Menu principal

Atenção!!!! IMPORTANTE!!!

Iniciado por solano, 15 Dezembro 2012 às 09:53:07

tópico anterior - próximo tópico

solano

Aos amigos e seus familiares EVITEM transitar no ELEVADO DO JOÁ, Rio de Janeiro.

Vejam o desabafo de um colega engenheiro ( como eu ):

"
 Caros colegas

Peço licença aos colegas para expor minha angústia, como carioca, engenheiro estrutural e morador do Rio de Janeiro, em relação ao caso do Elevado do Joá.
Entendo o problema com duas vertentes:

(1a) O problema de engenharia.:
Está sendo estudado e projetado por colegas com indiscutível competência para tal.
Então, aqui, estamos traquilos.

(2a) O problema administrativo (ou seja, dos administradores da cidade):
A decisão da interdição de uso ou não do viaduto.
Aqui, minha angústia...

A menos que minha capacidade de interpretação seja nula e desconsiderando que também sou engenheiro estrutural, que vi projetos, fotos e conversei com profissionais que considero da nata da engenharia nacional, as afirmações de vários colegas, em uníssono, com as quais concordo, apontam que é possível colapso estrutral a qualquer momento, sem aviso prévio:

"...evitar um colapso estrutural, possível de ocorrer a qualquer momento se um destes 512 dentes Gerber romper, o que se dará sem aviso prévio."

Notem que existe afirmação da COPPE, no mesmo sentido.

O que querem mais os adiministradores da cidade, para tomarem a decisão, imediata, de interditar para uso, totalmente, o viaduto?  Que tal interdição seja "natural", causada por acidente de proporções não possíveis de estimar?
Moro na Barra da Tijuca e meu escritório é no Centro... Vou levar umas 4 horas engarrafado em um trânsito infernal, mas ficaria feliz em não arriscar vidas.

Não acho justo jogarem nas costas dos engenheiros envolvidos uma previsão do imprevisível ou de qalquer tipo de "quantificação" do risco!
Não existe "meio" risco, como não existe mulher "meio" grávida ou pessoa "meio" honesta...