Menu principal

Relógio de Bolso - Chronometre Noble - Ajuda.

Iniciado por Sifion, 26 Dezembro 2012 às 13:07:04

tópico anterior - próximo tópico

Sifion

Olá amigos,

Venho mais uma vez pedir ajuda ao colegas.

Ontem um primo meu me entregou esse relógio de bolso que ele havia encontrado na casa da minha tia-avó que faleceu há uns dois anos. Mostrei o relógio ao meu avô e ele disse que o relógio deve ter pertencido ao pai dele antes de ter passado para a sua irmã.

Sendo o relógio da minha tia, que era muito querida por todos, já era motivo suficiente para tentar restaurá-lo, tendo pertencido ao meu bisavô é um motivo maior ainda.

Fui ao Watchuseek atrás de informações e descobri que J.B.B significa > J. Breguet-Breting Fils. Empresa suíça de caixas baseada em Bienne, registrada em 1910.
Nada foi achado sobre o movimento, no entanto.

Não creio ser um movimento muito nobre, mas gostaria de tentar restaurá-lo.

A ponte do balanço está solta e a sua mola está disforme. Essas "ondulações" marcadas no movimento podem dar alguma indicação do fabricante?

Agradeço qualquer informação que os colegas tenham.

Adriano, você que é o único que eu sei que trabalha realmente com relógios. Seria impossível ou extremamente dispendioso essa restauração, ou somente com o relógio em mãos para um parecer?

Abraços,

Rafael.

Adriano

Não sou o único. Impossível, quase nada é, em relojoaria. E também, nada dá para ser dito sem ter o relógio em mãos. Mas, está bem fuzilado e peças vitais estão totalmente danificadas. Para relógios dessa idade, já é dificil conseguir peças para marcas conhecidas. Quando não sabemos nem o calibre, fica ainda mais difícil.

O que dá para dizer é que é possível sim, mas principalmente pelo estado da espiral, me parece uma restauração relativamente cara, e demorada. Claro, a questão de preço, não é novidade: tem revisões no mercado para todos os bolsos. De "X" a "10 vezes X".

Agora, um detalhe: apesar do mostrador dizer "Chronometre", essa máquina aí não tem muito cara de cronômetro não... não tem nem regulador fino... Não que isso seja determinante, mas essa máquina, mesmo considerando estar detonada, não tem muitas características de cronômetros. Não há nenhum capricho de execução.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Sim, é dureza. Sem dizer que seja impossível.

No que as fotos nos deixam ver, eu talvez dissesse que...

- Caixa e mostrador, pela história da peça, se o relógio fosse meu, ficariam como estão.

- Movimento. Restaurar seria algo totalmente artesanal...
Talvez algo como feito naquele Omega mostrado pelo Paulistano.
Peças alteradas pelo tempo mantidas e funcionalidade limitada, resultado que só "valeria" pela história da peça.

- Ponteiros. Não sei se são os originários.

- Garimpar dados e história da marca. Muito difícil. Sem contudo dizer que seja impossível...

Abraços e boa sorte!
Alberto

mmmcosta

Marcelo

Alberto Ferreira

Pena, não é?

Mas um Batman de família.

E que vale pela história,...
...que não é HQ.

Alberto

Sifion

Citação de: Adriano online 26 Dezembro 2012 às 13:51:58
Não sou o único. Impossível, quase nada é, em relojoaria. E também, nada dá para ser dito sem ter o relógio em mãos. Mas, está bem fuzilado e peças vitais estão totalmente danificadas. Para relógios dessa idade, já é dificil conseguir peças para marcas conhecidas. Quando não sabemos nem o calibre, fica ainda mais difícil.

O que dá para dizer é que é possível sim, mas principalmente pelo estado da espiral, me parece uma restauração relativamente cara, e demorada. Claro, a questão de preço, não é novidade: tem revisões no mercado para todos os bolsos. De "X" a "10 vezes X".

Agora, um detalhe: apesar do mostrador dizer "Chronometre", essa máquina aí não tem muito cara de cronômetro não... não tem nem regulador fino... Não que isso seja determinante, mas essa máquina, mesmo considerando estar detonada, não tem muitas características de cronômetros. Não há nenhum capricho de execução.

Abraços!

Adriano

Pois é Adriano, ele está bem baqueado. Creio que deve ter passado no mínimo uns 40 anos guardado. Nunca havia visto minha tia com esse relógio antes.

Estou disposto a realizar a restauração, mas antes estou tentando descobrir o movimento. Quanto mais informações melhor, para  ver a real viabilidade da restauração.

Descobrir o fabricante da caixa não ajudou muito, porque tanto achei pouca coisa sobre ele no google, como o que descobri mostrou que a J.B.B fazia caixas para várias marcas, inclusive a Longines. É um começo no entanto.

O único outro detalhe, que eu não tenho ideia se pode ou não ajudar em algo, é que a espiral é de um metal de tom azulado, depois posto uma foto. E também que existia uma marcação 24h no mostrador. 13 - 24h, em vermelho por fora da marcação das horas.

Citação de: Alberto Ferreira online 26 Dezembro 2012 às 14:13:06
Sim, é dureza. Sem dizer que seja impossível.

