horáriso das orações diárias, calendário da héjira, direção de meca e etc.

Rafa_Almeida

Muito legal esse Casio! Super colecionável!

Mais Um

"Se Maomé não vai a montanha , a montanha fica olhando Maomé lá de longe "