Menu principal

Contato na Marinha

Iniciado por igorschutz, 22 Agosto 2013 às 11:51:24

tópico anterior - próximo tópico

igorschutz

Prezados amigos,

Entre 1914 e 1917, por conta de afundamentos de navios brasileiros pela marinha alemã durante a Primeira Guerra, o Brasil deteve e nacionalizou navios alemães que estavam ancorados em portos brasileiros.

Meu bisavô era marinheiro mercante em um desses navios e, por conta deste fato, por aqui permaneceu até o fim da vida e cá estamos todos seus descendentes.

Estou em busca de informações sobre este fato, mas precisamente, de um documento que comprove a "internação" do meu bisavô, como tripulante de um desses navios, em terras nacionais. Tenho apenas pistas de qual seja o navio que ele trabalhava e sei o ano em que ele ficou retido no país.

Penso que a Marinha possa ter algum tipo de documento onde se registrou os dados dos tripulantes que ficaram sob a custódia do Governo Federal. Portanto, se alguém tiver algum contato, ou um conhecido que tenha algum contato que possa me ajudar nessa empreitada, ficarei eternamente agradecido.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Igor, como vai o amigo?

Tente de alguma forma um contato com o Vilfredo Schürmann, sim, aquele dos veleiros e navegações ao redor do Mundo.

Ele executou um extenso programa para localização de um U-boat que foi afundado aqui na costa de Santa Catarina.

O submarino foi encontrado e ele está agora preparando uma série de documentários com a saga das buscas.
Eu tenho certeza de que em suas pesquisas documentais ele deve ter colhido muitas informações e dados e talvez possa lhe indicar um "caminho das pedras".

Abraços!
Alberto

Adriano

Putz, que legal a história. Bem, não tenho como ajudar, mas escrevo apenas para desejar sorte e que consiga encontrar essas informações!

Abraços!

Adriano

flávio

Porra velho, acho o máximo essas histórias de descendentes! E a Marinha Alemã, será que não tem documentos?

Flávio

igorschutz

Obrigado pelos comentários, Alberto, Adriano e Flávio.

Alberto, qualquer ajuda é bem vinda. Vou procurar algum contato dos Schürmann.

Flávio, quero redigir um texto caprichado e depois pedir para um amigo traduzir para alemão, e aí vou enviar para algumas repartições que possam ter algo sobre o assunto, tais como Marinha alemã e Ministério das Relações Exteriores.
Mesmo se eles não tiverem documentos, se souberem me encaminhar pra algum lugar, já será de grande valia.

De qualquer forma, já enviei um e-mail à Companhia que sucedeu a proprietária do navio que suspeito que meu bisavô tenha vindo. Vamos ver se respondem.

Infelizmente, conseguir esse tipo de coisa aqui no Brasil não é fácil. Documentos não são bem preservados e funcionários não são muito prestativos.

Um abraço!

Carbonieri

Igor, consegui todas as informações que queria, inclusive solicitei cidadania italiana e consegui, através de documentos fornecidos pelo museu do imigrante, que inclusive tem site e dá pra fazer algumas consultas pela net. não sei se pode ser útil no seu caso. ou se já tentou esse caminho...fica ai a dica...abraço
sic transit gloria mundi

Leandro

Já tentou o arquivo histórico do Itamaraty?  Acho que lá é que estão os registros do imigrantes.

Um abraço,
Leandro

igorschutz

Carbonieri, obrigado pela dica. O Museu do Imigrante já foi pesquisado, e sem resultados. O problema é que meu bisavô não era imigrante propriamente dito, ele era membro da tripulação e ficou detido quando da apreensão do navio. Depois de liberto, segundo meu pai, ele ganhou um dinheirinho a título de indenização e saiu rodando pelo Brasil.

Leandro, obrigado pela dica. Irei pesquisar. Hoje de noite vou mandar um e-mail.

Um abraço!

Igor

Fe

Igor,

Um amigo achou bastante informacao no site "ancestry.com".

Eles tem um "free trial" de 14 dias e a pesquisa feita no site muitas vezes inclui documentos escaneados relativos a pessoa que se procura.

Boa sorte na sua busca,
Fernando

igorschutz

Fe, obrigado pela dica! Tentei buscar nesse site, mas sem sucesso, apesar do meu bisavô ter morado dois anos em NY e ter passado pela cidade antes de vir ao Brasil e o navio apreendido.

Um abraço!

Igor

rpaoliello

Igor; não sei como lhe ajudar, mas apenas imaginando.

Tentou buscar o local de matrícula do navio. Todo navio é matriculada em determinada capitania dos portos. E por se tratar do povo germânico talvez tenham algum resquício de documentos de tripulação.

Por outro lado, poderia fazer uma pesquisa normativa para ver o decreto-lei, portaria resolução que determinou a "nacionalização", apreensão do navio. Talvez encontre dados que indiquem aonde, melhor por qual órgão foi operacionalizada a apreensão.

Muitos órgãos mantém arquivos que são públicos exceto quando portem segredo de estado (fiz uma monografia nesta área).

Espero que lhe ajude.

Boa sorte.

Abraço.

Renato

ThiagoDF

Membro do RedBarBrazil

igorschutz

Renato,

O Decreto Legislativo 3.226/1917 autorizou o Presidente a tomar as medidas necessárias para apreender os navios alemães, e no Decreto 12.501/1917 o Presidente determina a apreensão e nacionalização dos navios.

Em nenhum dos textos legais há atribuições ou menção aos tripulantes. São normativas bem enxutas, aliás.

Agradeço o apoio!

---

Thiago, obrigado pelo apoio!

Um abraço,

Igor

paulorocha

Igor, vou fazer uma segunda tentativa. Aviso se tiver algum sucesso.
Um grande abraço

Paulo Rocha

igorschutz

Obrigado, Paulo!

Ontem mandei um e-mail para a empresa (HAPAG) que eu pensava ser a sucessora da antiga companhia dona do navio que suspeito ter trazido meu bisavô e hoje eles já responderam (a famigerada eficiência alemã!) indicando que a verdadeira sucessora e ex-dona do navio é a Hamburg Süd.

Vou fazer contato e ver se eles possuem alguma informação.

Um abraço!

Igor