Menu principal

Reforma de um Tissot 373-20

Iniciado por Laurival, 19 Abril 2013 às 16:33:32

tópico anterior - próximo tópico

Laurival

Sempre quis conhecer mais sobre relógios mecânicos, pois cresci vendo pai e avo sempre com seus inseparáveis Omegas.

Então escolhi no ML este Tissot como cobaia para iniciar a jornada de aprendizado.

Fotos do proprio ML:

Apesar de ter corda manual:

Bom, descobri quem poderia reformar o mostrador e solicitei que me indicasse um bom profissional, depois de quatro meses, recebi o simpático relógio de volta:

Foi aqui de descobri a referencia do movimento:

Bom, não fiquei satisfeito, pois:

Ainda estão faltando 2 parafusos.
      A tampa não fecha perfeito, parece que a rosca acaba antes de chegar ao fim.
      O mostrador não foi fiel ao original, que tinha o grafismo luminoso, e os logos estão fora de original
      O acrílico novo esta muito alto, acabando com a elegância da peça.

Quero tentar novamente, estou procurando uma indicação de um bom profissional para ressuscitar este belo relógio.

Agradeço ao colega Filipeandrade, com quem já troquei algumas MP, pela paciência e interesse em ensinar.

Sem pressa alguma vou continuar a procura de alguém com experiencia e tempo para ajudar nesta pequena aventura.

vinniearques

Procura bem procurado!

Realmente o mostrador não ficou legal, mais com paciência e persistência voce vai conseguir um bom resultado!

Rafaexp

Citação de: vinniearques online 19 Abril 2013 às 16:42:32
Procura bem procurado!

concordo com o Vinnie, procura bem procurado!! pq é muito lega esse Tissot!!! ele merece uma bela revitalização!!! :D :D :D

grande Abraço

Rafa

Dorotheo

Acho que os parafusos que estão faltando são os que prendem o movimento na caixa.
Quanto ao mostrador eu ia fazer o mesmo, trocar, até que conheci o Gravina e o Paulistano que me mostraram que o valor histórico está no mostrador original. Como você já trocou, não vamos chorar o leite derramado. Agora é hora de uma revisão de verdade nesse movimento e procurar um relojoeiro de verdade é a solução! Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Laurival

Verdade, já tinha percebido que foi um duplo erro ter refeito este mostrador, estragou o original e ficou tosco.

Sim, os parafusos são os que prendem a maquina na caixa, quando tirei o fundo, a maquina estava solta.

Quero eu mesmo tirar o acrilico e ajusta-lo, mas não sei livrar a maquina que fica presa pelo eixo da coroa, como faço para solta-la?

Filipeandrade

Com uma pequena chave de fenda, desaperte um pouco o pequeno parafuso próximo a coroa e em seguida puxe!

Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Laurival

Deixa comigo, vou fazer e ver o que dá!

O acrílico deve ser só encaixado por pressão, forçando para dentro ele cede?

Laurival

Dei um pesquisada e percebo que o numero estampado na maquina, não é denominação do calibre, 373-20.

Por favor, alguém saberia identificar este calibre e informar, assim vou tentar achar algumas fotos, do mostrador inclusive e partir para refazer.

Fico agradecido pela ajuda.

J.Damasceno

Esses trabalho de reforma/restauro que vocês eventualmente postam aqui no Fórum são realizados em São Paulo certo?! na Sarica?! Muito legal o resultado final. Lamentavelmente aqui em Fortaleza ao submeter um relógio ao chamado "restauro", prepare-se amigo, pois, ou será apenas realizada uma simples limpeza do relógio e manutenção da máquina (algo bem padrão mesmo) o que de fato não significa em nada a ideia de "restaurar". Ou será feita uma tentativa (normalmente frustada - o chamado "trabalho imundo/porco") de restaurar, o que resultará em uma verdadeira desgraça, irão literalmente, acabar com o seu relógio e se você achar ruim, prepare-se para ouvir coisas como: "Ora e você queria o que com um relógio velho desses - mas não tem problema não, aqui na nossa loja temos relógios novos muito melhores que esse daí, aliás, esse daí é melhor mesmo é jogar no lixo, se eu fosse você não perderia mais tempo lidando com uma bomba dessas, isso daí só serve pra dar dor de cabeça........................"

Que maravilha heim...

Obs. Tenho um relógio Rado de meu avô para submeter ao restauro. A observação é que meu avô morreu há 54 anos, e ao que me consta usou esse relógio por muitos anos, daí vocês imaginem a idade desse relógio. Agora, submeter ele a um restauro? aqui? nem a pau....!

Alberto Ferreira

Um mero pensamento deste "vintageiro" que vos escreve...

Restaurações, bem ou mal feitas, são para sempre.
Ou quase isso...
::)

Alberto

Laurival

Bom, ontem já resolvi o problema da falta dos parafusos, estão no lugar.

Quando estava chegando no relojoeiro, o elevador fez uma escala da Sarica, por curiosidade desci, fui ao balcão, perguntei pela Sra Marcia contei a estória do mostrador diferente, salientando que não estava reclamando do serviço de forma alguma. Bom, logo surgiu um jovem, Sr. Alexandre que estava na mesa atras dela  perguntou quando foi executado o serviço, em minutos ele retorna com uma ordem de serviço com uma foto nítida do mostrador antigo! Realmente comprovamos que existem varias e grandes diferenças, assim solicitei um orçamento para uma matriz idêntica.

Enquanto estavam procurando a ordem de serviço, comentei sobre o acrílico que esta alto, dai o Alexandre chama um colega especializado nos mostradores de cristal, o sujeito deu uma aula de como deve ficar o mostrador e das diferenças entre peças de cristal e acrílico, combinamos que tentaremos instalar um visor de cristal no Tissot.

Agradeci a atenção e fui feliz procurar o relojoeiro.

Resumo, fui extremamente bem atendido, por gente interessada e cortês.

Em breve fico sabendo do orçamento.

Em breve coloco mais fotos da maquina com os parafusos no lugar.

vinniearques

O Alexandre ( dono da Sarica) e a Marcia são pessoal nota 10, sempre fui extremamente bem atendido por ambos, destaque para a Marcia que já me ajudou bastante em relação ao resultado final!

Filipeandrade

Pois é!
Fico feliz Laurival

Abraços

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Laurival

Hoje descobri o calibre, é um Tissot 27-23:

Fonte: http://www.ranfft.de/

Solicito uma gentileza à moderação, por favor, altere o titulo do tópico para Tissot 27-23. 

Se for aceitável e possível.

Gratíssimo!

Laurival

Bom só para atualizar e mostrar que não desisti.

Relógio esta agora com um simpático e bom de papo senhor, na Av Jandira SP.

Mostrador será enviado para a Sarica,  voltará com os grafismos originais.

E de quebra, descobri que um Oris, que dei de presente para a esposa, de Oris não tem nada . . . . . .

Vivendo e pagando para aprender.