Menu principal

Curiosidade - acertar hora no passado

Iniciado por M_R_V, 19 Abril 2013 às 15:23:28

tópico anterior - próximo tópico

M_R_V

Uma curiosidade que sempre tive - como se acertava a hora de um relógio à 100 anos atrás?

Quando eu era pequeno ainda não eram populares os quartz, então acertávamos a hora pela velha Radio Relógio Federal (saudade!).  :)

Mas não consigo imaginar como seria no sec. XIX. Pelo Sol?
Quando a sombra de uma vareta vertical fosse a menor possível seria meio-dia, não?

igorschutz

Século XIX é recente, então já existiam relógios-mestres em muitos lugares, seja no relógio da igreja, ou de alguma repartição pública, etc. Não havia muito problema em acertarn não.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flavio

Tá aí. Vou lançar uma no desafio da semana da pesada sobre isso! Flávio

M_R_V

Citação de: igorschutz online 19 Abril 2013 às 15:38:35
Século XIX é recente, então já existiam relógios-mestres em muitos lugares, seja no relógio da igreja, ou de alguma repartição pública, etc. Não havia muito problema em acertarn não.

Entendí. Esses relógios-mestres eram necessariamente movimentos bem precisos então?

É que imaginei um cenário menos cosmopolita, como uma casa de fazenda com um relógio de parede.
Aí necessariamente alguém teria um relógio de bolso e o acertaria pelo da Igreja próxima ou outro local.

Fico imaginando como seria num cenário ainda mais isolado, com ausencia de outros relógios como referencia..   ???

flavio

Com ausência, relógio de Sol e tabelas de equação. Sobre relógios mestre, o próprio Igor escreveu um longo texto sobre o assunto. Flávio

igorschutz

Não eram tããããão precisos, mas eram mais precisos que os relógios portáteis, pois eram mais estáveis e, portanto, mais fácil prever e corrigir desvios.

Mas lembre-se que naquela época não havia tanta necessidade de precisão como há hoje. No Século XIX, 15 minutos mais, 15 minutos menos, dava praticamente no mesmo para a população em geral.

Pense numa família isolada numa fazenda: eles acordam quando o sol nasce, almoçam quando o sol está a pino e param quando o sol se põe. Relógio pra quê?

M_R_V

Citação de: igorschutz online 19 Abril 2013 às 16:12:06
Pense numa família isolada numa fazenda: eles acordam quando o sol nasce, almoçam quando o sol está a pino e param quando o sol se põe. Relógio pra quê?

Hehe, verdade!  :)

M_R_V

Citação de: flavio online 19 Abril 2013 às 16:09:24
Com ausência, relógio de Sol e tabelas de equação. Sobre relógios mestre, o próprio Igor escreveu um longo texto sobre o assunto. Flávio

Procurarei o texto. Grato.  :)

Murilo

Citação de: flavio online 19 Abril 2013 às 16:09:24

Passa o link do texto pra gente ae Flávio!

igorschutz

O Flávio misturou as bolas.

Eu fiz um texto sobre o relógio mecânico mais preciso já construído, que está aqui: Qual o relógio mecânico mais preciso já construído?

Porém, quando eu disse "relógio-mestre", eu não quis dizer sobre esse tipo de relógio. Na verdade, eu quis falar daqueles relógios públicos, centrais, de onde a maioria das pessoas tirava a hora certa, numa época em que relógios portáteis não eram muito populares (seja pela falta de costume, ou falta de grana mesmo), tipo relógio de torre de igreja.