No que as fotos nos deixam ver, eu talvez dissesse que...

- Caixa e mostrador, pela história da peça, se o relógio fosse meu, ficariam como estão.

- Movimento. Restaurar seria algo totalmente artesanal...
Talvez algo como feito naquele Omega mostrado pelo Paulistano.
Peças alteradas pelo tempo mantidas e funcionalidade limitada, resultado que só "valeria" pela história da peça.

- Ponteiros. Não sei se são os originários.

- Garimpar dados e história da marca. Muito difícil. Sem contudo dizer que seja impossível...

Abraços e boa sorte!
Alberto

Alberto,

Manter o mostrador como está é a minha intenção, retirar apenas poeira que esteja nele e, no máximo, tentar dar uma polida na caixa para recuperar um pouco do brilho.

O ponteiro dos minutos me parece um pouco curto, mas talvez ele seja assim. Torcer que alguém no Watchuseek reconheça o movimento ou a marca, enquanto isso não acontece a busca continua.

Encontrei o que parece ser a digitalização de uma página da federação horológica da Suíça, de 5 de julho 1913, mas fala apenas da J.B.B. Pra quem lê em francês parece ter vários dados interessantes da época.
Em todo caso, como creio que os colegas podem achar interessante, segue o link.

http://doc.rero.ch/lm.php?url=1000,25,18,19130705.pdf

Não creio que ele se tornará um relógio de precisão, mas como foi dito, era uma tia-avó muito querida por mim, com o acréscimo de ter pertencido ao meu bisavô, o qual infelizmente não conheci.
Não tenho pressa na restauração, até porque ela pode custar um bom dinheiro como já foi dito, mas é algo que com certeza terá seu tempo. Estou atrás de informações para poder planejar a sua realização.

Não vi essa restauração do Omega do Paulistano, mas a do JLC de mesa é bem instigante para querer ver esse relógio de novo funcionando.

Abraços.

Alberto Ferreira

Citação de: Sifion online 26 Dezembro 2012 às 15:06:05
...
Não vi essa restauração do Omega do Paulistano, mas a do JLC de mesa é bem instigante para querer ver esse relógio de novo funcionando.

...

Parecia impossível...

Veja mais aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=7518.0

Mas não foi...

Porém,...
Neste caso o movimento era mais conhecido, ainda com acesso a peças, etc.

Não desista!
Alberto

Sifion

Sim, eu li esse tópico....a culpa é da memória........ é que.....o que eu estava falando mesmo? ???  ;D

O Omega que era de um amigo e foi restaurado e o amigo deu a ele no fim, não é isso?

Se esse teve salvação o meu também tem!  :D :D

Abraços.

mmmcosta

Citação de: Alberto Ferreira online 26 Dezembro 2012 às 14:48:21
Pena, não é?

Mas um Batman de família.

E que vale pela história,...
...que não é HQ.

Alberto

Verdade. Eu mesmo tinha um "Batman de família" - Omega de bolso que pertenceu ao meu avô, tinha sobrado um pouco além da capinha - que o José Mauro recuperou. 8)
Marcelo

Alberto Ferreira

Pois é...

Longe de querer desanimar o caro Sifion...

Mas a questão (fundamental nesses casos) é que Omega é Omega...
E, bem ou mal, tem peças de reposição.

Alberto

Paulistano

NÃO ME PARECE DIFÍCIL RESTAURAR UM RELÓGIO DESSES....

as peças de relógios de bolso são resistentes e grandes, possibilitando um aproveitamento e conserto praticamente totais.

o meu maior medo é o espiral, conforme falou o Mestre Adriano....será necessário gastar um tempinho em cima para saber se dá para aproveitar, ou substituir.

concordo com o mestre Alberto....eu não mexeria na caixa ou no mostrador....eu acho que os ponteiros estão condizentes com o relógio.

Na minha opinião, o JLC de mesa foi mais difícil de restaurar do que o Omega, pois as peças são mais raras. O Omega deu mais trabalho em termos de tempo, ajustes etc....mas em termos de peças foi tranquilo.

se quiser entrar em contato, não hesite.

mandarei meu tel por MP....

abraços.

Sifion

Citação de: Paulistano online 26 Dezembro 2012 às 19:01:03
NÃO ME PARECE DIFÍCIL RESTAURAR UM RELÓGIO DESSES....

as peças de relógios de bolso são resistentes e grandes, possibilitando um aproveitamento e conserto praticamente totais.

o meu maior medo é o espiral, conforme falou o Mestre Adriano....será necessário gastar um tempinho em cima para saber se dá para aproveitar, ou substituir.

concordo com o mestre Alberto....eu não mexeria na caixa ou no mostrador....eu acho que os ponteiros estão condizentes com o relógio.

Na minha opinião, o JLC de mesa foi mais difícil de restaurar do que o Omega, pois as peças são mais raras. O Omega deu mais trabalho em termos de tempo, ajustes etc....mas em termos de peças foi tranquilo.

se quiser entrar em contato, não hesite.

mandarei meu tel por MP....

abraços.

