Menu principal

History - o primeiro computador do mundo

Iniciado por Carbonieri, 12 Maio 2013 às 14:37:09

tópico anterior - próximo tópico

Carbonieri

alguém assistiu esse programa no canal history - foi encontrado um aparelho com várias engrenagens em bronze datado de 700 ac, que pelo que foi descoberto, previa eclipses com data e hora. as engrenagens mais pareciam um relógio mecanico. em certa parte do programa falou-se um pouco sobre o começo da produção de relógios na europa, bem como mostrou um engenheiro mecânico ingles de nome Michael Right (não sei se é assim que escreve) o cara construiu uma "replica" no bom sentido :D da tal maquina. tiozinho bem figura e cheio de relógios antigos na oficina dele.........não pude prestar a atenção devida no programa pois meu filho de 2 anos, como sempre, não me deixa ver TV ;D
sic transit gloria mundi

Carbonieri

sr. moderador, por favor arruma o título da minha postagem, ficou escrito "cumputador". obrigado 8)
sic transit gloria mundi

Alberto Ferreira

Sim...
Nós já falamos dele, aqui...
Um assunto no mínimo muito interessante, sem dúvidas.  ::)

Eu só não sei se o "dispositivo" era mesmo um "computador", na forma como nós os entendemos hoje, ou se tinha algo a ver com um instrumento de medição (da passagem do tempo, ou algo correlato)...
Ou se seria alguma uma espécie de "ábaco", digamos, algo como um dispositivo de "cálculo" de alguma coisa...

Mas parece que há mesmo "controvérsias" entre os estudiosos.  ::)

Alberto

Carbonieri

Alberto, também não achei muito apropriada a comparação com um computador, achei mais próxima até de um relógio mecânico, o que motivou a postagem....abraço....
sic transit gloria mundi

Alberto Ferreira

Eu creio que você esteja se referindo ao (ou à) antikythera (ou anticítera).

Procure por estes termos aí acima, há bastante coisa sobre o assunto na NET.

Alberto

Carbonieri

sic transit gloria mundi

Dorotheo

Pelo que lí, esse objeto está mais para um relógio com complicações astronomicas do que para um computador, mas mesmo assim, impressionante como ainda não sabemos sobre nosso passado, as vezes parece que tudo foi "colocado" aqui de maneira cuidadosa.   :-X
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Alberto Ferreira

Dorotheo,

Eu diria que é mais para um ábaco, com as tais funções astronômicas, posto que ele não tem um mecanismo próprio.
Parece que era acionado manualmente.

Um relógio, em especial um mecânico, tem sempre os chamados "órgão motor" (o sistema de corda, etc) e os "órgãos de controle" (os sistemas onde o tempo é "medido" - balanço, escapamento, etc).

Alberto

Dorotheo

Citação de: Alberto Ferreira online 13 Maio 2013 às 08:36:49
Dorotheo,

Eu diria que é mais para um ábaco, com as tais funções astronômicas, posto que ele não tem um mecanismo próprio.
Parece que era acionado manualmente.

Um relógio, em especial um mecânico, tem sempre os chamados "órgão motor" (o sistema de corda, etc) e os "órgãos de controle" (os sistemas onde o tempo é "medido" - balanço, escapamento, etc).

Alberto
Com certeza, um ábaco.
Não me atentei pela falta de força própria.
Obrigado.
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire