Menu principal

Pelo que oferece, a RGM tem preços muito bons. Um vídeo sobre guilloche.

Iniciado por admin, 11 Agosto 2010 às 10:14:49

tópico anterior - próximo tópico

flávio

[youtube=425,350]9VKASuwatG0[/youtube]

Flávio

Alberto Ferreira

Salve!

Muito bom!  8)

Nós sabemos que os "duendes" e "guillocheurs" perderão (ou já perderam) todo o espaço prático para as CNC's e afins...  :(

Mas,...
Como foi dito no próprio vídeo, para alguns, a coisa ainda é encarada como uma "paixão".

Além de "didático", mostrando claramente o que é um guilloche, o vídeo resgata a "importância" e a beleza deste acabamento de mostradores.

Parabéns à RGM!

Abraços,
Alberto

flávio

E por incrível que pareça, o modelo que mais gostei é o que possui movimento de relógio de bolso antigo da Hamilton reformado e colocado numa caixa nova. Cerca de 3,5 k. Tá aí, se fosse nos EUA de novo traria um troço desses de "recordação". Melhor seria ir na Pensilvânia e comprar o troço na fábrica, para respeitar! Isso vai acabar virando promessa...

Flávio

Wadley

Wadley

Serafim

Isso é uma das coisas mais bonitas que eu já vi!
Muito obrigado por compartilhar Flavio.

Abraços,
Serafim

expeditoferrari

Eu nunca tinha visto como funciona o guilloche. Muito legal que ainda tenham pessoas como disse o Alberto que encaram isso como uma paixão e não deixam essa arte morrer

É de uma beleza irradiante o resultado.

Flavio valeu por trazer esse vídeo. :D

Abraços

Expedito

Expedito

flávio

Esse é o vídeo mais explicativo que já vi sobre o troço. Um vídeo bem legal também é o da Foundation de Haute Horlogerie, em português (comprei em Le Sentier). Todos a máquinas usam o mesmo princípio do pantógrafo. Aliás, eu e Igor vimos um dos primeiros (senão o primeiro, não lembro o que o cara falou, ajude aí Igor) pantógrafos de Japy no museu da Vacheron em Genebra. Era para fazer ebauches. Em bronze, grandão, havia o modelo do ebauche. Na outra ponta, o disco em latão que, ao serem giradas as manivelas do troço, era entalhado com base no modelo.

Flávio

igorschutz

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

HumbertoReis

Eu achei que o mostrador era 'talhado' por computador.

O video é nota 10.

Pra ser sincero, acho que daria pra fazer por computador, mas desse jeito aí é muito mais charmoso.

Cigano

CitarAlém de "didático", mostrando claramente o que é um guilloche, o vídeo resgata a "importância" e a beleza deste acabamento de mostradores.

Parabéns à RGM!

Digo o mesmo!!

Arte pura, é muito bom ver isso, apesar de ser feito por uma maquina, que funcione por meios manuais, deve ser bem trabalhoso realizar esse tipo de trabalho e, ao mesmo tempo gratificante em ver a peça pronta montado em um belíssimo relógio !!

Caro Flávio, obrigado por compartilhar essa obra!!
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Citação de: HumbertoReis online 11 Agosto 2010 às 14:06:57
Eu achei que o mostrador era 'talhado' por computador.

O video é nota 10.

Pra ser sincero, acho que daria pra fazer por computador, mas desse jeito aí é muito mais charmoso.

Humberto,
E, hoje em dia, são mesmo.
Outros tempos, outras técnicas, outras expectativas...

Aquilo que vemos no vídeo é coisa do tempo em que não havia os computadores, não como os entendemos hoje.
Ou, melhor dizendo, quando os tais "computadores" de então estavam nas "cacholas", nas ferramentas e na habilidade dos artesãos.
E não em dispositivos de "controle numérico", ou algo do tipo, que eles nem sonhavam que um dia existiriam.

Num futuro, podemos ter certeza, o CNC e o que ainda está por vir também vai virar "peça de museu"...  ;)  :D

Assim falou Zaratustra!
8)

Abraços!
Alberto

Malima

Vídeo fantástico ... que bom saber como são feitos os Guilloches !! :D ;) 8)

Fiquei encantado com a beleza que este tipo de acabamento confere ao mostrador e as pçs !! :D

Flávio .. obrigado por compartilhar !!

Abcs !!

Marcos Lima

flávio

Como prometido, resolvi desenterrar este tópico porque o Dicbetts usava na semana passada um belíssimo (sério, é um dos relógios mais bonitos que já vi, sem exagero) Chronoswiss fases da lua calendário (tio, pago 2000 nele de 10 vezes  ;)  ) e o que mais me impressionou foi o equilíbrio do mostrador e o trabalho de guilloche.

Ao contrário do que muitos mais novos no site podem imaginar, o trabalho não é de estamparia e muito menos feito a mão com um buril, mas usando uma máquina antiga, chamada "rose machine". Isso não quer dizer, porém, que o trabalho não seja absolutamente artesanal (ei, não há atalhos com CNC aí cumpadi! ).

Claro, existem empresas especializadas nisso que produzem os mostradores "em série", por assim dizer, mas é tudo feito a mão. Há mostradores que possuem padrões simples, outros bem complexos, como os Breguet.

Enfim, revejam o filme.

Ah! O relógio do Dicbetts era um Chronoswiss antigo. Fui ao site novo da marca, que quebrou, foi comprada e retornou há uns dois anos e... Que decepção! A tônica do Gerd Lang ao criar a empresa era que todos os mostradores dos seus relógios seriam em guilloche. Agora apenas um é fabricado assim, e em série bastante limitada. O problema é que eles reduziram a qualidade dos seus relógios e mantiveram os preços, como aquelas empresas alimentícias que diminuem a quantidade de biscoitos da embalagem e cobram a mesma coisa. Não compraria um Chronoswiss atual de modo algum. Ficaram os do passado, quem diria...

Flávio

GuilhermeLago

E esse japonês insano da Vacheron que faz o guilloché dentro de um desenho!
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=HfFvb0y85Jo[/youtube]

igorschutz

Citação de: GuilhermeLago online 20 Fevereiro 2014 às 11:33:55
E esse japonês insano da Vacheron que faz o guilloché dentro de um desenho!

Realmente impressionante!

É o resultado do cruzamento de um artista habilidoso com a ferramenta adequada.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

heracles