Menu principal

IWC 3777 com ponteiro travando?

Iniciado por dwbr, 22 Setembro 2012 às 02:53:46

tópico anterior - próximo tópico

dwbr

Em vez de ir para o "Novas aquisições" esse vai para uma dúvida técnica... Peguei ontem esse IWC e chegando em casa achei MUITO estranho o comportamento do ponteiro de segundos com o cronógrafo ativo.
O modelo é um 3777 e o movimento é "baseado" (para não falar que é um de fato) no Valjoux 7750. Fiz até um video para ter certeza que não estou maluco antes de levar na IWC lá do JK.
Do lado está um Navitimer... http://www.youtube.com/watch?v=Xa2R72-G-GE&feature=g-upl

Estou vendo coisas ou está mesmo estranho? :)
.·.

Filipeandrade

Coloca ele na horizontal, de fundo para baixo e faz o teste. abs

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

flávio

Quando me refiro ao meu Longines Avigation funcionando com o crono "aos saltos", é justamente isso! Até hoje não sei o que acontece. Porém, isso não é normal em NENHUM crono meu, apenas no Longines.
E não sei o que causa isso. Lanço a pergunta aos práticos.

Flávio

dwbr

Oi Filipe, fiz os testes e ficou assim:

"Travadas" no ponteiro como no video com as 12h para cima e na horizontal.
Tudo perfeito, 4hz certinho com 3h ou 9h para cima.
Com 6h para cima ficou no meio termo, uma ou duas paradas.

Esqueci de testar de ponta cabeça na horizontal. :)

Obrigado!

Citação de: Filipeandrade online 22 Setembro 2012 às 07:36:01
Coloca ele na horizontal, de fundo para baixo e faz o teste. abs
.·.

dwbr

Pois é Fávio! Crono tenho apenas um Speedmaster manual e esse Navitimer do video, nenhum deles faz esses saltos. Fiquei procurando na net mas e parece ser algo comum de acontecer nos Valjoux.
De qualquer forma poderia passar direto lá na IWC para perguntar, mas achei legal fazer o video e postar antes... Espero que a solução sirva também para seu Longines, esses saltos são irritantes! :)

Citação de: flavio online 22 Setembro 2012 às 11:01:42
Quando me refiro ao meu Longines Avigation funcionando com o crono "aos saltos", é justamente isso! Até hoje não sei o que acontece. Porém, isso não é normal em NENHUM crono meu, apenas no Longines.
E não sei o que causa isso. Lanço a pergunta aos práticos.

Flávio
.·.

Adriano

Todo crono com embreagem horizontal está sujeito à isso. Os que usam pinhão oscilante estão mais sujeitos ainda mesmo com excepcional qualidade de manufatura como é o caso do IWC. Não há milagre, exceto o que a Patek fez nos dentes da embreagem vertical do seu mais novo crono.

Logo, é normal mas pode ser ajustado. Um relojoeiro especializado nessa máquina pode avaliar a profundidade do engajamento do pinhão com a roda de centro e ajustar ela. Mas não se espante se não houver como melhorar. Pois é pouco provável que um IWC saia de fábrica com o ajuste do excêntrico qualquer coisa fora do perfeito. Logo, o mais provável é que já esteja com o ajuste ideal. Só resta conviver com isso.

Lembrem-se do que eu já disse: pode ser da Omega, pode ser da IWC, mas continua sendo um 7750. Há muitas melhorias entre um ETA e um amplamente modificado. Mas não há milagre: continua sendo uma embreagem horizontal da mais tosca que há, que é a de pinhão oscilante.

Abraços!

Adriano

dwbr

Obrigado Adriano pela explicação! O cronógrafo é algo que nunca usei de fato nos mecânicos, então não sei se vale a pena tentar um ajuste agora ou aproveitar para tentar o ajuste daqui alguns anos na manutenção de rotina. Aparentemente não há problemas de precisão, mesmo com o cronógrafo ligado a diferença está dentro do esperado.
.·.

dwbr

Passei na IWC para ver alguns outros modelos e aproveitei para checar outros com Valjoux. Tudo exatamente igual. Logo não é problema, é "feature" do movimento... :)
Valeu mais uma vez pela dica Adriano!
.·.

Adriano

Boa!

Um detalhe: quanto mais longo o ponteiro, mais notável são as travadinhas do ponteiro.

Abraços!

Adriano

Paulo Sergio

Sempre aprendendo!!!  ;) ;) ;)
Obrigado amigos!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

jokr82

Assistindo ao video me deparei com a mesma coisa!

Meu Link, Aquaracer, Longines, tudo com o 7750(VALJOUX) também acontecem isso!

Não é que nem o Navitimer só o 1887 que roda suave o crono, o restante roda suavemente dando umas travaparadinhas  :P vix acabei de inventar isso  :-X

dwbr

Pois é... o Navitimer na verdade é baseado na 7753, deve ser por isso que vai liso liso... 
Fiquei um pouco paranóico com isso e comecei a ver todos os 7750 que encontrei. Realmente todos fazem, uns mais... outro menos, mas fazem. :)
.·.

Adriano

Não tem diferença pelo fato de ser 7753. É a mesma coisa, mesmo calibre, mesmo sistema de embreagem, tudo.

Abraço!

Adriano

dwbr

Sério Adriano? Não vou te pentelhar com as diferenças entre ambas (antes vou no google :)).

Considerando as semelhanças, tem ideia porque no Nav é tão liso? Ajuste mais fino ou no fim é sorte mesmo?
.·.

Adriano

Imagine! É só perguntar!

Na verdade é simples: o 7753 é um 7750 com o acumulador de minutos deslocado da posição de 12h para as 3h. Só muda uma pequena parte do mecanismo debaixo do mostrador. Todo o resto é idêntico.

Eu creio que é sorte mesmo.

Abraços!

Adriano

flávio

No meu Tissot Janeiro, com o 7750 (7765) de corda manual, nada disso acontece. Loteria... Aliás, o único relógio com crono que tenho que faz isso é o Longines Avigation (ETA 2894). Nos demais, Omega Speedy Auto (Omega 1143 - 2892 mais Depraz) e Ebel E Type (Calibre 137), também não.

Flávio

Adriano

É mas tem uma questão aí primordial: a percepção de cada um. Eu estou tão acostumado com tantos cronos que fazem isso, que nunca vejo isso. Se eu não parar, sentar e olhar só para isso, não percebo. Nem no meu Landeron 51 eu noto. E olhe que é uma tosquisse só, e para ajudar, de 18.000 bph.

Pelo contrário, acho um charme os cronos antigos que fazem isso.

Abraços!

Adriano

dwbr

Acredita que resolveu andar liso agora como no Navitimer? Como era novo, acabei usando mais o IWC nos últimos dias. Será que é o frio que está fazendo ou ele "amaciou"?  :)
De qualquer forma relógio é bem legal, ainda acostumando com o tamanho "enorme" para meus padrões de 40mm...  ;D
.·.