Menu principal

O senhor dos mares afundou :-( - Posseidon parado

Iniciado por erivelton, 24 Setembro 2013 às 10:03:52

tópico anterior - próximo tópico

erivelton

Citação de: flavio online 26 Setembro 2013 às 14:08:09Esses tópicos são deveras estranhos. O que pode levar um relógio a parar? Milhões de coisas e só uma pessoa pode dizer qual e mesmo assim abrindo o relógio: um relojoeiro.
Flávio
Flávio, entendo você fazer esta colocação, mas para mim, um completo caipira quando o assunto são relógios, a pergunta acaba tendo algum sentido ( eu acho  :P ). Eu tenho freqüentado o fórum para aprender, algo  que realmente está acontecendo, e fazer estas perguntas meio idiotas fazem parte do processo de aprendizagem (sou professor e entendo bem de ter responder perguntas idiotas as vezes  ;D). O relojoeiro que está trabalhando no mesmo vai me dar uma resposta amanhã ou sábado, dai vou poder trazer a informação de quem realmente tem o know-how para tal, e com isso, espero eu, trazer informação útil ao fórum (isso quer dizer, comprovar a história de este movimento tem problemas de fragilidade, ou que na verdade o dono do relógio é um verdadeiro ogro e que na verdade precisa usar é um relógio de sol).

flavio

Na verdade não quis ser deselegante! Se assim pareceu, desculpe me. É que as respostas acabam indicando tantas possibilidades que às vezes o leitor acaba se perdendo mais ainda. Estou curioso para saber o que aconteceu com o relógio, mas não ouso chutar nada. Seria quase cabala. Mas gostaria de saber depois qual foi o diagnóstico do defeito. Flávio

DonPepe

Citação de: renato155 online 26 Setembro 2013 às 17:01:57
sempre ouço falar que o 469 é um belo workhorse
Tenho 5 relogios com esse movimento e fazem juz à (boa) fama
Agora essa má fama que estão falando aí, fragilidade? pra mim é novidade....
abs
renato155

Não sou especialista no assunto, mas lembro de ter lido em algum tópico alguém (se não me engano era mestre Adriano) comentar que os 469 modernos são relativamente frágeis quando comparados com as versões da década de 70. Se bem me lembro a fragilidade vinha da qualidade dos materiais empregados nos 469 recentes, que é inferior à dos antigos. Mas minha memória não é lá essa Brastemp, vamos ver se algum dos amigos nos esclarece esse ponto.

Abraço!


jungman

Olá meus caros foristas; acho que está tudo aqui explicadinho pelo Mestre Meneghetti, com rico conteudo e fotos:
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=10093.0

Depois de examinar as fotos fica fácil, verificar o porque do problema. Tambem quero deixar dito, que nenhum relogio suporta este tipo de vibração; não foram feitos para isso.

Não querendo comparar, é como usar mandril com broca, numa furadeira eletro-pneumática. Salta pedaço para todo lado.

Um abraço e boa leitura.

Flavio

Alberto Ferreira

Bom,...
Mais uma vez, a intenção é colocar uma outra visão...

Bem,...
Falando das vibrações, tudo bem, nós sabemos que há maiores e menores (em termos de frequência e constância).
Mas até que ponto elas realmente afetariam um bom (bem construído) movimento mecânico?

Eu não saberia precisar, pois acredito que os fatores envolvidos (características construtivas) sejam diversos, variando de marca a marca, de modelo a modelo.
E nós tampouco podemos também deixar de considerar que, como ilustrado nas fotos mostradas pelo Meneghetti naquele tópico, em alguns casos houve uma "involução", que os mais novos pioraram...  :P

Mas,...
Em tese e no geral.
Eu lembro de alguns exemplos que vi e convivi, nos meus anos de trabalho de campo em obras de construção civil e minerações.

Eu falo daqueles então chamados de "relógios de peão".
Que funcionaram anos sem a menor manutenção, debaixo de sol e chuva e com as pulseiras meio frouxas fazendo os ditos relógios ficarem dando voltas nos punhos dos operadores de marteletes pneumáticos...

Perto destas condições, que me perdoem os bravos motoqueiros  ;), mas pilotar uma motoca é fichinha.

Não é não?  ::)

Alberto

jungman

Olá meus caros foristas, acabei de comprar um Poseidon, nem usei ainda, não sei como se comportará com vibrações. Tenho bicicleta, ando quase sempre no asfalto, poucas vezes ruas lajotadas, ou paralelepípedos, nunca tive problemas com relogio no pulso.
Essa experiencia do caro Ogun777, de ferir o dorso da mão até sair sangue, com certeza deve ser evitada, tanto para o relogio como para o ciclista; isto não vai fazer bem a nenhum dos dois.
Quase sempre uso um Orient Kd para sair de bike. Nunca tive problemas.

Um grande abraço


Flavio

erivelton

Citação de: flavio online 26 Setembro 2013 às 22:49:50
Na verdade não quis ser deselegante! Se assim pareceu, desculpe me. É que as respostas acabam indicando tantas possibilidades que às vezes o leitor acaba se perdendo mais ainda. Estou curioso para saber o que aconteceu com o relógio, mas não ouso chutar nada. Seria quase cabala. Mas gostaria de saber depois qual foi o diagnóstico do defeito. Flávio
Flavio, longe disso, não foi deselegante. Só fiz o comentário pois sei bem como comentários de "novatos" feito eu parecerem enfadonhos aos que já estão aqui a muito tempo, ainda mais sob assuntos que já podem ter sido discutido a largo no forum. Ao tópico sobre o calibre em questão, achei fenomenal, me ajudou a entender bem as alterações que a maquina sofreu ao longo dos anos, e estando fartamente ilustrado, facilitou ainda mais.
Quanto ao dito cujo que motivou o tópico. Estive com o relojoeiro ontem. Foi em um momento de corre-corre pois era o responsável por preparar o almoço para recepção de meus tios que visitavam minha casa e já estava para lá de atrasado. Ele me informou que uma das engrenagens (não lembro agora qual, ele falou, mas não registrei o nome) sofre um desgaste prematuro, o que ocasionou a parada do carregamento do mesmo. Orçou o serviço em R$80,00 e ficou de me entregar na quarta feira. Até lá é aguardar e me virar com o celular mesmo, pois o digital da orient não está dando liga mesmo  :P