Paulistano,

Agradeço demais a disponibilidade em ajudar. Depois que tiver pesquisado um pouco mais e talvez descoberto um pouco mais sobre o movimento entrarei em contato com certeza para lhe pedir uma opinião e orientação.

O mostrador eu não tenho intenção de restaurar não, apenas retirar qualquer poeira ou detritos existentes nele. Os ponteiros eu creio que terão que ser substituídos, não me parecem originais, mas isso é algo a se descobrir.

O pessoal do Watchussek até o momento não conseguem nem concordar se o calibre é um 7 ou 15 jóias. Apesar de estarem inclinados para um 15. Também falaram que esse padrão ondulado é relativamente comum e não diz nada sobre o fabricante do movimento.

O relógio tem 48mm de caixa e 33-34mm de movimento.

Aqui vão fotos do Balanço e da espiral. Existe salvação? O quão difícil é manusear uma espiral, no sentido de moldá-la??

Obrigado a todos pela ajuda.

Abraços.

Alberto Ferreira

Citação de: Sifion online 27 Dezembro 2012 às 00:51:30
...
... O quão difícil é manusear uma espiral, no sentido de moldá-la??

...

Sifion,
Eu não sou relojoeiro profissional, mas eu fiz cursos por mero diletantismo.
Portanto, considere o que eu vou dizer tendo claramente esta ressalva aí acima em mente, ok?

Sim, é possível "desentortar" uma espiral. Mas depende (muito) de alguns fatores.

- O estado dela, que aliás, pela sua foto, até não me pareceu tão crítico assim.
- De um microscópio, para poder ver o que faz.
- Da sua habilidade, um bom par de pinças, mãos e olhos firmes e, sobretudo, muita paciência e perseverança.

A minha experiência pessoal é a seguinte...
O professor que eu tive, que foi relojoeiro sênior da Rolex, ao chegar nesta parte da instrução, dava uma "entortada" na dita cuja e nós tínhamos que desentortar...
Muitos desistiam, de cara. Outros tentavam e desistiam, pois ele analisava e dizia... "Não está bom, refaça!"

Mas ele sempre deixava claro um ponto.
"Nós fazemos isso aqui, por treinamento, mas na vida real ninguém faz, com exceção de casos muito especiais, nós trocamos a peça", dizia ele.

É mesmo um "saco", mas naquela época, anos atrás, eu conseguia (depois de, literalmente, horas de trabalho)...
E um par de vezes eu até ouvi... "Ok, está aceitável."

Mas, eu diria que não é algo propriamente fácil, não.

Abraços,
Alberto

Paulistano

concordo com o Mestre Alberto,: esta espiral tem jeito!

no mais, somente vc desmontando o movimento possa identificar sua procedência.

abraços.

paulorocha

Caro amigo

Estou te escrevendo este post com o objetivo de te dar mais um incentivo. Não desista! Pela história da peça ela TEM QUE SER RESTAURADA, custe o que custar!
A algum tempo eu restaurei um relógio também "quase impossível", um breitling com movimento venus 164 (um dos mais incomuns usados pela breitling).
Foi difícil, levou tempo (4 anos) e não ficou barato (tive inclusive que mandar fazer uma das peças). Mas valeu! É hoje disparado o relógio que mais gosto. E olha que nem tem carga emocional nenhuma, pois o encontrei no meio da sucata de um relojoeiro do interior.
Este é o relógio, com um resumo da história: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=4130.0
E esta é a peça que teve que ser refeita (na verdade só uma ponta basculante): http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=2791.0
Um grande abraço

Paulo Rocha

Paulistano

Paulo
muito lindo o relógio....e parabéns pela restauração....

vc tem fotos do movimento restaurado?

posta uma foto no seu tópico.

abraços.

paulorocha

As fotos estão lá Paulistano. Grande abraço!
Um grande abraço

Paulo Rocha

Sifion

Citação de: paulorocha online 27 Dezembro 2012 às 22:58:01
Caro amigo

Estou te escrevendo este post com o objetivo de te dar mais um incentivo. Não desista! Pela história da peça ela TEM QUE SER RESTAURADA, custe o que custar!
A algum tempo eu restaurei um relógio também "quase impossível", um breitling com movimento venus 164 (um dos mais incomuns usados pela breitling).
Foi difícil, levou tempo (4 anos) e não ficou barato (tive inclusive que mandar fazer uma das peças). Mas valeu! É hoje disparado o relógio que mais gosto. E olha que nem tem carga emocional nenhuma, pois o encontrei no meio da sucata de um relojoeiro do interior.
Este é o relógio, com um resumo da história: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=4130.0
E esta é a peça que teve que ser refeita (na verdade só uma ponta basculante): http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=2791.0

Obrigado pelo incentivo! Tenho certeza que ele conseguirá ser restaurado, nem que leve os mesmos 4 anos do seu!!
Lindo Breiling, parabéns pela resturação de sucesso.

Vou rodar um pouco mais os fóruns de Vintages e relógios de bolso, ver se descubro um pouco sobre a máquina, quando der enviarei o relógio para a restauração.

Continuarei atualizando esse  tópico com qualquer descoberta.

Abraços.