Menu principal

Indicação de livros: Relojoaria alemã do Herbert Dittrich

Iniciado por admin, 22 Janeiro 2014 às 12:19:42

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Há alguns anos, quando viajei até a Glashutte Original e  Museu de Relojoaria Alemã, questionei ao marcar as visitas se poderia adquirir referida coleção lá. Disseram que sim: cada livro custava cerca de 25 euros.

Fato é que, ao final de um dia inteiro de visitas, tendo, inclusive, almoçado na fábrica da Glashutte Original, perguntei onde comprar os livros. Comprar, perguntou o curador do museu. Separamos toda coleção gratuitamente para você, além do guia do museu e dois livros sobre Dresden!

Fiquei super feliz, mas tendo um zilhão de livros para ler em casa, estes tiveram que entrar na fila.

Acabei de ler a coleção agora e a indico. Os livros abordam toda evolução da relojoaria alemã, desde os primórdios no Salão de Matemática e Física de Dresden e o patrocínio real até o início do século XX. Alguns livros, como o último, são bastante técnicos, abordando as características do que se tornou o padrão "alemão" de relógios. Outro, por outro lado, tratam de temas como astronomia e adequada distribuição do tempo, motivos para desenvolvimento da indústria.

O curioso é que existem poucos livros sobre relojoaria alemã no mercado, o que atribuo à recente queda da "cortina de ferro" e, provavelmente, inexistência de arquivos, que tiveram que ser exaustivamente procurados e pesquisados recentemente.

Considerando que a outra obra existente no mercado é um calhamaço de quase 1000 páginas feito com o patrocínio da Lange e custa a bagatela de 400 euros, esses quatro livros de rápida leitura (cada um tem 160 páginas, mas em duas línguas, alemão e inglês, o que reduz o texto a cerca de 80 páginas "líquidas") são uma boa pedida. Sem contar que o Dittrich teve acesso irrestrito aos arquivos de todas as fábricas que, repito, acabaram ficando não com a que iniciou tudo (Lange), mas Glashutte Original (a antiga GUB).

Flávio

CHICO

A um tempo atrás, depois de ter lido sobre sua viagem a Glashutte, coloquei a cidade entre as quais quero conhecer.

Seu texto é sensacional.

flávio

Eu recomendo a todos - não apenas aos fanáticos por relojoaria - uma visita algum dia na vida a Dresden. Tudo bem que a cidade ainda exala um certo cheiro de "tinta" das restaurações e alguns a criticam por ter muitas obras "fake", reconstruídas. Mas ora, a síntese da nossa sociedade não é a reconstrução? Para mim a reconstrução de Dresden, ainda que alguns digam que tudo não passa de um "cenário de Hollywood", é muito mais mérito do que demérito!

Minha mãe, que conhece grande parte da Europa e Ásia, visitou a cidade no ano passado após eu muito contar histórias sobre o local. O acesso não é difícil, fica a uma hora e pouco de Praga, Berlim, etc.

Mãe é mãe, como diz o adágio, e ela já havia visto um documentário que eu indicara e lido o tal texto. Diz ela que chorou quando chegou na cidade e a viu do Elba. Eu também...  :'(

Flávio

flávio

Pandolfi