Menu principal

O que o relojoeiro passa em volta da tampa antes de fechar?

Iniciado por naio21, 30 Agosto 2013 às 22:56:28

tópico anterior - próximo tópico

naio21

Pessoal, observando alguns relojoeiros fechando meus relógios depois de trocar a bateria (ou fazer algum tipo de manutenção), notei que algum deles passa uma espécie de pasta em volta da tampa traseira antes de fechá-la.

Alguém sabe o que é e qual a função daquilo? Seria por acaso alguma espécie de vaselina que permita deslizar mais fácil para aplicar um torque maior no aperto final da tampa?

Valeu!
Abs,

Ivan B. Prado

flávio

Silicone. Evita o ressecamento da borracha do retentor. Aqui:

[youtube=425,350]hOl11WLrORY[/youtube]


Flávio

naio21

Opa, valeu flavio! Muito bem bolado este esquema da "latinha".
Abs,

Ivan B. Prado

Adriano

#3
É, mas não é tão simples. O silicone é um lubrificante e "higrofugante" (existe essa palavra?).

O que ele faz em primeiro lugar é lubrificar a junta de vedação, quando de borracha, para que ela não se retorça quando a tampa do fundo, de rosca, for rosqueada. E de quebra, ele repele a umidade.

Isso significa, portanto, que ele só deve ser usado em juntas de borracha e exclusivamente em fundos de rosca. Em juntas de qualquer outro material, jamais. Canso de ver relógio com fundo de pressão e junta plástica chegar na assistência com o fundo solto ou simplesmente sem ele, pois caiu no meio da rua e se perdeu. O cara leva no relojoeiro curioso, o cara troca a pilha e faz isso. A junta plástica no fundo de pressão tem justamente a função de segurar o fundo no lugar por interferência. Se lubrificar, a tampa se auto-expulsa mais cedo ou mais tarde.

Então, só se usa em junta de fundo, em borracha, com fundo rosqueado. Mesmo se for de borracha mas o fundo for de pressão ou parafusado ou com aro rosqueado (mas não todo o fundo), não se usa silicone. Há mais risco que benefício.

Outra coisa: o silicone tem que ser aplicado apenas na junta e em uma quantidade ínfima. A junta tem que ficar apenas "encebada". Se você conseguir ver o silicone, é porque tem demais. E denovo, canso de ver relógio que foi mexido por curioso e mesmo tendo aplicado na condição correta, errou na quantidade e silicone se espalha demais com o tempo, e vai parar em toda a tampa, na máquina e até no mostrador.

E também para fins de lubrificação, usa-se em juntas de borracha em coroas, tubos e pulsadores, e juntas de lunetas. Em juntas de vidro, jamais.

E por fim, em fundos de rosca, especialmente em relógios de mergulho, deve-se usar graxa na rosca. Pode-se usar silicone também, embora eu prefira graxa branca de alto desempenho, tipo Molycote DX. Isso serve para proteger a entrada de sujeiras na rosca que pode se acumular e se juntar com a água, especialmente se salgada, e criar pontos de corrosão que soldam as roscas e tornam a abertura posterior bem difícil, podem até danificar a rosca.

Por isso, para que o relógio possa ser aberto com tranquilidade dali 3, 5 anos, lubrifica-se a rosca de relógios de mergulho obrigatoriamente e opcionalmente de qualquer fundo de rosca. E se o relógio for em titânio, isso tem que ser feito sempre, seja de mergulho ou não.

Mas denovo: é uma quantidade ínfima. Se você consegue ver, é porque tem mais que demais.

Abraços!

Adriano

ROGÉRIO_DY

Vivendo e aprendendo.

Ou seria Observando FRM e aprendendo?

Valeu mestre.

Murilo


Alberto Ferreira

Neste caso,...
...talvez tenham  ouvido o "galo cantar", mas não sabem onde fica o galinheiro...  :P  :-X

Ou,...
...os que sabem...
Lá nas "vintissinco" da vida, a galera (das galerias) usa esta tal "borracha" de silicone para "vedar".  :-X

E vendem o peixe como sendo mesmo "vedação" (impermeabilização). Dão até garantia...  :-[

Alberto

Carbonieri

é, cola de silicone é pra tal de vedação de réplica :o
sic transit gloria mundi

naio21

Abs,

Ivan B. Prado