Menu principal

Atenção!!!! IMPORTANTE!!!

Iniciado por solano, 15 Dezembro 2012 às 09:53:07

tópico anterior - próximo tópico

solano

Aos amigos e seus familiares EVITEM transitar no ELEVADO DO JOÁ, Rio de Janeiro.

Vejam o desabafo de um colega engenheiro ( como eu ):

"
 Caros colegas

Peço licença aos colegas para expor minha angústia, como carioca, engenheiro estrutural e morador do Rio de Janeiro, em relação ao caso do Elevado do Joá.
Entendo o problema com duas vertentes:

(1a) O problema de engenharia.:
Está sendo estudado e projetado por colegas com indiscutível competência para tal.
Então, aqui, estamos traquilos.

(2a) O problema administrativo (ou seja, dos administradores da cidade):
A decisão da interdição de uso ou não do viaduto.
Aqui, minha angústia...

A menos que minha capacidade de interpretação seja nula e desconsiderando que também sou engenheiro estrutural, que vi projetos, fotos e conversei com profissionais que considero da nata da engenharia nacional, as afirmações de vários colegas, em uníssono, com as quais concordo, apontam que é possível colapso estrutral a qualquer momento, sem aviso prévio:

"...evitar um colapso estrutural, possível de ocorrer a qualquer momento se um destes 512 dentes Gerber romper, o que se dará sem aviso prévio."

Notem que existe afirmação da COPPE, no mesmo sentido.

O que querem mais os adiministradores da cidade, para tomarem a decisão, imediata, de interditar para uso, totalmente, o viaduto?  Que tal interdição seja "natural", causada por acidente de proporções não possíveis de estimar?
Moro na Barra da Tijuca e meu escritório é no Centro... Vou levar umas 4 horas engarrafado em um trânsito infernal, mas ficaria feliz em não arriscar vidas.

Não acho justo jogarem nas costas dos engenheiros envolvidos uma previsão do imprevisível ou de qalquer tipo de "quantificação" do risco!
Não existe "meio" risco, como não existe mulher "meio" grávida ou pessoa "meio" honesta...
Não é possível transformar o elevado em um canteiro de obras, com pessoas (não profissionais da área) passando pelo meio... Não existe canteiro de obras com pessoas (não profissionais da área) passando pelo meio...

Não entendo, por mais que tente, a decisão de não se interditar para uso, total e imediatamente o viaduto e, aí sim, estabelecer o planejamento dos projetos e obras.

Pronto, embora na condição de um bom "meio" coruja, falei!

Tenham um bom dia...
                                "

Alarmismos à parte, eu não correria risco... :-\

Abs,

http://oglobo.globo.com/rio/coppe-alerta-para-degradacao-do-elevado-do-joa-que-pode-exigir-ate-reconstrucao-2828294
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

CSM

Cara isso é muito complexo... Ja imaginou o fluxo pela estrada do joa e pelo alto da boa vista sem o viaduto!? Eu moro em sao conrado e trabalho na barra pego o viaduto todo dia..

Abracos,
Cesar
Membro do RedBarBrazil

solano

Na verdade o conceito de segurança é amplo. Na construção civil adotamos + 40% nas cargas - 40 % no concreto e - 15% no aço. No caso em questão a ruptura seria por deficiência na armação corroída. O que agrava é não sabermos de fato o estado dessas armaduras, então só resta acreditar que o reforço seja feito antes de um acidente! :-[

Abs,

solano

Explicando melhor:

Se o viaduto é capaz de suportar o transito mais um caminhão de 36 toneladas; com um concreto de 150 Kgf/cm2 e um aço de 5000 Kgf/cm2 e irá cair, provavelmente, com uma carga de 36 x 1,4 = 50 t e um concreto deficiente resistindo somente 107 Kgf/cm2 mais um aço de 4347 Kgf/cm2. No caso dos dentes Geber a armação é a bola da vez! Não sabemos até aonde está comprometida, então só contamos com a segurança das cargas que é de ~ 40 % + a do aço que é 15%, ou seja ~ 60%. A estrutura é isostática e sem " reservas ", então não fico tranquilo com o que nos espera...

Abs,

Betocd

Citação de: cesar online 15 Dezembro 2012 às 15:32:50
Cara isso é muito complexo... Ja imaginou o fluxo pela estrada do joa e pelo alto da boa vista sem o viaduto!? Eu moro em sao conrado e trabalho na barra pego o viaduto todo dia..

Abracos,
Cesar

Cesar,
Moro na Barra, mas vou muito a ZS visitar clientes.. Sempre pelo elevado.
Meus filhos estudam na ZS epegam o elevado todo dia.

O que espero é que a prefeitura assuma uma postura honesta. Se pode continuar aberto e com obras acontecendo em paralelo, ótimo, melhor, mas se não pode, então fale que não pode e vamos todos enfrentar o caos.

Agora, se ela bancar o elevado aberto e acontecer um desastre, ai é bom o sr prefeito rezar para que não seja com a minha família, por que se algo acontecer com eles..... Deixa pra lá.

Abs