Menu principal

Off Topic: Uma máquina de medir outro tipo de tempo!

Iniciado por Jefferson, 21 Outubro 2009 às 13:19:03

tópico anterior - próximo tópico

Jefferson

Olá meus caros,

Na lingua portuguesa, o conceito de "tempo" tem diversas acepções. Uma delas é a sucessão de eventos, o tempo cronológico, cuja máquina que o mede é nosso objeto de interesse maior, o relógio.

Lembremos porém que "tempo" pode representar também o estado atmosférico num dado momento. A pressão atmosférica é uma das variáveis que podemos utilizar para tentar prever o "ânimo" do céu, ou seja, se o dia ou dias seguintes serão ensolarados ou chuvosos, se haverá ou vento ou calmaria, enfim, um conjunto de informações cruciais para aqueles que lidam mais diretamente com as forças da natureza, como marinheiros, pescadores, aviadores, etc.

O instrumento capaz de medir a pressão atmosférica é o Barômetro. Considero um belo objeto, não apenas pela função que desempenha, mas por sua estética, que de certa forma se aproxima bastante dos relógios.

Recentemente obtive um exemplar, um Empex, fabricado no Japão. Não consegui maiores informações sobre ano de fabricação. Sei que a marca existe ainda hoje.

Seu estado de conservação não era dos melhores, como podem ver nas fotos a seguir.

Sua caixa, em folha de aço, estava bastante enferrujada.

Felizmente, o mecanismo funcionava bem. O que fiz então foi desmontá-lo e limpar o vidro e mostrador (que também estava em boas condições, apenas sujo). Fiz uma limpeza com escova de aço na caixa e usei limas para deixar os buracos gerados pela ferrugem com formas regulares. Isto permitiu encaixar pedaços de folha de aço e soldá-los com estanho (não é o melhor método para solda, mas o tipo de solda que sei fazer no momento). Visualmente o resultado não é dos melhores, já que não se pode lixar totalmente a solda, mas o importante é que a peça está livre da oxidação.

Com a caixa limpa e pintada, o passo seguinte foi fazer o polimento das peças em latão e do aro que fixa o vidro à caixa do barômetro.

Para evitar de fixá-lo diretamente na parede, a provável causa de sua oxidação, produzi uma peça em mdf que serve de apoio.

O resultado está nas fotos a seguir.

Gosto muito do modelo, pois me lembra um relógio de bolso.

Espero que gostem.

Abraços,

Jefferson

Moriel

Parabéns Jefferson, além do trabalho ter ficado perfeito, o exemplar é muito belo também.

abraços

Moriel

rlessa

paulorocha

Um grande abraço

Paulo Rocha

Glauco GM

Muito bacana, gostei do suporte que vc criou !

abs

Glauco

julianobernartti

Realmente esta de parabéns, fizestes um trabalho maravilhoso!

Abraços;
Juliano

zE_

FSV

Prezado Jefferson :

Pura arte !!  :D

Parece, aos meus olhos um pouquinho cansados, que o mostrador foi restaurado, tamanha a diferença entre o "antes" e o "depois" !  :)

O que uma bela e cuidadosa limpeza não faz...  8)

Parabéns, e continue nos brindando com a sua técnica !!  ;)

Abraços, Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

Paulo Sergio

Muita criatividade amigo, muita criatividade!!!  ;)  ;)  ;)
Parabéns!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

HumbertoReis

Jefferson

Obrigado a todos pelas palavras! Que bom que gostaram.

Espero um dia destes conseguir fazer uma bela restauração em um relógio antigo, como os trabalhos de colegas aqui do Fórum que tenho visto.

Abraços a todos,

Jefferson

Filipemoreira.r

Olá jeferson, recentemente dei de presente uma estação metereologica para meu sogro e veio a questão como aferir??? A estação é composta por barômetro, termômetro e higrômetro, então consegui colocara a pressão na medida correta para a cidade dele mas existe um segundo ponteiro que nao tenho idéia para o que serve e nem como funciona a influencia do barômetro na variação do tempo por gentileza quem tiver o que contribuir e acrescentar estou anscioso para deixa-lo funcionando.

rpaoliello

Caro Felipe; como tenho mania por coisas antigas acabei comprando certa vez um livro chamado meterologia e climatologia edição 1917.

Consultando este velho livro tenho a lhe dizer que este instrumento seu chama-se de barometro metalico ou aneroide.

Uma das agulhas é presa a tampa de vidro e serve para ser disposta exatamente em cima da agulha indicadora, para apreciar o deslocamento desta segundo a variação da pressão.

A utilidade deste instrumento dentre outras serve para um cálculo aproximado da altitude.

Apenas para ilustrar uma das leituras em relação a previsão do tempo local; o que mais importa é a variação, se a coluna (ou o ponteiro) desce rapidamente até um valor muito baixo "é de recear uma forte perturbação atmospherica" segundo o livro.

Espero ter ajudado um pouquinho.

Abraço.

Renato

Filipemoreira.r

Muito obrigado Renato agradeço a sua explicação e vou coloca-lo em funcionamento agora!! Abs
Filipe

Jefferson

Olá pessoal,

Filipe, a resposta do Renato está perfeita. O ponteiro móvel serve para que registres a pressão atmosférica num determinado momento, o que permite observar variações. Alinha-se o móvel com o ponteiro interno e pode-se conferir diariamente a variação, lembrando de alinhar novamente os ponteiros.

Sobre tua segunda pergunta, a pressão atmosférica e fundamental para o comportamento da atmosfera, pois ela determina o movimento de massas de ar, as principais causadoras de mudanças no estado do tempo.

Aqui no Sul do Rio Grande do sul temos um comportamento bem definido. As massas de ar polares avançam no sentido sul-norte. Frias e consequentemente densas, movem-se por debaixo das massas subtropicais e tropicais, forçando sua ascensão. Esse movimento, em princípio, causa uma brusca queda na pressão atmosférica. Geralmente ocorrem ventos de nordeste, chamados pré-frontais.

Na sequência, forma-se a frente fria, o encontro da massa polar com a massa tropical. O resto é conhecido (chuva, vento, etc). Nos dias seguintes, a massa polar predomina sobre o estado e segue seu caminho rumo ao sudeste do país. Quem tiver um barômetro, vai observar a elevação considerável da pressão, pelas características de baixa temperatura e alta pressão da massa polar. O céu fica livre de nuvens e predomina o vento sul.

Como se pode ver, todo o processo pode ser acompanhado por um barômetro, daí sua importância como instrumento meteorológico.

Ah, aproveitando a retomada do tópico: e mais alguns coledas de IFRS estamos envolvidos num projeto de produção de estação meteorológica automática usando o Arduino. Pode-se fazer uma estação por uma fração do valor de uma convencional automática. Mas isso tem sido feito por hobbistas, etc. Nossa intenção é construir e avaliar a qualidade dos dados na comparação com uma estação convencional.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Jefferson

Alberto Ferreira

Salve amigos!
Momento "Memories"...  Plim-plim.

Bom,...  
Ou seria melhor dizer, ótimo?   ;)  8)

Pois é...
Com a devida permissão dos demais, eu saúdo os amigos "saudosistas" e "vintageiros"!

Amigo Jefferson, o prazer de revê-lo postando por aqui me motivou a...

1) Dar-lhe um grande abraço!

2) Sabendo e apreciando a sua "formação na área", aproveitar o ensejo para mostrar a minha "estação meteorológica" (vintage)...
Mera "desculpa"...  :D

Pois é...
Aí está ela, encimada pelo glorioso TARTARENE...
Ah! Que saudade daquele 1964, ano em que fui "calouro" na ENE - Escola Nacional de Engenharia.

Foto improvisada e feita "às pressas" para a ocasião.  :-[

O Tartarene colado (para quem não tinha "carango") no fichário, e a régua de cálculo enfiada no bolso eram, como os estetoscópios ao pescoço sempre foi para os calouros de Medicina, motivo de orgulho e, por que não dizer, de "status" (as gatinhas curtiam...  ;)).

Bons e tempos (afinal, também eram... Oras!) aqueles "idos" de 1964.
8)

Abraços a todos!
Alberto

Jefferson

Amigo Alberto, obrigado pelas palavras!

Na verdade estou sempre acompanhando o fórum, mas às vezes bate certa timidez para postar. Daí me lembro de que participar é preciso!  ;) :D

Bela peça você tem aí. A abertura grande no mostrador permite visualizar bem o mecanismo aneróide.

Falando em estações vintage, nosso grande Gravina tinha um barógrafo, instrumento também presente nas estações, responsável pelo registro dos dados.

Um grande abraço,

Jefferson

flavio

No semestre passado fiquei de rolo com uma garota de farroupilha e fui várias vezes lá. Por um acaso é uma mania dos gaúchos da serra comprar as tais estações portáteis? :-) Flávio

Jefferson

Flávio, eu diria que é comum em regiões com tradição na pesca e na agricultura.

Dois tipos de trabalhadores que precisam estar sempre atentos às variações de tempo. Talvez aí esteja a explicação.

Aqui no litoral sul, área tradicional de pesca, quase toda casa tem pelo menos um barômetro. Em casa de pescador eu diria que 100%.

Abraço,

Jefferson